sábado, 18 de agosto de 2012

Estagiário: Parabéns pelo seu dia!

 por Simoni Aquino

Fui estagiária há alguns anos, e fico verdadeiramente satisfeita por minha carreira em RH ter se iniciado através de um estágio, onde pude contribuir com uma empresa muito bacana, que me proporcionou grande aprendizado, além de amizades incríveis.
 
Aproveito a oportunidade para lembrar de meu ex-gestor que se tornou um inesquecível amigo: Ronaldo Ramos.
"Ronaldo, agradeço-lhe pela oportunidade, pela confiança, pela paciência, pelo aprendizado, pelo exemplo de colega de trabalho e pelo ser humano generoso que você é".




Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

  1. Olá Simoni, parabéns pelo blog.
    Acho muito interessante as suas postagens e todo dia entro no blog para ver se escreveu algo novo,rsrs.
    Bom sou uma estagiária muito infeliz, entrei em uma grande empresa, estava com grandes expectativas e todas elas foram frustradas... Entrei aqui no meu 6º Período e fui para na Folha de Pagamento da empresa sem nunca ter trabalhado nesta área, de início não gostei, mas achei melhor não perder a oportunidade já que estava há muito tempo tentando estágio. Entrei com a função de "MAPEAR OS PROCESSOS", uma atividade chata e monótono que para mim, não trouxe nenhum aprendizado. Meu gerente/supervisor de estágio me deu apenas um feedback desde que eu entrei, isso me deixa muito desmotivada. Conversei com ele sobre o fato de não me interessar por esta área e pedi que se ele pudesse me encaixar em outro departamento eu estaria disposta, mas ele não fez nada. A empresa infelizmente não sabe desenvolver seu estagiários e não dão nenhuma expectativa de crescimento, já que seus funcionários na maioria das vezes são antigos e trabalham aqui há 20, 30 anos. Termino meu estágio em outubro e minha faculdade em dezembro, e minha preocupação é minha falta de experiência. Os RH deveriam fazer um feedback e todas as empresas deveriam possibilitar ao estagiário passar um tempo na área que ele se identifica para que ele não se desmotive e coloque suas habilidades em prática. Converso com alguns estagiário e eles também estão frustrados, mas como a empresa tem um peso no curriulo, todos se sujeitam a permanecer até desenvolver mais experiência. Para você ter uma noção, meu gerente me pediu para separar uns papés e colocar em ordem!!! O que que isso me trouxe de experiência?? Tenho 27 anos e pouca experiência e isso me preocupa demais já que o mercado exige pessoas experientes. O que faço, falo com a pessoa do RH para me realocar, ou aguardo o término do estágio na esperança de ter a sorte de conseguir uma vaga que me proporcione desenvolvimento??!!
    Abraços
    Gabriela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela!
      Inicialmente agradeço-lhe pela confiança em meu trabalho e por acompanhar e apreciar o Blog Além do RH.

      É muito difícil dar alguma opinião mais pontual, sem conhecer mais minusciosamente sua posição e as características da empresa. Mas infelizmente, ainda vemos muitas organizações subaproveitarem seus estagiários, não os aproveitando de acordo com suas apitidões e habilidades e o que acontece é isso mesmo que você está passando: infelicidade e desmotivação.

      Eu iniciei em Depto. Pessoal e na verdade, foi o que consegui naquele momento, mas tive um gestor incrível que, ao perceber minha humildade e interesse em aprender tudo o que eu pudesse e tivesse a oportunidade de aprender, foi me dando mais responsabilidade e me oferecendo mais atividades para atuar em RH, onde pude desenvolver dois projetos de RH. Mas fui conquistando essa confiança de forma gradativa, com postura de aprendiz e com o passar do tempo, conquistei sua confiança ao ponto de tornar-se sua assistente.

      O que foi determinante em minha vivência? Me colocar no lugar de estagiária, ser humilde para absorver todo o tipo de aprendizado ao qual era submetida e por uma postura de maturidade, proatividade e responsabilidade. Isso me fez conquistar a confiança de meu gestor.

      Mas minha leitura é que você fantasiou um pouco do que é o estágio e tenha se frustrado com o que realiza, não acredito que mapeando processos você não tenha aprendido nada, isso é impossível, em qualquer atividade organizacional, quando o profissional está aberto e apresenta visão sistêmica, consegue absorver excelentes apresndizados. Talvez o que está exercendo não esteja sendo viável para você neste momento, mas acredite, no futuro você agradecerá por ter tido essa oportunidade.

      E não se sinta inferiorizada em "separar papeis e colocá-los em ordem", isso não é demérito algum e todo estagiário, assim como eu fiz muito, faz arquivo e essa humildade de hoje é agregador para o desenvolvimento de seu futuro profissional. Estagiário é um aprendiz mais intelectualizado e dessa forma, não tem a responsabilidade por conduzir processos com autonomia.

      Nessa minha caminhada aprendi que, quando estamos insatisfeitos com algo que não está ao nosso alcance de mudar, primeiro devemos lutar, mas se mesmo assim não conseguimos o que esperamos, devemos usar a "Lei dos Dois Pés". Você conhece? É uma lei que evita sofrimentos desnecessários, onde pegamos nossos dois pés e os conduzimos para outro local, em busca de realização.

      Quando era estagiária eu fiz isso, mesmo amando essa empresa e sendo grata ao meu ex-gestor, não iria ser efetivada pois essa posição era só de estágio em 2007, então usei a Lei dos Dois Pés e fui em busca de algo efetivo antes do fim de meu estágio.

      A Lei dos Dois Pés nos faz refletir que o erro não está só no outro, mas também em nós por não batalharmos por algo melhor e lembre-se, nada é definitivo, desenvolva sua capacidade de autoavaliação e lembre-se que, de tudo podemos tirar grandes aprendizados.

      Em relação à sua pergunta, acredito no diálogo e com certeza, considero que você deve procurrar seu responsável imediato e tenha uma conversa sincera e madura sobre suas expectativas, anseios e frustrações.

      Ficarei na torcida e desejo-lhe sucesso!
      Depois me conte o que decidiu.

      Seja sempre muito bem-vinda e ótimo final de semana,
      Simoni Aquino

      Excluir
    2. Olá Simoni.
      Obrigada pelo incentivo de buscar coisas novas e de lutar pelo que quero. Conversei com meu Gestor e ele se colocou à disposição para me ajudar. Estou na espectativa de uma contratação, possivelmente aconteça no próximo mês, então terei novas oportunidades e quem sabe me apaixone por essa área??!!
      Abraços
      Gabriela.

      Excluir
    3. Olá Gabriela!
      Foquei muito satisfeita que tenha buscado o diálogo que você e seu gestor tenham chegado a um denominador comum a respeito de sua trajetória e futura contratação, que lhe abrirá portas para muito aprendizado, conhecimento e aprimoramento pessoal e profissional.

      Com certeza, se tiver vocação para atuar em RH - irá se apaixonar pela área!

      Desejo-lhe muito sucesso e estarei por aqui e fique à vontade para contatar sempre que sentir vontade!

      Grande abraço e ótima semana!
      Simoni Aquino

      Excluir

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...