domingo, 8 de abril de 2012

Quanto tempo demora um processo de seleção I?

por Simoni Aquino



Vejo  muitos profissionais  descontentes    e  reclamando  sobre  a  demora  dos processos de  seleção.   Por desconhecimento técnico  da  área,  a  maioria   dos candidatos creditam essa demora ao RH  o que nem sempre  é verdade.  Até  já presenciei pessoas considerando que um mês  é tempo suficiente para  encerrar uma vaga,  ao final do artigo provarei que não!

Neste artigo abordarei quanto tempo leva um processo de seleção e as inúmeras variáveis que influenciam neste tempo.

Como já explicado detalhadamente em artigos anteriores, em recrutamento e seleção o selecionador e o candidato dependem de inúmeros fatores: cultura da empresa, nível hierárquico da vaga que se está trabalhando e especialmente da quantidade de vagas disponíveis.

EXEMPLOS PRÁTICOS:
1. Processo de seleção para promotor de vendas, caixa de supermercado ou farmácia, atendente de lanchonete ou operador de telemarketing, ou seja cargos mais operacionais, pode levar por volta de 15 a 20 dias úteis, mas ressaltando que depende da empresa, do perfil da vaga, do nível hierárquico e da cultura organizacional.
Essas são vagas que chamamos de “volume” ou “varejo”, considerando para essa análise de 15 a 30 contratações de uma só vez, onde o RH trabalha com entrevistas individuais, aplicação de dinâmicas de grupo e entrevista com o gestor requisitante. Em uma turma de 25 candidatos, o RH obtém um aproveitamento em média de 30% (os demais são reprovados durante a seleção, seja na entrevista pessoal, seja na busca por referências profissionais anteriores, seja na entrevista com o gestor requisitante). Estamos falando de profissionais com nível secundário de escolaridade, apresentando fluência verbal razoável, ou seja, um processo de seleção que pode ser considerado relativamente fácil.

2. Processos de seleção para cargos administrativos, mais voltados para a operacionalização dos processos tais como: Auxiliar ou Assistente Administrativo, Secretárias o tempo é o mesmo do exemplo anterior, uma vez que esses processos podem ser considerados de complexidade média.

3. Processo de seleção para cargos de maior complexidade, ou seja, cargos hierárquicos mais elevados, demandam mais tempo, pois um perfil mais apurado e seniorizado exige uma busca mais detalhada e refinada. Nesses casos, os processos podem levar até mais de três meses, mas ressaltando que depende da empresa, do perfil da vaga, do nível hierárquico e da cultura organizacional.

ETAPAS DE SELEÇÃO
Como a empresa é soberana na decisão de quem irá entrevistar o candidato dentro da empresa, devemos estar cientes que existem empresas onde o candidato passará por várias etapas e por vários gestores: Coordenador, Gerente e Diretor da área em alguns casos, até mesmo pelo Country Manager. E nesses casos, o RH não tem poder de fazer milagres, uma vez que fica na dependência da agenda disponível desses profissionais, portanto entendemos que a tendência é que o processo seja prolongado.

Para que haja entendimento, existem inúmeras variáveis que influenciam diretamente na duração do processo seletivo:

- A estrutura que as empresas normalmente oferece ao RH é extremamente enxuta e o mesmo selecionador é responsável por vários processos seletivos simultaneamente;

- Disponibilidade de recursos que a empresa oferece ao RH para recrutar currículos;

- Disponibilidade dos meios de comunicação, pois ainda existem inúmeras empresas que não permitem ligações para telefones celulares ou interurbanos;

- Disponibilidade logística, ou seja, se a empresa oferece condições estruturais como salas para processos de seleção e entrevistas individuais ou cadeiras disponíveis em quantidades suficientes;

- Aplicação de testes e avaliações comportamentais, provas técnicas, provas de idiomas, redações que, portanto necessitam de tempo para correção individual;

- Obtenção de referências profissionais com antigos empregadores;

- Pesquisa de conduta comportamental em redes sociais e profissionais;

- Elaboração dos pareceres sobre os candidatos, essa etapa que exigem absoluta atenção aos detalhes, bem como análise assertiva e correta de cada um dos candidatos;

- Conciliar a agenda dos gestores avaliadores com  a dos candidatos, especialmente dos que ainda estão empregados;

- Existem gestores que exigem que o RH participe da entrevista, mesmo o RH já tendo avaliado o candidato, pois é uma preferência já que se sente mais confortável. Isso demanda mais tempo e dessa forma, os demais processos seletivos que o selecionador é responsável ficam travados;

- Existem situações onde no decorrer do processo, o RH é comunicado de alguma alteração no perfil solicitado, no nível da vaga e, portanto na remuneração oferecida, como por exemplo: Analista Sênior para Analista Pleno;
- Existem situações aonde o processo chega a ser cancelado, uma vez que o RH é comunicado que o gestor e a área requisitantes, resolveram aproveitar alguém internamente;

- Existência de reuniões de alinhamento da própria área e de follow-up com os clientes internos e com fornecedores de serviços, que normalmente não podem ser adiadas;

- Envolvimento da Área de Pessoal (DP), pois o RH precisa respeitar os prazos de abertura e fechamento da folha de pagamento, uma vez que existem datas específicas para admissão, em função do recolhimento de impostos e tributações;

- Isso quando o mesmo profissional de Seleção é o responsável pela folha de pagamento e pelos benefícios e no período de fechamento de folha e das solicitações dos benefícios, precisam suspender as seleções para dar conta das responsabilidades que envolvem prazos legais.

ENTENDIMENTO
Cada empresa possui uma cultura diferente e que influenciam diretamente na forma de trabalhar e o RH “dança conforme a música”, especialmente dentro dos recursos estruturais e financeiros disponíveis e deve atuar absolutamente de acordo com as diretrizes da empresa onde atuam.
Como sempre cito, existem bons e maus profissionais em qualquer área e no RH, obviamente não é diferente, compreendo que existem situações onde a incompetência do profissional de RH influencia no tempo e na demora dos processos, mas diante de todo o cenário exposto, podemos perceber que esse caso é a exceção.

Portanto, diante de tudo o que foi exposto no artigo, acredito que seja mais fácil o entendimento da duração de um processo de seleção e se considerarmos que um mês tem apenas 20 a 22 dias úteis, podemos compreender que um mês é um tempo razoável para um bom processo de seleção, que seja assertivo tanto para a empresa quanto para o candidato.

EMPATIA
Como sempre prego a empatia dos profissionais de RH em relação aos candidatos disponíveis no mercado de trabalho, dessa vez, devo considerar que esses mesmos profissionais disponíveis no mercado enquanto candidatos, também devem usar de empatia e fazer o movimento contrário, ou seja, procurar se colocar no lugar do selecionador.

Afirmo por conhecimento de causa: o selecionador quando abre um processo de seleção fica “louco” para encontrar logo um candidato com perfil adequado, para encerrar logo processo e se dedicar às suas próximas responsabilidades que o aguardam.

ATUALIZAÇÃO EM AGOSTO/2016:
Devido à milhares de e-mails recebidos com perguntas sobre participações em processos seletivos, no dia 29/08/2016 lançarei um novo texto complementar a esse, clique aqui.

Bom, é isso!
Sucesso e até a próxima!
Gostou desse texto?
Faça seu comentário e contribua com o Blog Além do RH!
Mas se for fazer alguma pergunta sobre algum processo seletivo que você esteja participando, releia o texto para ver se a resposta não consta no próprio texto, pois se estiver, sua pergunta não será respondida!

Blog Widget by LinkWithin

108 comentários:

  1. E quanto tempo vocês demoram para ter ciência de que o candidato não está no perfil da vaga e dar o feedback para ele??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda! Bom Dia!
      Não tenho a pretensão de ser dona da verdade e os meus artigos apenas procuram demonstrar tecnicamente e do ponto de vista de uma profissional acostumada à área, como se dá alguns dos processos de RH, entre eles o Recrutamento e Seleção.

      E isso não quer dizer que eu tenha a capacidade de responder por todos os profissionais de RH e muito menos por todas as empresas. O objetivo do Blog não é de confrontar posições e nem responder "todos" os questionamentos, pois o mercado de trabalho é abrangente e muito subjetivo e há variações de empresa para empresa.

      A blog busca promover entendimento e demonstrar ao profissional disponível como ele pode se comportar frente à alguns processos de RH e ao mercado de trabalho.

      Sua pergunta é difícil e varia de empresa para empresa, vaga para vaga ou RH para RH. Entretanto, para tentar responder sua pergunta vou lhe indicar o artigo " A Ilusão dos Feedbacks nas Seleções" no link http://alemdorh.blogspot.com.br/2012/03/ilusao-dos-feedbacks-nas-selecoes.html que poderá vir a responder sua dúvida.

      Grande sucesso e abraço,
      Simoni Aquino

      Excluir
    2. boa tarde!
      minha duvida e a seguinte fui aprovado em um seletivo de estagio em engenharia de produção, o gestor disse que no começo do mês de setembro eu iria começa o estagio, mas so faltam 10 dias para que o estagio comece, mas ate agora não mim ligaram para leva nenhum documento nem mesmo para assina o contrato de estagio, eu deveria ligar na empresa eu devo espera mas um pouco?

      Excluir
  2. Simoni como funciona a seleção de estagiários ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cesar!
      Como sempre digo, o processo de seleção não é estático e encontraremos variações de empresa para empresa, mas de formal geral, o processo de seleção para estagiários é semelhante aos demais utilizados para auxiliares ou assistentes. Devido à grande concorrência, os processos são acirrados e o foco de avaliação é o comportamento interpessoal, o potencial futuro e a vontade de atuar na área e de buscar novos aprendizados.

      Mas aproveitando a sua pergunta, em breve publicarei um artigo abordando os Estagiários de forma mais aprofundada.

      Obrigada por prestigiar o Blog e pela confiança na orientação.
      Abraço e sucesso,
      Simoni Aquino

      Excluir
    2. Meu nome e elisangela gostaria de fazer uma pergunta dia 13 fui selecionada a um teste de seleção ai passei pela psicologa e ele me pediu para fazer um teste prático, eu fiz no mesmo dia o teste prático e estava tudo apto no papel que me deram,eles falaram assim para mim vai pra casa e espere a marcação do exame adimissional,estou querebdo saber quanto tempo leva para marcar esse exame médico, ja estou com a documentação que eles me pedirão toda pronta.

      Excluir
  3. Ola,gostaria de saber se é correto o candidato esperar 3 meses para ser chamado,pois fiz uma entrevista em Abril,ja fiz exame admissional,entreguei os docs e ate agora nada.E normal isso acontecer?Qual seria a posicao do rh como o canditado,visto que nao entram em contato comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda!
      Inicialmente agradeço-lhe por ter visitado o Blog.

      Fica muito difícil analisar esta situação, pois algo de concreto apenas os profissionais da própria empresa poderá lhe fornecer, o que posso fazer é fazer análise superficial da situação vivida por você baseada apenas em suposições e nas minhas experiências.

      Você questionou "se é correto o candidato esperar 3 meses para ser chamado", temos 2 variáveis:
      1. Como o texto aborda, demora em processos seletivos ocorrem por inúmeros fatores que interferem na demora no encerramento do processo. Não devemos falar em "correto ou incorreto", mas sim de necessidade da empresa uma vez que o processo de seleção pertence à empresa e não ao candidato, pois o candidato é uma parte do processo, que envolve inúmeras outras partes.
      2. Quando o candidato é aprovado no processo de seleção, recebe o check list dos documentos e é encaminhado ao exame admissional (os realiza e entrega para a empresa), ainda assim não há vínculo empregatício. Analisando friamente e portanto juridicamente, o vínculo apenas passa a existir após a assinatura do contrato de experiência. Não havendo contrato de trabalho, não há vínculo e obrigação legal para com o candidato.

      Antes de prosseguir com sua situação, gostaria de lhe ilustrar com uma situação vivenciada por meu marido em SP há 8/9 anos atrás numa grande empresa em SP: Ele foi aprovado para uma vaga onde teria que ficar muito tempo em pé, recebeu o check list de documentos e encaminhamento ao exame admissional. Ao passar pelo exame, o médico o questionou a se as varizes em suas pernas doíam, que respondeu que não, o médico concluiu o exame, não informou o resultado e o liberou. Ao levar os documentos no DP, a moça o liberou para aguardar contato com data de início. Após dois dias a empresa ligou solicitando que ele fosse buscar os documentos, pois a vaga "havia sido cancelada". Na época, eu não atuava em RH e não entedemos o que havia ocorrido, hoje compreendo que o médico o reprovou sem informar a ele o motivo (para não abrir brecha para processo), comunicou o RH, que cancelou sua contratação.
      Você pode perguntar minha opinião sobre a situação vivida pelo meu marido! Analisando com visão sistêmica, a empresa estava correta, mesmo sabendo que suas varizes nunca interferiram em seu trabalho, entretanto a empresa é soberana em decidir o que pretende para seu quadro de colaboradores e o médico o considerou inapto para passar o dia todo de pé. Normal e compreensível, pois o Médico do Trabalho foi contratado para isso e seria antiético omitir-se diante deste fato.

      Voltando à sua situação, não havendo satisfação por parte da empresa não considero correta a conduta dos profissionais envolvidos, uma vez que a empresa deveria fornecer-lhe o posicionamento da vaga. Não sei se ficou com uma cópia do exame admissional (onde consta a condição de apto), mas "pode ser" (apenas especulação) que tenha sido reprovada no exame médico.

      Se foi aprovada no exame admissional, a vaga pode ter sido: cancelada, adiada, preenchida por outro profissional do mercado, preenchida por algum profissional indicado por alguém da própria empresa, preenchida através de promoção interna. Como pode perceber, podemos ficar aqui especulando inúmeras possibilidades e acredite, tudo pode acontecer dentro de uma empresa e na grande maioria das vezes, o RH não tem como interferir, por que normalmente as "ordens são superiores", ou seja, vem de cima.

      Uma coisa é fato, é inadmissível você não ter qualquer tipo de satisfação, como você não forneceu detalhes de tentativas de contatos realizados por você para saber da posição da empresa, repito que são só especulações. Mas o RH deveria se posicionar em relação à sua situação, pois cópias de seus documentos estão na empresa, portanto no mínimo uma satisfação deveria ser fornecida à você.

      Espero ter contribuído com meu ponto de vista, procurei ser o mais imparcial possível.

      Seja sempre muito bem-vinda ao Blog Além do RH.

      Grande abraço e sucesso!
      Simoni Aquino

      Excluir
    2. Obrigado por me esclarecer Simoni,mas em questao ao exame,ja fui aprovada sim,no mesmo dia que entreguei os documentos,porem acredito que se nao tivesse apta a trabalhar,nao seria necessario esperar 3 meses para ter a resposta negativa.Vou aguardar mais um pouco e ligar novamente,pois se eu nao ligo,eles nao entram em contato.Com certeza houve alguma ordem de superiores para que ainda nao fosse contratada,so achei estranho ninguem entrar em contato,mas é isso,muito obrigado,gosto muito do seu blog....

      Excluir
    3. Olá Amanda!
      Agradeço-lhe por apreciar o Blog e sempre que quiser, entre em contato.

      Realmente 3 meses sem justificativa alguma é desnecessário e desrespeitoso - ainda mais por que a causa não foi o resultado do exame admissional.
      Você está plenamente correta: é no mínimo estranho esse tipo de conduta, para não dizer: cruel!

      Mantenha-se de cabeça erguida, continue sua batalha e com certeza logo será brindada com uma oportunidade ainda melhor, como aconteceu com meu marido.

      Ficarei na torcida! Tenha um ótimo final de semana!

      Grande abraço,
      Simoni Aquino

      Excluir
    4. Sinceramente a lei conforme a senhora Simoni dona do blog explicou, deicha brechas, pois é muito desgatane você participar de uma seleção, onde no meu caso, fui APROVADA, a informação passada é de que devo aguardar e que ainda corro o risco de que se caso a empresa não entrar em contato comigo no prazo de 90 dias, minha aprovação é cancelada, ou seja, se eu tiver interesse, devo novamente está fazendo um processo seletivo. Geralmente isso está acontecendo muito nas empresas de telemarketing. E complicado!!

      Excluir
    5. Boa noite eu enviem um currículo pelo o mail me lado me ligarão falando que fui selecionado mando eu Águeda pra marca entrevista eu queria saber quanto tempo demora alguem sabe me em forma

      Excluir
    6. Olá Amanda, desculpa a intromissão mas o que se deu no final do seu processo?
      Questiono pois estou aguardando o contato da empresa que participei de uma seleção no dia 14/09/2016; pelo que vi passei pois retornaram pedindo pra que apenas aguarde a data para o início do exercício já entreguei os documentos requisitados no check list.

      Excluir
  4. Olá Simoni tudo bem?

    Achei bastante interessante o artigo sobre a demora do processo seletivo e vai muito de encontro com minha atuais duvidas. Estou ha oito meses desempregada e cadastrada em mais de cinco sites de recolocação e no entanto com pouquíssimos retornos o que tem me angustiado muito.
    Voce poderia por gentileza me dar alguma orientação?
    Muito obrigada e parabéns pelo blog.
    Sileide Silva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sileide!
      Comigo tudo ok e com você? Espero que sim!

      Inicialmente agradeço-lhe por suas palavras em relação a este artigo e pela parabenização pelo Blog.

      Não tenho como pontuar a sua situação, estando de fora, pois fica difícil sem conhecer seu currículo, sua trajetória profissional, formação acadêmica, pretensões e objetivos profissionais e especialmente, sem saber a maneira como você busca recolocação e se coloca no mercado de trabalho.

      Acredite, todos os fatores mencionados acima interferem na recolocação e especialmente, em sua empregabilidade.

      Em relação à orientações por não conhecê-la e não ter acesso ao seu currículo, não tenho como lhe fornecer dicas pontuais, mas o Blog está cheio de textos de qualidade a respeito de recolocação profissional.

      Mas o que posso orientar de forma abrangente é:
      - reveja a maneira pela qual você se coloca no mercado de trabalho;
      - você está simplesmente cadastrada em sites de recolocação ou garimpa as vagas nesses sites? Se apenas cadastra e esquece seu perfil lá, muito evidente que não obterá sucesso;
      - você envia seu currículo apenas para vagas exatamente com o seu perfil ou faz SPAM mesmo sabendo que não tem o perfil da vaga? Se enviar currículo para vagas sem o perfil, muito óbvio que não será convidada para entrevistas;
      - você se candidata a vagas que estejam de acordo com sua carreira profissional?

      Lembre-se que, buscar trabalho por si só já um trabalho que você está realizando e demanda dedicação de pelo menos 8 horas diárias em garimpar vagas, cadastrar em sites de recolocação e reforçar networking.

      Espero ter contribuído e desejo-lhe muito sucesso em sua busca por recolocação!

      Ótimo final de semana e seja sempre bem-vinda ao Blog Além do RH!
      Simoni Aquino

      Excluir
  5. ola tudo bem , fui chamada para uma entrevista e passei entreguei todas documentacao isame admicional tudo ok porem eu fui para vaga de fiscal de loja ai a moca do rh que fez a entreviasta falou que eu ia trabalha como conferente e num comercio de atacado aceitei fui embora no outro dia fui la e ela me disse que nao ia mas trabalha como conferente que iria fica como fiscal mesmo que iria me liga sendo que estava marcado pra comessa no dia seguinte e nao me ligou e quando ligo pra fla com ela nao consigo eles da sempre uma desculpa me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karen!
      Inicialmente agradeço-lhe pela confiança. Você não expõe de que forma considera que eu poderia lhe ajudar, ao meu ver, eticamente só posso contribuir com você com orientações.

      Você já ligou e não obteve sucesso em relação a uma resposta satisfatória, inclusive você mesma considera que eles estão lhe dando "desculpa". Pela minha experiência, ou você foi preterida, ou foi reprovada no exame médico admissional ou o processo foi cancelado, pode ter acontecido inúmeras situações.

      Mas independente de qualquer coisa, por algum motivo que não me cabe julgar nem supor, eles não querem expor a você o real motivo de sua não contratação. Independente do que tenha ocorrido, sempre primo pela verdade e considero que você deveria ser informada do que vem ocorrendo com este processo.

      Mas acredito que vale a reflexão, não sei o nome da empresa e nem me interessa, mas será que compensa ingressar numa empresa que desrespeita o profissional dentro do processo de seleção? Empresas que não apresentam segurança em qual posição o candidato deve ser contratado e não justificam a contratação após a entrega da documentação, é no mínimo duvidosa, pois não acredito ser ético ficar com este jogo de empurra que você expôs.

      Espero ter contribuído,

      Abraço e sucesso!
      Simoni Aquino

      Excluir
  6. Olá Simoni!
    Tudo bem?

    Já estou desempregada há algum tempo. Passei de vários processos seletivos, em alguns recebi feedback informando que fui reprovados e em outros ainda espero contato, como foi prometido pela empresa.
    Mas na verdade, gostaria de saber se posso entrar em contato com Coordenadores de RH de Empresas através de Redes Sociais para pedir informações sobre vagas disponíveis, perfis para determinados cargos e os pontos negativos para que o candidato que concorreu a determinada vaga possa ter sido reprovado. Posso fazer esse tipo de contato?

    Obrigada!

    Roseane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roseane!
      Inicialmente desculpe-me pela demora na resposta, mas compromissos profissionais inviliabilizaram minha participação mais efetiva aqui no Blog Além do RH, mas aos poucos estou retornando.

      Também agradeço-lhe pela visita e pela confiança em meus posicionamentos.

      Em relação à sua pergunta, acho muito complicado opinar em termos tão abrangentes e por outros profissionais de RH, pois no mercado encontramos todos os tipos de perfis de pessoas. Dessa forma, opinarei apenas por mim. Eu particularmente, não ligo de ser abordada por profissionais em busca de recolocação, me perguntando sobre vagas ou sobre formas de envio de currículo.

      Mas, uma coisa que não respondo de jeito algum e é uma dúvida sua: sobre os pontos negativos para que o candidato que concorreu a determinada vaga possa ter sido reprovado. Jamais contarei os detalhes do processo de seletivo e os pontos específicos que reprovaram o candidato, isso é confidencial. Ao candidato sempre informarei que "outro candidato foi considerado mais adequado naquele momento, devido às exigências da oportunidade e do contratante".Pois essa é a mais pura verdade.

      Os profissionais em busca de recolocação, esquecem-se que dentro do processo seletivo ele não concorre à vaga sozinho e que juntamente com ele vários outros concorrentes estão participando da seleção e obviamente que, para um aprovado (e considerado dentro do perfil) muitos outros serão reprovados. É o mercado de trabalho.

      Evite abordar profissionais de RH de forma insistente e invasiva, especialmente no Facebook, o local mais apropriado é o Linkedin e toda a cordialidade e serenidade são bem-vindas, pois é a partir desse contato que você começará a apresentar sua maturidade profissionail.

      Espero ter contribuído.

      Abraço e seja sempre muito bem-vinda!
      Simoni Aquino

      Excluir
    2. Boa noite
      Sou Ângela eu fez prova começou pela manha e terminou
      à tarde.Mais de 50 pessoas. É certo esta demora de aplicar à prova. Tanto gasto de papel Empresa de logística

      Excluir
  7. Boa tarde, Simoni.

    Participei de um processo seletivo diferente, onde a empresa trabalha com banco de dados ou seja, ela realiza vários processos durante o ano e conforme as vagas vão surgindo eles encaminham......participei em dezembro e o rh disse que devido as festas iriam parar e voltar em janeiro para remanejar as pessoas e até agora nada e soube por um colega que será inaugurada outra unidade....deve ligar ou não?

    Grata

    Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra!

      Inicialmente desculpe-me pela demora na resposta, mas compromissos profissionais inviliabilizaram minha participação mais efetiva aqui no Blog Além do RH, mas aos poucos estou retornando.

      Também agradeço-lhe pela visita e pela confiança em meus posicionamentos.

      Em relação à sua pergunta, acredito que você deva entrar em contato com a empresa para saber o andamento do processo seletivo.

      Neste caso, não vejo problema algum numa abordagem cordial e profissional, já que houve a justificativa da interrupção do processo seletivo devido às festas natalinas.

      Imagino que, devido à demora de minha resposta você já tenha tomado alguma atitude, mas não gostaria de deixá-la sem uma resposta.

      Abraço e seja sempre muito bem-vinda!
      Simoni Aquino

      Excluir
  8. Olá gostaria de saber o tempo médio que as empresas demoram para fechar uma vaga?
    Sou selecionadora e queria ter uma comparação de mercado quanto aos indicadores de fechamento de vagas.

    Att,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Inicialmente agradeço-lhe por sua visita e confiança no Blog Além do RH.

      Não compreendi se você leu o artigo até o final, mas o próprio texto em si responde à seu questionamento.

      Abraço,
      Simoni Aquino

      Excluir
  9. O contrato de trabalho se estabelece no momento da verbalização de que o candidato esta apto. No caso de desistência da empresa em admitir o candidato. Ele pode, com provas (emails, lista de documentos, ligações telefônicas...) entrar na justiça e solicitar reparação indenizatoria devido a quebra de contrato, além dos prejuízos causados pela confirmação da colocação na empresa, afinal o candidato cancelará outros processos seletivos, perderá outras oportunidades por ter vaga assegurada. Busquem seus direitos e não acreditem em tudo que o RH diz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sr. Anônimo!

      O sr cita em seu comentário que "o candidato deve juntar provas, entrar na justiça e solicitar reparação indenizatoria devido a quebra de contrato", mas onde o senhor leu no meu artigo ou em qualquer uma das minhas respostas alguma citação sobre "assinatura de contrato"?

      O sr deve ter algum problema de leitura ou interpretação de texto, pois em momento algum em qualquer comentário referente à este artigo, foi levantada essa hipótese.

      Qualquer um, por mais leigo que seja, sabe que assim que ocorre a assinatura do contrato de trabalho, o vínculo empregatício imediatamente passa a valer e havendo qualquer quebra, o profissional tem direito à rescisão.

      Mas durante o processo seletivo e antes da assinatura do contrato, NÃO HÁ VÍNCULO EMPREGATÍCIO E PORTANTO NÃO CABE REPARAÇÃO INDENIZATÓRIA.

      Se quiser concluir o debate forneça seu nome e embase sua opinião citando a legislação trabalhista vigente - artigo da CLT ou alguma jurisprudência que fundamente seus comentários.

      Atenciosamente,
      Simoni Aquino

      Excluir
  10. Olá gostaria de uma informação... No dia 28/01/13 fiz uma entrevista de emprego para vaga de Recepcionista, um pouco mais de uma semana me ligaram dizendo que eu havia passado na entrevista, Então no dia 05/02/13 foi fazer o exame adimensional, e o médico do trabalho disse que eu estava apta para a vaga.
    No dia 07/02/13 foi até o RH da empresa entregar o exame adimensional e a Xerox de todos meus documentos (como RG, CPF, foto, comprovante de residência etc.) e eles ficaram com a minha carteira de trabalho. E fui informada que no prazo de uma semana a 15 dias, eu seria chamada para começar a trabalhar.
    Enfim ontem fez dois meses e a empresa não entrou em contato comigo.
    Gostaria de saber o que devo fazer? Pois não tenho com ligar para o RH da empresa. Devo ir pessoalmente até a empresa?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!
      Não sou advogada trabalhista, mas acredito que a empresa está agindo de forma incorreta com você, especialmente por que reteu sua CTPS.

      Você tem três caminhos:
      1. Consultar um bom advogado trabalhista para ser orientada por um profissional especializado em legislação do trabalho.
      2. Comparecer à empresa alegando que necessita retirar sua CTPS e dessa forma, obter respostas definitivas e obter de volta a cópia de seus documentos e sua CTPS.
      3. Descobrir qual o sindicato (do trabalhador) à qual a empresa é ligada (não pode ser o patronal) e verificar junto ao jurídico do sindicato quais os meios legais de obter respostas.

      Ligar não adianta, você deve resolver essa questão pessoalmente.

      Espero ter contribuído e desejo-lhe muito sucesso na resolução deste problema. Depois se quiser compartilhar conosco o desfecho, fique à vontade.

      Abraço,
      Simoni Aquino

      Excluir
  11. holá Simone. Eu pedi pra sair da empresa que tava trabalhando, só que colocaram 7 faltas em mim depois que assinei os papeis e nem percebi, eu tenho os atestados que comprovam que eu não faltei, falaram que iam me dar o valor das faltas sempre que ligo pra empresa, mais até agora nada, e já faz 5 meses. o que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!
      Como não sou parte da situação e por desconhecer detalhes de ambos os lados (empregador e empregado) não me sentiria ética em promover qualquer tipo de comentário à respeito, além do mais seu questionamento está fora do escopo do artigo acima, mesmo por quê o foco do Blog Além do RH não é promover orientações específicas de DP.

      Não sou advogada trabalhista, mas acredito que você tem algumas alternativas para resolver essa questão:

      1. Consultar um bom advogado trabalhista para ser orientada por um profissional especializado em legislação do trabalho.
      2. Descobrir qual o sindicato (do trabalhador) à qual a empresa é ligada (não pode ser o patronal) e verificar junto ao jurídico do sindicato quais os meios legais de obter resposta à sua dúvida.

      Espero ter contribuído e desejo-lhe muito sucesso!

      Abraço,

      Simoni Aquino
      www.alemdorh.blogspot.com
      www.simoniaquino.com.br

      Excluir
    2. Muito Obrigada Simone :D
      Tudo de Bom pra você!!!

      Excluir
    3. Holá Simone, eu recentemente fiz uma entrevista de emprego para vaja de Garçonete, já passei pela primeira e segunda etapa (2 entrevista) a segundo foi com a primeira pessoa que tinha feito e primeira junto com mais outro pessoa, essas 2 entrevista foi feita em uma mesma semana uma na terça outra na sexta, me falaram que iria entra em contato, mais se passou 2 semanas, por quando tempo uma empresa chama o entrevistado caso ele passe da segunda fase?.

      Muito Obrigado Desde Já, bom trabalho o seu de tirar duvidas do pessoal, parabéns!!!

      Excluir
    4. Olá!
      Inicialmente agradeço-lhe por sua visita e confiança no Blog Além do RH.

      Em relação à sua dúvida, é muito difícil respondê-la de forma precisa pois não há uma regra ou um procedimento padrão, varia de empresa para empresa, conforme exponho no artigo. Também não tenho parâmetro algum para, de fora, afirmar qualquer coisa a respeito do andamento deste processo seletivo.

      Acredito que, você deva entrar em contato com o RH da própria empresa e verificar diretamente com o selecionador responsável pelo processo seletivo, uma posição a respeito. Somente ele poderá oferecer-lhe um posicionamento concreto sobre esta seleção.

      Espero ter contribuído e desejo-lhe muito sucesso!

      Abraço,

      Simoni Aquino
      www.alemdorh.blogspot.com
      www.simoniaquino.com.br

      Excluir
  12. oi Simone, eu recentemente fiz uma entrevista de emprego para vaga de aux.de higiene de um hospital,me ligaram do rh falando que tinha sido aprovada fui fazer o exame admissional recebi o atestado apto para vaga, tomei vacina e fiz o exame de sangue no dia 08/04 saberia me informa quanto tempo uma empresa demora pra chamar para a entrega do docs e treinamento? desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Inicialmente agradeço-lhe por sua visita e confiança no Blog Além do RH.

      Em relação à sua dúvida, é muito difícil respondê-la de forma precisa pois não há uma regra ou um procedimento padrão, varia de empresa para empresa, conforme exponho no artigo. Também não tenho parâmetro algum para, de fora, afirmar qualquer coisa a respeito do andamento de sua contratação.

      Acredito que, você deva entrar em contato com o RH da própria empresa e verificar diretamente com o selecionador responsável pela sua contratação, uma posição a respeito já que somente ele poderá oferecer-lhe um posicionamento.

      Espero ter contribuído e desejo-lhe muito sucesso no novo desafio!

      Abraço,

      Simoni Aquino
      www.alemdorh.blogspot.com
      www.simoniaquino.com.br

      Excluir
  13. Olá Simoni!
    No dia 02 de abril,fui chamada pra um entrevista que seria realizada no dia seguinte(03/04),foi uma entrevista coletiva que devia ter mais ou menos uns 20 candidatos e somente 5 foram selecionados e eu fiquei entre os 5,logo nos informaram que nós teríamos uma conversa com o coordenador da empresa,mas minutos depois fomos informados que ele infelizmente não ia poder nos atender naquele dia,houve um pedido de desculpas e nos mandaram voltar no dia seguinte(0404).Voltamos aí houve uma conversa individual onde ele só queria esclarecer se havia ficado alguma dúvida em relação à empresa,salário,benefícios e horários.No final ele disse que era para nós aguardarmos o contato do rh,porém hoje já é dia 24/04 e esse contato ainda não aconteceu,nem pra mim e nem para os outros candidatos pois nós trocamos contatos entre nós;É normal essa demora?o que pode está acontecendo? Estamos anciosos e sem entender o porquê dessa demora...
    Desde já agradeço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Inicialmente agradeço-lhe por sua visita e confiança no Blog Além do RH.

      Em relação à sua dúvida, acredito que não tenha lido o artigo, pois sua pergunta está contemplada no próprio texto.

      É muito difícil respondê-la de forma precisa pois não há uma regra ou um procedimento padrão, varia de empresa para empresa, conforme exponho no artigo. Também não tenho parâmetro algum para, de fora, afirmar qualquer coisa a respeito do andamento de sua contratação.

      Acredito que, você deva entrar em contato com o RH da própria empresa e verificar diretamente com o selecionador responsável já que somente ele poderá oferecer-lhe um posicionamento.

      Espero ter contribuído e desejo-lhe muito sucesso!

      Abraço,

      Simoni Aquino
      www.alemdorh.blogspot.com
      www.simoniaquino.com.br

      Excluir
  14. Simoni, boa tarde!

    Gostaria por gentileza de sua ajuda ou orientação, pois pelo que percebi nos comentários anteriores tens bastante conhecimento do assunto abordado.

    A questão é que fui selecionado em um processo seletivo em uma grande empresa, onde em uma única etapa fui avaliado com os testes: redação, preenchimento de ficha de experiência profissional e cargo da empresa, testes psicotécnicos, teste de atenção, ficha de avaliação pessoal das qualidades e entrevista com o gestor de manutenção.

    Como fiz todas estas etapas num único dia, esperava ser contatado em no máximo uma semana, já que fiz estas etapas no dia 23/04/2013.

    Gostaria de saber se este tipo de processo neste caso demora, pois a vaga ainda não havia sido designada, pois avaliaram meu perfil para atuar na área técnica na área de planejamento ou operações, porém não está definido o cargo e o salário.

    Será que se eu não obter resposta até no máximo dia 06/05/2013, eu poderia estar ligando para empresa para obter alguma previsão ou retorno?
    Isto é negativo para o meu processo seletivo, estar perguntando sobre a previsão ou conclusão?

    Eu até havia visto alguns testes como redação corrigido e o gestor demonstrou muito interesse por mim, pois haviam outros candidatos com perfis diferentes, os quais ele mencionou não ter algumas qualificações que eu possuía.

    Poderia por gentileza me ajudar ou orientar?

    Desde já a agradeço muito mesmo!

    Um forte abraço,

    Borini.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!, Borini
      Inicialmente agradeço-lhe por sua visita e confiança no Blog Além do RH.

      Em relação à sua dúvida sobre a demora de processos seletivos, acredito que não tenha lido o artigo, pois sua pergunta está contemplada no próprio texto.
      Você expê em sua mensagem que "esperava ser contatado em no máximo uma semana", essa expectativa foi criada por você, no entanto você deve ter como parâmetro, não a "sua expectativa", mas o que foi posicionado pela empresa, em relação ao retorno.

      É muito difícil respondê-lo de forma precisa pois não há uma regra ou um procedimento padrão, varia de empresa para empresa, conforme exponho no artigo. Também não tenho parâmetro algum para, de fora, afirmar qualquer coisa a respeito do andamento de sua contratação.

      Acredito que, você deva entrar em contato com o RH da própria empresa e verificar diretamente com o selecionador responsável já que somente ele poderá oferecer-lhe um posicionamento.

      Espero ter contribuído e desejo-lhe muito sucesso!

      Abraço,

      Simoni Aquino
      www.alemdorh.blogspot.com
      www.simoniaquino.com.br

      Excluir
  15. Olá Simoni, Boa tarde!

    Gostaria por gentileza de me informar se é anti-ético ligar para a empresa a respeito do processo seletivo, afim de obter informações?

    Tive inicio ao processo seletivo em 23/04/2013, onde fiz testes psicotécnicos e de perfil, além de uma entrevista com o gestor da área. No caso fiz 6 etapas de uma única vez.

    Poderia por gentileza me informar com sua experiência, como a empresa é de grande porte o processo pode demorar até cerca de 30 dias para concretizar?
    Além do que a vaga ainda não foi acertada, pois a empresa não revelou a função, pois está avaliando meu perfil conforme informei que fiz os testes.

    Pude ver que a redação estava corrigida e obtive boa pontuação, mas em relação aos outros testes não sei, pois estive com 2 pessoas fazendo o processo, porém a vaga das duas eram para a área de produção e já sabiam a respeito de salários e benefícios.

    A questão é que acredito ter me saído bem, porém fiquei preocupado com o teste psicotécnico de desenhos de raciocínio lógico, pois eram 35 questões e acredito ter acertado umas 25 ou 28, já que o tempo era de 35 minutos.

    Como a minha vaga é na área técnica e ainda não está definida a função isso pode demandar mais tempo, pois sei que tinham 10 candidatos que fizeram o processo antes de mim, mas que o gestor me informou que nenhum se igualava ao meu perfil e por conta das minhas experiências e que a fábrica estava em expansão deveria analisar bem com a recrutadora.

    O que posso fazer neste caso? Hoje enviei um e-mail perguntando sobre o processo e demonstrando interesse em ingressar na empresa. Isto pode me contribuir positivamente ou negativamente para mim?

    Como estou desempregado há cerca de 9 meses e sei que a empresa é de nome e investe em seus funcionários gostaria de uma orientação se possível.

    Desde já a agradeço muito e já parabenizo pela publicação deste assunto.

    Um forte abraço!

    Obrigado!

    Iacir Borini Barbosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Borini, bom dia!

      Pelo que pude perceber, você é extremamente ansioso, pois nem me deu 24hs para responder a sua mensagem anterior e já me mandou esta... Tenho meus compromissos pessoais e profissionais e as mensagens do Blog Além do RH são respondidas apenas quando tenho possibilidade de fazê-lo, pis é um trabalho voluntário.

      Compreendo que o momento de desemprego seja difícil de superar e que as expectativas e ansiedades são normais, mais acredito que calma e bom senso devem sempre ser prioridade neste momento.

      Vou responder a você, o mesmo que venh respondendo aos demais profissionais que possuem dúvidas semelhantes:

      É muito difícil respondê-lo de forma precisa pois não há uma regra ou um procedimento padrão, varia de empresa para empresa, conforme exponho no artigo. Também não tenho parâmetro algum para, de fora, afirmar qualquer coisa a respeito do andamento de sua contratação.

      Acredito que, você deva entrar em contato com o RH da própria empresa e verificar diretamente com o selecionador responsável já que somente ele poderá oferecer-lhe um posicionamento.

      Espero ter contribuído e desejo-lhe muito sucesso!

      Abraço,

      Simoni Aquino
      www.alemdorh.blogspot.com
      www.simoniaquino.com.br

      Excluir
    2. Olá Simoni, bom dia!

      Desculpe-me por ter lhe enviado duas vezes a mesma mensagem.
      Obrigado pela orientação e atenção, pois não me resta outra alternativa a não ser esperar.

      Acredito que vai realmente demorar, já que a vaga que estou sendo avaliado ou designado será de acordo com os parâmetros da empresa e com os detalhes de meu perfil.

      Obrigado pela orientação e realmente sou um pouco ansioso, mas não ao extremo...rsrsrsrsrs. Afinal todos nós ficamos assim quando buscamos o melhor e sempre queremos um retorno breve.

      Um forte abraço,

      Borini.

      Excluir
    3. Olá Borini!
      Fico satisfeita que tenha compreendido minha resposta e mais uma vez, agradeço-lhe pela confiança.

      Realmente sempre que buscamos o melhor, aguardamos ansiosos pelo que buscamos, mas lembre-se sempre que a ansiedade é natural, mas a paciência faz parte do processo de crescimento humano e do desenvolvimento pessoal e serve justamente para equilibrar nossa ansiedade.

      Desejo-lhe uma ótima semana e ficarei na torcida para que o melhor lhe aconteça em sua busca por recolocação!

      Abraço,

      Simoni Aquino
      www.alemdorh.blogspot.com
      www.simoniaquino.com.br

      Excluir
    4. Simoni, bom dia! Tudo bem?

      Gostaria de lhe informar sobre o desfecho do processo seletivo que estava participando.

      Como não havia recebido nenhuma resposta do processo, resolvi ligar no dia 13/05/2013 para me informar com a recrutadora, sendo que o mesmo foi iniciado em 23/04/2013.

      A mesma me informou que iria me passar um e-mail informando que deveria aguardar a abertura de vagas na área de planejamento, já que o meu perfil avaliado por eles se encaixa neste e que meu currículo ficaria no banco de dados da empresa e que assim que surgisse a vaga eu seria contactado.

      Perguntei ainda se teria que fazer todos os testes novamente e ela respondeu que não, que só seria a avaliação ou teste na área de planejamento, mas não deu uma previsão para retorno.

      Conclusão: fiquei muito chateado, pois conversei com o gestor e ele demonstrou muito interesse em meu perfil e disse que conversaria com a recrutadora sobre o que fariam comigo, já que eu almejava entrar na área técnica. Chegou a mencionar que minhas experiências eram muito boas e que teria que ser analisado minuciosamente.

      Diante do acontecido o que posso esperar? Será que há a possibilidade de ser convocado? Bom o gestor havia me informado que a fábrica estava em expansão e que surgiriam diversas vagas em diversos perfis, mas no meu caso como informou a recrutadora, não há vagas disponibilizadas.

      Seria o caso de sondar com alguns contatos no linkedin pra saber se haverá vagas na área técnica? Porque eu sei que para entrar numa empresa conceituada e de grande porte na área química tem muita burocracia mesmo.

      Enfim, gostaria por gentileza de uma orientação..Será que fui descartado educadamente? Seria o caso de sondar alguns contatos desta empresa?

      Não sei mais o que fazer, pois seria meu sonho realizado entrar nesta empresa...sabe...estou tentando desde 2008.

      Desculpe o meu desabafo.

      Um forte abraço,

      Borini.

      Excluir
    5. Borini, bom dia!
      Eu gostaria muito que você compreendesse que não tenho como responder por práticas de outras empresas e profissionais, as necessidades e processos variam muito e dessa forma, é muito subjetiva.

      Compreendo que seja o seu sonho trabalhar nesta empresa e a oportunidade está à sua porta, mas acredito que você deva aguardar. Compreenda que não depende de você e que a sua parte já foi feita e que não há o que você possa fazer para adiantar o processo...

      Toda empresa é soberana em suas decisões e se você admira tanto essa empresa, deve compreendê-la e aguardar.

      O fato que percebo desde o início de nossa conversa é que você tem grande dificuldade de esperar, devido à sua extrema ansiedade. E se você não souber equilibrar sua ansiedade e expectativa, você poderá desenvolver algum problema de saúde.

      Não acredito que você deva "sondar outros contatos da empresa", pois isso certamente será interpretado como uma atitude invasiva e poderá fazer você perder todas as conquistas até agora, para ingressar na empresa. Lembre-se que ninguém aprecia alguém invasivo que não sabe a hora de sentar e aguardar.

      Portanto, a minha dica é aguardar a empresa se decidir pela oficialização de abertura da vaga, isso não depende do RH e sim do nível executivo e quanto a isso, você não tem controle algum. Mas, obviamente isso fica à seu critério, é apenas uma opinião.

      Desejo-lhe um excelente final de semana e repito: ficarei na torcida para que o melhor lhe aconteça em sua busca por recolocação!

      Abraço,

      Simoni Aquino
      www.alemdorh.blogspot.com
      www.simoniaquino.com.br

      Excluir
  16. Oi Simone,como vai?na semana passada participei de um processo seletivo,fiz 2 teste, depois mandaram um e-mail com algumas questões para responder e enviar para empresa.Depois de uns dias me ligaram pedindo 2 contatos dos ultimos lugares que trabalhei.Gostaria de saber,se tenho alguma chance, ou e normal ele fazem com todos os candidatos.Estou com muita esperança.Desde já,agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo!
      Inicialmente agradeço-lhe por sua visita e confiança no Blog Além do RH.

      Em relação à sua dúvida, acredito que não tenha lido o artigo, pois sua pergunta está contemplada no próprio texto, só que de forma genérica.

      É muito difícil respondê-la de forma precisa pois não há uma regra ou um procedimento padrão, varia de empresa para empresa, conforme exponho no artigo. Também não tenho parâmetro algum para, de fora, afirmar qualquer coisa a respeito do andamento de sua contratação.

      Acredito que, você deva entrar em contato com o RH da própria empresa e verificar diretamente com o selecionador responsável já que somente ele poderá oferecer-lhe um posicionamento.

      Espero ter contribuído e desejo-lhe muito sucesso!

      Abraço,

      Simoni Aquino
      www.alemdorh.blogspot.com
      www.simoniaquino.com.br

      Excluir
  17. Ola Simoni tudo bem ?
    Queria que vc me tirasse uma dúvida se possível.É que sou menor de idade ainda e fiz uma entrevista no MAMBO Supermercados a 3 semanas atrás. O processo seletivo da empresa se constitui de 3 etapas. 1º no escritório da empresa com uma entrevista rápida, se aprovado vc vai para a 2º etapa que é na empresa que desejo trabalha no supermercado mais perto e se aprovado vc é encaminhado pra 3º e ultima etapa que é assinar carteira e tal. Eu passei pelas 2 primeiras etapas e o gerente me falou para esperar ligação da empresa para 3º etapa. Porém isso já faz 3 semanas e eu estou cancelando nossas entrevistas para ficar esperando a ligação deles, porém vi no site que eles continuam contratando nossas pessoas ainda. Queria saber oque devo fazer ? se devo continuar esperando ou ligar para eles ? ou simplesmente procurar nossas entrevistas ?

    E também por o processo seletivo continuar se corro risco de perto minha vaga ou não ?

    Agradeço a atenção

    Aguardo respostas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo!
      Inicialmente agradeço-lhe por sua visita e confiança no Blog Além do RH.

      Acredito que, você deva entrar em contato com o RH da própria empresa e verificar diretamente com o selecionador responsável o que houve com seu processo seletivo, já que somente ele poderá oferecer-lhe um posicionamento.

      Você disse na sua mensagem que "cancelando entrevistas para ficar esperando a ligação deles", isso é um grande engano!
      Nenhum profissional disponível deve deixar de participar de outros processos seletivos só por que foi aprovado em uma empresa, que ainda não o convocou para contratação.
      Ter outras oportunidades na "manga" é o mais adequado a ser feito, pois de repente aquela contratação pode ser cancelada e você acaba perdendo outras boas oportunidades.
      Portanto, se você continuar sendo convidado para outras entrevistas, não hesite em participar...

      Em relação à sua última dúvida, você não foi claro na elaboração do seu questionamento e dessa forma, não compreendi o que você deseja saber.

      Espero ter contribuído e desejo-lhe muito sucesso!

      Abraço,

      Simoni Aquino
      www.alemdorh.blogspot.com
      www.simoniaquino.com.br

      Excluir
  18. Boa tarde Simoni!

    Estou com uma dúvida e gostaria de sua ajuda. Tenho 26 anos e sou Técnico em Informática, mas devido a falta de reconhecimento para a área, e como tmbm onde trabalho fui inserido no ramo de adm (unindo o conhecimento de Info para completar). Resolvi fazer um curso superior em Administração (4 anos) ou em Gestão de Recursos Humanos (2 anos). Minha pergunta será que estarei avançado na idade para entrar nessa área? com ADM estarei com 30 anos e na Gestão com 28. o que vc acha Simoni?
    fico no aguardo de sua resposta, se puder pode me responder pelo e-mail que estou passando.
    Atenciosamente,

    Tiago Vieira
    tiagotek@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Tiago!
      Inicialmente agradeço-lhe por sua visita e confiança no Blog Além do RH.

      Os contatos do blog eu respondo pelo blog mesmo, muito embora sua dúvida fuja do escopo do texto.

      Como sou gestora de pessoas, batalho pela valorização do aprendizado e da obtenção do conhecimento e sempre primo pelo direcionamento da carreira de acordo com a vocação do profissional. Se você se considera uma pessoa que tenha o perfil adequado para atuar na área, é empátivo e gosta de gente, não há idade para ingressar em RH.

      Mas esteja ciente de que, se não tiver experiência específica na área de RH, terá que batalhar por um estágio, senão não ingressará.

      Vou te dar o meu exemplo:
      Iniciei minha carreira profissional em área de Telecom onde atuei por 9 anos, cansada dessa área, fiz um curso de RH no SENAC, me apaixoonei pela área e percebi que tinha o perfil.

      Pedi demissão de uma empresa onde ganhava um salário muito bacana, ingressei na graduação de Gestão de Recursos Humanos aos 27 anos e fui batalhar por um estágio, que consegui no início do segundo semestre pelo CIEE, onde ganhava uma bolsa-auxílio que era metade do valor do meu emprego anterior em telecom.
      Recomecei do zero como estagiária dois meses antes de completar 28 anos ganhando uma "merreca" e hoje aos 35 analiso minha carreira em RH e tenho a convicção que não mudaria nada nesta trajetória e ao contrário, faria tudo novamente.

      Tenho colegas que não se arriscaram no estágio e até hoje não ingressaram na área, mesmo com a graduação.

      Espero ter contribuído.

      Abraço e sucesso em suas escolhas!

      Simoni Aquino
      www.alemdorh.blogspot.com
      www.simoniaquino.com.br

      Excluir
  19. Boa tarde,

    Simoni, tudo bem, gostaria de tomar um pouco do seu tempo e esclarecer algumas dúvidas.

    Bom estou desempregado a cerca de 3 meses onde venho me candidatando a vagas dentro do meu perfil através de diversas empresas onde tenho como experiência na minha atuação em empresas de grande porte multinacionais.
    E minha dúvida é a seguinte:
    Participei de um processo seletivo para uma vaga de gestão operacional para uma grande empresa e a principio fui muito bem nesta primeira fase no qual tive o primeiro contato com uma analista de RH e com a gerente do projeto, que ao final me deixou a entender que eu tinha grandes possibilidades e que meu perfil estaria dentro das expectativas da empresa onde fui informado que até o final da semana me retornariam com um feedback positivo ou negativo, nessa semana não houve o contato, sendo assim enviei um email demonstrando meu interesse na vaga e destacando minhas habilidades diante do cenário do departamento ao qual estava me candidatando á vaga em questão. Após duas semanas sem uma posição enviei uma mensagem para a recrutadora no qual fui informado que a mesma estava aguardando uma posição da gerente do projeto. Um dia depois recebo uma ligação da mesma solicitando novamente uma cópia do meu currículo, enviado o currículo e sem resposta alguma questiono novamente após uma semana alguma posição sobre a vaga, novamente sem resposta, sendo assim me dei como reprovado por algum motivo, na semana seguinte recebi uma mensagem de texto solicitando meu comparecimento na empresa, minhas expectativas foram aos céus e pra minha surpresa mais uma entrevista com uma outra pessoa que estaria assumindo o projeto, sinceramente não fui bem pois não consegui expor minhas habilidades e responder os questionamentos com objetividade pelo fato de ja conhecer a pessoa de outra empresa e modo de gestão alem de saber que a mesma não permaneceu na organização por problemas administrativos, acho que com este misto de informações acabei me prejudicando e exatamente hoje já se passam 45 dias aguardando im feedback mesmo que negativo com diversas tentativas de contato sem sucesso respostas. Gostaria de sua análise neste caso para que assim eu possa melhorar minha posição diante novas propostas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kirman!
      Inicialmente agradeço-lhe por sua visita e confiança no Blog Além do RH.

      Compreendo que o momento de desemprego seja difícil de superar e que as expectativas e ansiedades são normais, mais acredito que calma e bom senso devem sempre ser prioridade neste momento.

      Não tenho parâmetro algum para, de fora, afirmar qualquer coisa a respeito do ocorrido neste processo seletivo, mas o fato que percebo em sua mensagem é sua dificuldade em esperar, devido à sua extrema ansiedade. E se você não souber equilibrar sua ansiedade e expectativa, você poderá desenvolver algum problema de saúde.

      De acordo com o que informa, sua ansiedade fez com que na "hora H", colocasse seu processo seletivo em risco, isso tem a ver com as grandes expectativas que colocou na oportunidade, expectativas são naturais, mas permitir que seja influenciado pela expectativa e ansiedade demonstram que você deva trabalhar melhor esses aspectos. Mas essa vivência lhe servirá de experiência para outras situações que lhe exijam maturidade e maior autocontrole, que são considerados diferenciais no mercado de trabalho.

      Normalmente aconselho a que entrem em contato e verifiquem diretamente na empresa o retorno do processo, mas como você informa que já se passaram 45 dias sem resposta, mesmo após várias tentativas de contato, não me resta dizer-lhe para erguer a cabeça e virar a página desse processo seletivo.

      Você já fez tudo o que estava ao seu alcance e insistir só consumirá seu tempo e suas energias.

      Espero ter contribuído e desejo-lhe muito sucesso!

      Abraço,

      Simoni Aquino
      www.alemdorh.blogspot.com
      www.simoniaquino.com.br


      Excluir
  20. ola simoni,
    Li seu artigo porem nao achei a resposta pra minha dúvida veja se pode me ajudar...
    Fiz um processo seletivo dia 16 de maio na empresa me encaminharam pra segunda etapa e falaram pra aguardar comoo nao tive resposta entrei em contato com a empresa(sendo q a recrutadora disse q podia ligar).
    A resposta foi que fui aprovada porem que a contratação foi adiada.Sera que quando eles contrtarem eles me chamam?Afinal fui aprovadaQuanto tempo é valido um processo?
    Grata aguardo sua resp.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Inicialmente agradeço-lhe por sua visita e confiança no Blog Além do RH.

      É muito difícil respondê-la de forma precisa pois não há uma regra ou um procedimento padrão, varia de empresa para empresa, conforme exponho no artigo. Também não tenho parâmetro algum para, de fora, afirmar qualquer coisa a respeito do andamento desse processo seletivo.

      Acredito que, você deva entrar em contato com o RH da própria empresa e verificar diretamente com o selecionador responsável já que somente ele poderá oferecer-lhe um posicionamento.

      Nunca vivenciei processos adiados, mas qualquer avaliação é considerada até seis meses, mas se neste período qualquer profissional envolvido no processo seletivo for desligado da empresa, o processo se inicia novamente, independente de aprovação anterior.

      Espero ter contribuído e desejo-lhe muito sucesso!

      Abraço,

      Simoni Aquino
      www.alemdorh.blogspot.com
      www.simoniaquino.com.br

      Excluir
  21. boa tarde!
    fiz um exame psicoétnico no dia 30 e me falaram que se eu passa-se ia me chamar para fazer o exame medico hoje já e dia 7 e ainda não chamou,esta dentro do prazo ainda?
    E para trabalhar em uma industria.
    DESDE-JÁ AGRADEÇO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz Carlos! Boa tarde!
      Inicialmente agradeço-lhe por sua visita e confiança no Blog Além do RH.

      Em relação à sua dúvida, acredito que não tenha lido o artigo, pois sua pergunta está contemplada no próprio texto, só que de forma genérica.

      É muito difícil respondê-lo de forma precisa pois não há uma regra ou um procedimento padrão, varia de empresa para empresa, conforme exponho no artigo. Também não tenho parâmetro algum para, de fora, afirmar qualquer coisa a respeito do andamento de sua contratação.

      Acredito que, você deva entrar em contato com o RH da própria empresa e verificar diretamente com o selecionador responsável já que somente ele poderá oferecer-lhe um posicionamento.

      Espero ter contribuído e desejo-lhe muito sucesso!

      Abraço,

      Simoni Aquino
      www.alemdorh.blogspot.com
      www.simoniaquino.com.br

      Excluir
  22. Oii Simoni tudo bem?
    Gostaria de tirar uma duvida, recebi um comunicado que fui selecionada para participar de um processo seletivo em um supermercado para Operadora de Caixa/Balconista.
    Gostaria de saber o que seria esse processo seletivo se tenho que fazer alguma prova e o que faz ?!
    Desde já agradeço Simoni.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica, bom dia!
      Inicialmente agradeço-lhe por sua visita e confiança no Blog Além do RH.

      Em relação à sua dúvida, digo-lhe que é muito difícil respondê-la de forma precisa pois dentro de um processo seletivo não há uma regra ou um procedimento padrão, pois varia de empresa para empresa, já que cada área de RH de cada organização adota técnicas diversas, pois as possibilidades são muito amplas.

      Você poderá passar por teste escrito de múltipla escolha sobre as rotinas da função em questão. Pode ser também que eles te coloquem num caixa ou num balcão e lhe oriente para atender os clientes, para lhe observar e analisar seu comportamento técnico e comportamental, diante da situação "in loco".

      Mas lembro que, de fora não tenho parâmetro algum para afirmar qualquer situação a respeito desse processo seletivo.

      Espero ter contribuído e desejo-lhe muito sucesso!

      Abraço,

      Simoni Aquino
      www.alemdorh.blogspot.com
      www.simoniaquino.com.br

      Excluir
  23. Ola Simone,
    Pesquisando sobre a demora que o RH de uma empresa leva para dá um feedback, Felizmente achei seu Blog. Se possível, gostaria que me tirasse uma dúvida: Participei de uma seleção para uma vaga de assistente adm, numa Multinacional, onde a 1ª etapa foi uma entrevista com os demais candidatos (dinâmica) acompanhado por duas pessoas do setor de Adm mais uma do RH, onde pediram que nos apresentássemos e falássemos sobre nossas experiências... No final do processo, no mesmo dia, fui comunicado que fui aprovado para 2ª etapa. No dia seguinte ao pegar o transporte da empresa para 2ª etapa fiquei sabendo que uma pessoa também aprovada, teria faltado, fui com uma certa esperança que a vaga seria minha pelo fato do outro candidato não ter comparecido; chegando lá, fui entrevistado mais uma vez ,desta vez com a presença de um gestor e ao final da entrevista, questionaram a falta do outro candidato e que entrassem em contato com ele. Fiquei triste pela falta de ética, pois assim, demonstraram o interesse no que faltou. Falaram que me ligariam qualquer coisa... Esperei 15 dias, liguei e para minha surpresa, o candidato que faltou foi o escolhido. Mas falaram que meu currículo ficaria guardado para outra oportunidade que para minha surpresa, realmente, ligaram depois de 1 mês, pois uma pessoa do setor teria sido promovida . Fui mais uma vez entrevistado, e desta vez por duas pessoas diferentes, e no final da entrevista apresentado ao presidente, onde o seu SIM foi “BOA SORTE” e um APERTO DE MÃO Firme!
    Ligaram na minha frente para uma empresa de gestão de pessoas para que preparassem uma bateria de teste. Providenciei o modelo do ofício necessário para solicitação do convênio entre a empresa e a UNIVERSIDADE que tinham me pedido, e enviei por e-mail, mas n tive nem o retorno do e-mail! Liguei no dia seguinte perguntando se tinham recebido o e-mail e que eu tinha feito o teste, logo me falaram que fui aprovado e receberam o e-mail, que ligariam para dá uma requisição para um exame... Estou esperando a quase 1 mês, isso é normal? Pois gostaria de ter a certeza, e não deixar de lado outras oportunidades que surgir pena que esta que estou esperando se trata de uma grande oportunidade, que me agregaria bastante experiência e possibilidade de desenvolvimento profissional pelo fato de estar terminando o meu curso de Adm. O que devo fazer?
    Obrigado pelo espaço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando, bom dia!

      Sem conhecer os dois lados do processo seletivo, não tenho condições de realizar alguma análise mais aprofundada, mas a leitura que faço é que a empresa tem um processo seletivo sem planejamento e portanto, ineficiente, devido às indas e vindas e à falta de transparência ao não lhe expor de forma fidedigna, quais as etapas do processo seletivo.

      Entretanto, outro ponto me chamou a atenção em seu comentário: "não deixar de lado outras oportunidades que surgir", isso é um grande engano!

      Nenhum profissional disponível deve deixar de participar de outros processos seletivos só por que foi aprovado em uma empresa, que ainda não o convocou para contratação. Ter outras oportunidades na "manga" é o mais adequado a ser feito, pois de repente aquela contratação pode ser cancelada e você acaba perdendo outras boas oportunidades.
      Portanto, se você continuar sendo convidado para outras entrevistas, não hesite em participar...

      Quanto à sua pergunta: O que fazer? Lhe respondo: não sei ao certo, pois você já fez de tudo o que estava ao seu alcance e ainda não surtiu um efeito definitivo.

      A minha recomendação é sempre essa: acredito que, você deva entrar em contato com o RH da própria empresa e verificar diretamente com o selecionador responsável já que somente ele poderá oferecer-lhe um posicionamento.

      Compreendo que você já fez isso e ainda não teve respostas, mas não há outra alternativa, realmente.

      Espero ter contribuído e desejo-lhe muito sucesso!

      Abraço,

      Simoni Aquino
      www.alemdorh.blogspot.com
      www.simoniaquino.com.br

      Excluir
  24. Olá boa tarde! Eu gostaria de tirar uma dúvida.
    Fiz uma entrevista para recepcionista no dia 14/06, sendo q o RH no dia da entrevista informou que os selecionados iriam receber a ligação e os que não foram vão receber um e-mail comunicando que não foram aprovados no prazo de uma semana.No mesmo dia me ligaram, mas fazendo um proposta melhor de acordo com o meu perfil, eu aceitei e no dia ela me falou que se não me ligasse no mesmo dia p agendar a entrevista diretamente na empresa ela me ligaria ESSA semana p encaminhar. Ainda está no prazo mas a ansiedade é tanta! Rs, será que ela vai ligar mesmo? Hj é terça e até agora nada! Rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom dia!
      Inicialmente agradeço-lhe por sua visita e confiança no Blog Além do RH.

      Até agora não compreendi sua mensagem e muito menos sua dúvida. Você me pergunta se a empresa vai lhe ligar????? Desculpa, mas não tenho bola de cristal!

      Ainda mais que você mesma diz que essa semana é o prazo e ainda não chegou sexta-feira às 18hs, quando provavelmente o prazo (se for cumprido) se encerra.

      Mas lembro que, qualquer dúvida o candidato deve entrar em contato com o RH da própria empresa e verificar diretamente com o selecionador responsável. Já que somente ele poderá lhe responder... e sem bola de cristal.

      Espero ter contribuído e desejo-lhe muito sucesso!

      Abraço,

      Simoni Aquino
      www.alemdorh.blogspot.com
      www.simoniaquino.com.br

      Excluir
    2. Na verdade vc colocou uma questão aqui q dx muitas pessoas tensas e anciosas...acaba sendo um pouco psicóloga tb ... com sua experiência dá uma visão melhor do q acontece para as pessoas e estas se sentem mais conformadas e felizes... BJ

      Excluir
  25. Boa tarde Simoni ...adorei seus esclarecimentos às pessoas...O rh pra mim é uma coisa bem complexa, e não é fácil saber se deu ou não deu certo é muito subjetivo, vai de cada rh e de cada empresa ...
    Porém tenho uma dúvida, ontem o rh da empresa me ligou perguntando se eu já estava empregada, respondi que não, porém eu sou muito ansiosa (como percebo não sou a única, rs) acontece que a moça me justificou a demora por estarem tentando contratar primeiramente a supervisora para a empresa que será minha superior direta pois terei que conversar com ela também já que trabalharemos juntas, na conversa disse que havia passado em duas entrevistas , mais recusei , porque ainda aguardo o retorno desta empresa em especial , pois é ali que quero trabalhar. Também esclareci a eles que tinha alguns planos que precisaria logo de um retorno deles. Enfim fui sincera com eles , meu pai disse que eu fiz tudo errado, a empresa não me passou uma data para um próximo retorno devo ligar e pergunta? Analisando esa minha história agi errado?

    ResponderExcluir
  26. Olá Simoni Aquino,

    Primeiramente parabéns pelo blog, mesmo que não tenha lido tudo ainda.

    Minha dúvida é a seguinte...Estou procurando emprego a um tempo já, mas não tenho retorno de muitas empresas, séria ético ligar para saber se a vaga ainda encontrasse aberta?

    Grato desde já!

    Juan Barbosa

    ResponderExcluir
  27. fiz uma entrevista a 9 dias uteis e ainda não me deram uma resposta gostaria de saber quanto tempo tenho que esperar ainda a vaga pleiteada é de Auxiliar Administrativo para a empresa Orcali de Florianópolis. cheguei a fazer vários testes psicológicos durante a entrevista.

    ResponderExcluir
  28. Olá Simoni, participei de um processo de seleção dia 18/08 para uma vaga de estágio em Engenharia Mecânica, em uma multinacional, fiz prova técnica e de idioma. Ao final do processo a moça disse que até sexta-feira dia 23/08 daria uma resposta a todos os candidatos e até agora nada, gostaria de saber se nos processos de seleção é normal uma resposta para apenas os candidatos aprovados, ou ocorrem atrasos, espero que seja isso, pois o estranho é que deram a certeza de no máximo sexta-feira uma resposta. Obrigado.

    ResponderExcluir
  29. Boa Tarde Simoni;
    Também estou com um dilema parecido.
    Fiz um processo para uma grande empresa de Telecomunicações, de duas etapas, e passei nas duas, segue o feedback do RH:
    "Parabéns,
    Temos a grata satisfação de comunicar a sua aprovação no processo seletivo feito pela ###### para posição de TECNICO DE TELECOM I.
    Solicitamos o seu comparecimento no dia 25/06/2013 às 14:00h munidos das cópias e originais de todos os documentos listados abaixo.
    Endereço: ###############. Até aí tudo bem, questionei o RH, sobre como proceder pois estava empregado em outra empresa, eles me informaram que era pra eu levar uma carta escrita de punho (pedido de demissão),bom; pensei a contratação com certeza se dará na entrega dos documentos, levei todos no dia seguinte, no endereço da empresa. Preenchemos todas as fichas, vale transporte, assistência médica etc, e o exame admissional (no qual estou com a cópia com a descrição apto para exercer a função), porém não foi assinado nenhum contrato de trabalho no ato, e que o RH, iria me ligar até o dia 02/07/2013,para começar o treinamento interno (Sistema), passado o dia 02/07, mandei um E-mail para o RH, solicitando informações, recebi o seguinte Feedback.:
    "Bom dia
    O treinamento foi adiado , por motivos internos da empresa , mais assim que tivemos uma nova data , entraremos em contato .Obrigado pela compreensão."
    Isso já faz dois meses e alguns dias, depois disso já fui na empresa umas 3 vezes, para solicitar informações, a gestora de RH, me diz que assim que tiverem espaço(salas disponíveis para o treinamento)iriam me convocar.
    Recebi uma ligação semana passada do RH, que iriam estar me chamando no prazo de uma semana, bom a semana passou e nada.Outra vez mandei Um E-mai.:
    Bom dia #######,
    Venho por meio deste solicitar informações, sobre o E-mail em questão, como nos falamos semana passada, não obtive resposta de uma data para começarmos o treinamento, desculpa pela insistência em requerer informações, porém como é explícito no E-mail, pedimos afastamento de nossas funções, em nossas empresas, e já estamos à mais de 2 (dois) meses, sem honorários empregatícios, isso acarreta dívida com credores, e excedentes financeiros, solicito uma data para fazer uma projeção.Desde já agradeço pela compreensão.


    Att;
    Não houve resposta.Pergunto eu, com essas informações o que devo fazer, já que fiz algumas consultas, jurídicas e posso entrar com uma interpelação judicial.? é claro não quero que isso aconteça, pretendo esperar mais um pouco , mas se algo der errado posso prosseguir na justiça, já que me pediram para me afastar do cargo que ocupava na minha ex empresa?

    PS: Muito bom o seu Blog por sinal, parabéns.

    ResponderExcluir
  30. Oi Simone, bao tarde!

    Eu participei de um processo de seleção, para trabalhar em um mercado e ja fiz todos os procedimentos ( doc. Exame admissional e ja estou com o uniforme).
    Hoje esta fazendo 20 dias e ainda não tive o retorno e minha CTPS esta no RH da empresa a qual eu participei do processo de seleção.
    Eu liguei a uma semana atrás e pediram pra mim aguarda, minha dúvida é a vaga de emprego esta garantida á mim?


    Desde já obrigado!

    ResponderExcluir
  31. Simone, bom dia

    Tenho participado de alguns processos seletivos, e tenho recebido feedback positivo dos gestores porém quando chega no Rh, tenho ficado reprovado, visto que não estou com o nome no spc/serasa, você saberia me dizer, por qual outro motivo isso pode estar acontecendo??

    Obrigado

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde, Simone.

    Eu participei de um processo de seleção de uma empresa, no final não fui aprovado.
    Essa mesma empresa me ligou novamente, depois de uns 3 meses, perguntando se eu tinha interesse em outra vaga, falei que sim, eles me mandaram um email pedindo algumas documentações, e que eu enviasse com máxima urgência.
    Mandei os documentos e aguardei contato novamente, já que não me retornaram e não falaram se receberam a documentação, uma semana depois eu liguei e falei com a recrutadora, perguntei se tinha recebido as documentações,ela falou que sim e que no período da tarde ela estaria entrando em contato comigo para fazer uma entrevista.
    Só que até agora ela não falou mais nada, nem ligou para fazer a entrevista e nem mandou um email. Hoje já fazem 11 dias.

    O que devo fazer? Aguardar mais um pouco, ou tentar contato novamente?

    ResponderExcluir
  33. Olá sou Adriani participei de um processo no atacadão passei no processo e fiz a entrevista
    eles disseram que iriam ligar para mim depois de dois dias que já estava aprovada o pessoal que foi comigo já fizeram exame médico eu nada daó compareci lá eles que meu nome não estava nem nenhuma lista e nem ficha
    o que eu faço?

    ResponderExcluir
  34. Bom dia Simone!

    Estou participando de um processo para uma vaga de Gerente Sênior de uma grande empresa no ramo do Varejo.

    Moro em São Paulo e a vaga é para outro Estado. Fui convidada a conhecer a empresa e assim conseguir tirar todas as minhas dúvidas.

    Preciso da sua ajuda. Quais perguntas que são interessante seu fazer para o entrevistador durante essa minha visita?

    Lembrando que ainda não fui aprovada.

    Grata!

    ResponderExcluir
  35. Olá Simoni !!
    Mim tire uma dúvida,eu fiz seleção em uma empresa primeiro fiz prova escrita ai passei um quase um mês depois fui chamado para fazer entrevista com o RH passou mas algum tempo fui chamado de novo para fazer outra entrevista com o supervisor da área da qual eu iria trabalhor logo no outro dia fui fazer uma parte dos exames e até agora não fui chamado, isso já tenhe uns dois meses será que terei chances de ser chamado?
    muito grato ..

    ResponderExcluir
  36. olá Simone boa noite !!
    mim tire uma duvida fiz seleção em uma empresa fiz entrevistas e uma parte dos exames e até agora não fui chamado, porém lá não pega parentes e eu tenho um primo lá será que não fui chamado por causa disso ?

    ResponderExcluir
  37. Achei interessante a postagem,mas estou com um problema fui para a última etapa de uma entrevista para operadora de caixa no dia 09/12/2013,fui aprovada,mas foi dito para eu esperar ser convocada por telefone para levar a documentação necessária para a admissão e exame médico admissional,o problema é que até agora não obtive nenhuma resposta e fico na dúvida se devo entrar em contato com eles para saber dessa vaga ou se devo esperar mais um pouco ,preciso de uma sugestão.Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  38. Bom dia!

    Estou com uma duvida, o RH das duas empresas (consultoria e empresa) me ligaram dizendo que eu fui o escolhido (dia 16/01) pela gerencia num processo seletivo que comecou em inicio de novembro, dia 16/01 e eu questionei qdo era preciso iniciar, me respoderam que era imidiato e que dia seguinte iria entrar em contato para dar andamento no processo. Como nao me contataram liguei no quarto dia e o RH falou que iria me ligar em seguida porem nao ligou. Poderia me auxiliar se devo ligar novamente ou esperar, pois estou em outros processos que estou em fases finais. Eu poderia ligar agora para a consultoria para pedir o que aconteceu? Pois caso demorem irei fechar com outra empresa.

    Desde ja agradeco.

    ResponderExcluir
  39. Olá, Bom dia.

    Fiz uma entrevista para atendimento de SAC no dia 05/02/2014 , passei e eles disseram que mandaria um email com os documentos a serem levados na empresa, mas ate agora nada. Será que ainda irao manda? Devo ligar para eles?

    ResponderExcluir
  40. quanto tempo pode demorar uma contrataçaõ de um grupo para trabalhar em um supermercado grande ? a minha possivel contratação ja esta em espera por 30 dias , sendo que fui selecionada em todas as etapas...isso esta correto ? ja entrei em contato com o rh e me disseram para esperar mais um pouco , pois ainda estaõ faltando documentaçaõ de algumas pessoas que fizeram o treinamento comigo. o que voce acha ?

    ResponderExcluir
  41. Olá Simone ! Boa Tarde, gostaria de tirar uma duvida também..
    Quanto tempo demora o processo de seleção na concorrência de vagas de Jovem aprendiz?
    Me candidatei para trabalhar como Jovem aprendiz em um banco mas faz 3 meses e até agora nada.. E Acredito que meu perfil no curriculo está bom.. Demora tanto assim ? Pode demorar mais? Ele vao me comunicar se eu for selecionada ou nao?

    ResponderExcluir
  42. Olá Simoni...
    Participei de um processo seletivo no dia 10 deste mês e eu sei que ainda está cedo, mas gostaria de enviar um e-mail a recrutadora que me entrevistou e perguntar quanto tempo tenho que esperar para saber o resultado do processo seletivo. É claro que não é dessa forma que gostaria de perguntar, mas também não sei o modo mais sensato de perguntar. Como devo proceder?
    Obrigada pela atenção!!

    ResponderExcluir
  43. Olá Simoni.
    Gostaria da sua opinião, por gentileza, em relação a minha dúvida.
    Fiz uma entrevista em uma empresa pequena de móveis planejados no sábado e o entrevistador disse que me daria um retorno na segunda quanto a minha entrevista. O que não ocorreu. Nessa mesma semana o anúncio exposto na vitrine da loja não foi retirado. liguei na quinta dessa mesma semana para o numero que me contataram e o mesmo não foi atendido. Como devo proceder? Pois como a vaga ainda está em aberto e eu realmente a quero muito e tenho um bom currículo para o cargo, tenho medo de que ao procura-lo passe a ideia de desespero ou qualquer outra coisa.
    Resumindo, gostaria de saber se devo aguardar mais uma semana para buscar informação quanto a seleção e se ao buscar é apropriado usar o telefone comercial da loja ou ir pessoalmente pela manhã sabendo que o movimento é menor?

    Obg desde já e fica meu elogio pela iniciativa do blog e da preocupação em dar respostas a todas as perguntas.

    José Araújo

    ResponderExcluir
  44. Bom dia,Simone tudo bem?
    Eu fiz uma entrevista,e passei na primeira fase!!!!
    O rh ficou de me ligar para a segunda etapa,Não me ligou no dia marcado

    Devo ligar no rh?ou espero o contato deles????
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  45. Boa Noite!Simoni,

    Tudo bem.?Gostei de seu blog, e gostaria de uma orientação.
    Eu passei em uma seleção em uma grande empresa. No dia da Seleção deixei de fazer treinamento em um outra menos atrativa que havia passado também, porém salário bem inferior, carreira e etc.
    Achei que valia a pena perder um para tentar outro bem melhor, afinal era uma excelente oportunidade.
    Fiquei sabendo que houve varias seleções em vários dias, imaginei que tinha muitos vagas. Depois de um dia inteiro de testes me informaram que iriam liga em dois dias para dar a resposta, sim ou nao.. Passou 7 dias resolvi ligar e me informaram que eu havia passado, mas naõ tinha vaga suficiente e que tinha que aguardar 6 meses que eles iriam entrar em contato para saber se eu tinha interesse.
    è normal a empresa fazer isso? Fazer várias seleções para poucas vagas? Voce não a acha um desrespeito? Afinal no dia dos testes não informaram que seria assim. Eu perdi um trabalho certo. Será que vou er chamada? Liguei algumas vezes e me informaram que não tinha vaga ainda. Isso faz 3 meses já. Estou indignada com a falta de respeito.
    A empresa pode proceder dessa forma?
    grata

    ResponderExcluir
  46. Olá Simoni, eu me chamo Klissia!
    Bom, eu pedi demissão da empresa na qual trabalhava à uns 2 meses,mais fui chamada para uma outra empresa,fiz a entrevista e passei...até aí a empresa passada ainda não tinha dado baixa na minha carteira, fiz o exame admissional e entreguei a xerox de toda minha documentação para a empesa atual e levei com minha carteira ainda sem tr dado baixa, não aceitaram,pois a mesma só aceitaria se a carteira estivesse dado baixa. Fui na empresa passada e exigi que dessem baixa,pois poderia perder um excelente emprego por causa da irresponsabilidade deles, fui em cima, fui em baixo, até que deram baixa, mais so na carteira, tipo meu fgts ainda estava pendente, e como eu tinha mais de ano na empresa tinhaque levar para o sindicato ´para ser homologado... Acontece que e entreguei toda a documentação para a empresa q me chamou inclusive a carteira a dado baixa, qro saber se mesmo não homologada e com o fgts pendente ha alguma possibilidade de dar ago errado na minha contratação, pois ficaram de me ligar e ja tem 1 semana e até agora nada...
    Desde já agradeço... Abraços!

    ResponderExcluir
  47. Olá Simone, encaminhei um currículo para uma vaga no Rio vagas, fui chamada para a entrevista na empresa de RH, no dia seguinte recebi uma ligação dizendo q tinha sido aprovada, fui para fazer uma nova entrevista diretamente na empresa, foi na quarta hoje ja é sabado e nao me chamaram de novo, será q ainda tenho chances?

    ResponderExcluir
  48. ola tudo bem. fui selicionado por uma agencia de emprego pra trabalhar .ja faz dois meses sem retorno e agora oq faco?

    ResponderExcluir
  49. Olá.
    Bom,participei de um processo seletivo que continha várias etapas e passei até a fase final,fiz a mesma e me disseram que me ligariam uma semana depois,e tambem que quem passasse começaria a trabalhar após dua semanas.
    Pois bem passou-se essa semana e nada,no meio da segunda semana liguei lá e perguntei já que iriam começar segundo eles o trabalho no inicio da próxima semana,eles disseram que ainda não tinha saído o resultado e que haveria de sair até o fim da semana,esperei novamente e já estou no meio da semana em que eles disseram que quem passasse começaria a trabalhar e nada.
    Por fim, a pergunta é devo ligar novamente, e se não qual a melhor hora de ligar.
    Obs:(trata-se de uma vaga para jovens aprendizes)

    ResponderExcluir
  50. Simoni, boa tarde!

    Estou muito em dúvida em relação ao envio de um currículo para Ambev, para candidatar ao processo seletivo de uma vaga de supervisor, tenho todos os quesitos, além do mais já trabalhei por quase 2 anos em um revenda da Ambev, e tenho bons conhecimentos do que querem, por isso acredito que eu tenha o perfil, porém a vaga no site foi divulgada dia 03/10 até dia 31/10, é normal esse tempo todo de divulgação? em média quanto tempo dura um processo de contratação?

    ResponderExcluir
  51. Agora vai uma pergunta da classe jovem, que atualmente é a que mais sofre com o desemprego ou a falta de oportunidade. O primeiro emprego não é fácil, responder então nem imagino. Mas quero saber o que acontece com aquelas empresas que escolhem, escolhem e escolhem os cadidatos mas parece que as empresas nunca estão satisfeitas com os escolhidos. Vira e mexe vejo anúncios na internet de empregos e tenho visto com frequência os mesmos anúncios das mesmas empresas em poucos mêses depois ou até semanas. O que acontece nessas empresas? (não imagino coisa boa). Outro fator que irrita muito, é quando as empresas colocam nos anúncios c/ ou sem experiência, e quando se chega no lugar todas as oportunidades vão para os que tem experiência. Desnecessário por parte de algumas empresas, elas poderiam focar na seleção, pois dessa forma ambas as partes economizam tempo. Por que fazem isso? Da mesma forma acontece quando novo em alguma função, não se exige experiência mas se exige que fique do jeito que eles querem em menos tempo do que o previsto por lei. Muitas alegam a falta de qualificação profissional, mas temos jovens formados mas o mercado não quer gente disposta a encarar os desafios, parecem que buscam por experiência, mas como se não temos oportunidades? Afinal, o que o mercado de trabalho quer?

    ResponderExcluir
  52. ah esqueci de comentar a respeito do treinamento. Ao meu ver muitas empresas não possuem estrutura para lidar com treinamentos ligados a novatos, respeitando as leis. Daí mais um motivo para colocar na descrição do anúncio o famoso "Com experiência"

    ResponderExcluir
  53. Olá Simone, boa noite.
    Vejo que há tempos não há atividade no blog, mas vou expor minha situação assim mesmo, espero que ainda esteja ativo:
    Estou desde o mês de Abril aguardando o inicio da minha admissão numa grande empresa, fui aprovado em todos os processos, abri a conta no banco, fiz o exame admissional e entreguei a CTPS, porém já são mais de dois meses de espera e a empresa informou que não há previsão para a data de admissão.
    O que posso fazer nesse caso, já que deixei outras oportunidades passarem?

    ResponderExcluir
  54. Olá... Boa Tarde!
    Fiz uma entrevista em Abril de 2015, mais precisamente no dia 07.
    Chegando em casa recebi um e-mail da gestora que me entrevistou me informando que eu tinha sido aprovada, e que eu mandasse pra ela meus documentos anexados por e-mail.
    Então eu mandei e recebi um folheto com o endereço da clínica onde eu faria os exames médicos, porém ela pediu que eu guardasse o folheto para quando fosse solicitada para os exames.
    Nisso passou-se 2 meses e nada de me ligarem; Resolvi entrar em contato para saber sobre a minha vaga, e a resposta que ela me deu foi que ainda não tinham vaga disponível, fiquei angustiada, mas resolvi esperar um pouco mais... agora ja se passaram 4 meses e meio e eu não obtive nenhuma resposta, nenhuma ligação, entrei em contato novamente e recebi a mesma resposta. Não estou conseguindo nenhuma outra vaga em outras empresas, por isso estou desesperada pra que essa empresa me chame, so que eu não sei mais o que eu faço; a proposta é muito boa, ja conheço a empresa pois trabalhei temporariamente na mesma, e não queria deixar passar essa oportunidade. É normal a empresa me fazer esperar tanto tempo depois de pegar todos os meus documentos?

    ResponderExcluir
  55. Boa tarde simoni Aquino meu caso e parecido c o de muitos gostaria q vc me desse um posicionamento : fiz entrevista seleção em uma empresa passei em tudo fiz exame médico apto para a função entreguei xerox de todos os documentos abri conta salário isso tudo dia 06/08/2015 disseram que em 15 minha homologação estaria pronta e até hoje 31/08/2015 nem uma ligação oque devo fazer já que na lei nenhuma empresa pode ficar por mais de 48 hrs com a carteira de trabalho .

    ResponderExcluir
  56. Olá Simone!.Me chamo Jefferson Lindoso , tenho 22 anos e sou de Sao Luis Maranhao. Pois bem, em Junho fui chamado para uma enteevista numa empresa de call center. Fiz 3 testes: Uma prova escrita de portugues e matematica, um teste de dinamica em grupo, e um teate de informatica pratico.Fui aprovado nos 3 testea, isso foi em junho desse ano de 2015. Recebí o fwedback de documentos para tirar as xerox necessarias. Dai me ligaram no mesmo mes para dizer que estava sem demanda e para aguardar que ligariam em breve para marcar o treinamento.De la para ca so ligaram para confirmar dados. Agora em Agosto no comeco do mes ligaram pedindo para providenciar os documentos que ate o dia 26 ligariam oara agendar o local do treinamento. Um dia antes dessa data me ligaram dizendo que a ooeradora claro do qual eles(a empresa master brasil presta serviços) cancelo o treinamento sendo que ja estar com 3 meses nesse liga e desmarca. Nem previsao tem. O que faço?

    ResponderExcluir
  57. tenho uma duvida, fiz uma entrevista e no dia da entrevista me disseram, que o prazo para de resposta e para segunda e ultima entrevista seria de uma semana, com uns tres dias eles me ligaram para me dar uma posição sobre o processo seletivo, dizendo que se estenderia o prazo por mais uma semana.
    Nesse caso você acredita que ainda tenho chance de ser aprovado nesse processo seletivo?

    ResponderExcluir
  58. Olá, estou com dúvida, no dia 22 fiz uma entrevista para uma grande empresa e ao final dela o gerente me disse q eu seria contratada, me encaminhou para fazer o exame admissional, abertura de conta e solicitou cópias de docs e CTPS, no dia 22/09 compareci na loja e assinei alguns documentos, inclusive sobre convênio médico para meus dependentes, foram tantas coisas q não lembro sobre o contrato de trabalho se assinei ou não, pois estava bem doente naquele dia mas sem demonstrar isso, levei o número da conta, e deixei minha CTPS , assinei o requerimento do VT , ficaram de me avisar quando estaria pronto o meu cadastro e para fazer o treinamento,pegar uniforme, kit maquiagens etc..., mas isso já completou uma semana, será que ligo ou espero mais um pouco por ser uma empresa de grande porte e de um ótimo nome no mercado de trabalho, estou c receio de que tenham desistido pois no site consta vagas para a mesma função ainda em aberto. Obrigada por esclarecer nossas dúvidas.

    ResponderExcluir
  59. Boa Noite Simoni ! Tudo bem contigo ?
    Simoni, Eu estou com uma dúvida cruel, a cerca de um ano de espera na esperança de ocupar uma vaga em uma empresa de grande porte. Como todo candidato realizei a inscrição para estar concorrendo á essa oportunidade na qual eramos aproximadamente 200 candidatos, felizmente acabei sendo selecionado entre os 4 candidatos cujo deveriam se apresentar na sede da empresa para a continuidade do processo. Durante esse encontro todos os candidatos fizeram uma apresentação para um grupo de gestores e recrutares que estavam participando do mesmo, posso dizer aqui que foi um dia muito produtivo na qual tivemos nesse dia. Após 2 meses essa reunião tive o prazer de receber uma ligação dizendo que eu fui selecionado para ocupar uma futura vaga na empresa, infelizmente isso não aconteceu ainda dentro de um ano. Mesmo quando eu entro em contato o setor do RH, eles explicam que ainda não há previsão para que eu seja chamado.
    Gostaria de saber a sua opinião em relação a todo esse contexto Simoni, pois a expectativa é muito grande mas ao mesmo tempo muito cruel por passar todo esse tempo esperando.

    Obrigado por ajudar !

    ResponderExcluir
  60. Olá Simone, meu marido fez teste de seleção para vendedor e foi aprovado no teste, logo depois passou por duas entrevistas, uma com o gerente e outra com a supervisão geral do RH, e também passou na entrevista e foi convocado para entrega de documentos e fez o exame admissional e foi apto no exame - a supervisão geral do RH pediu que ele aguardasse a empresa entrar em contato para início das atividades. Passado 8 dias após a entrega da documentação houve apenas um contato da empresa solicitando apenas a data de nascimento dos pais do meu marido. A loja é do ramo de varejo e possui várias filiais no país, e meu marido foi convocado para uma filial. Fica agora a dúvida é comum a demora para comunicarem a data de início das atividades de trabalho? Estamos preocupados porque ele deixou de procurar outro emprego visto que já havia sido apto no exame admissional e deixado a Carteira de Trabalho para assinar. Você pode nos ajudar e dizer o que fazer nesse caso?

    ResponderExcluir
  61. Oi, bom dia. Eu estou participando de um processo seletivo para ser operador de telemarketing, passei na primeira etapa e na segunda eles pediram alguns documentos, inclusive, a minha carteira de trabalho, gostaria de saber para que estão pedindo, pois estou empregado em outra serviço, mas gostaria de sair e trabalhar como operador, isso pode me complicar? Eles pedem para ver se não estou empregado?

    ResponderExcluir
  62. Oi Simone participei de um proçesso seletivo na agência e passei,após um mês a mesma me ligou e pediu para eu comparecer na empresa que eles queriam me conhecer pessoalmente, compareci e fui aprovado, no dia seguinte fiz três exame médico, e me mostraram a empresa e logo após me deram uma guia médica para realizar mas 13 exames em uma clínica médica e depois eles falaram na própria guia médica que eles iriam me ligar para agendar com o médico do trabalho passaram 15 dias e eles não me ligou, enviei um e-mail perguntando a respeito, e eles falaram que vai entrar em contato, e já faz quase um mês e até agora nada, o que pode ter acontecido? Obrigado.

    ResponderExcluir
  63. Olá Simone Fui a uma entrevista e passei no processo seletivo, imediatamente no mesmo dia a empresa me encaminhou para o treinamento, depois disso entreguei os meus documentos e fiz o exame admissional na empresa. já está inteirando 1 Mes que entreguei os documentos e nada. Gostaria de saber se tem alguma lei ou quantos dias a empresa tem que entrar em contato. Gostaria de saber se é possivel receber danos morais por o candidato ter ficado na esperança e ter recusado vagas de emprego por causa desta empresa. Obrigada

    ResponderExcluir
  64. Fiz uma entrevista, a primeira etapa do processo seletivo, na Intermédica da Paulista no dia 03/10 e falaram que retornariam no mesmo dia à tarde até no máximo no outro dia de manhã, porém não me retornaram. Isso quer dizer que eu fui reprovada ou que aconteceu algum imprevisto e eles vão demorar mais pra entrar em contato? Liguei lá hoje e falei direto com a entrevistadora e ela falou que ainda não tem notícias. Será que é porque eles não podem falar quando você é reprovado ou porque realmente não tem notícias?

    ResponderExcluir
  65. Estou participando de um processo seletivo desde o dia 15 de setembro de 2016. Passei pelas entrevistas, fiz o exame médico, e no dia 23 de setembro, entreguei as xerox dos documentos e as fotos. Porem no momento da entrega, fui informado que ainda não tinham as vagas, e que a empresa estava aguardando o rh liberar as vagas para marcar o inicio das atividades até o presente momento estou aguardando o retorno. É normal uma empresa fazer esse procedimento.Será que a empresa está fazendo algum planejamento para inicio dessas vagas. Estou tenso em relação a esse processo gostaria de uma orientação a respeito, obrigado.

    ResponderExcluir
  66. Ola bom dia!
    Fui aprovada nos processos seletivos de uma empresa. Já entreguei a documentação para validação de documentação. Minha duvida é: o que é validação de documentos? Na entrega da documentação assinei o vale tranporte e assistência médica. Eles podem desistir da minha contratação?? Mais ainda não fiz o exame admissional

    Tenha um bom dia

    ResponderExcluir
  67. Fiz uma entrevista e o entrevistador disse q mandaria meu currículo pro rh isso é bom ou ruim sera q tenho chances de ser aprovado?

    ResponderExcluir
  68. MAS SE EU ENTREGUEI OS DOCUMENTOS TUDO CERTO, SERA QUE VÃO ME CHAMAR MESMO?

    PS: ISSO JÁ FAZ QUASE 2 SEMANAS, CARGO AUX. DE PRODUÇÃO

    ResponderExcluir

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...