sábado, 21 de abril de 2012

Conhecimento e informação como diferenciais em seleções

Fonte da imagem: internet
por Simoni Aquino

Muitos se enganam quando pensam que conhecimento depende de investimentos altos, tempo e dedicação para retornarem aos bancos de estudante, sejam em cursos técnicos, graduação, pós graduação, cursos de idiomas etc.

Não!
Conhecimento e informação ao qual este artigo se refere é a busca por informações abrangentes tais como: aprimoramento profissional e pessoal, economia local e global, política local e mundial, o Brasil e as relações exteriores, mercado de trabalho local e global, investimentos externos no Brasil, informações sobre outras áreas de atuação dentro de um contexto organizacional, atualizações sobre nossas áreas de atuação, novas tecnologias, comportamento e comunicação eficazes.

No mundo atual em constante transformação, conhecimento e informação são fáceis de conseguir, basta que haja real interesse em se aprimorar. Vemos muitos profissionais reclamarem de dificuldades em sua recolocação, mas pouco vemos movimento de mudança dessa condição, já que muitos acreditam que conhecimento se consegue somente através de cursos pagos e logicamente que em momentos de desemprego, fica inviável este tipo de investimento.

Muitos criticam o mercado de trabalho, as empresas, o governo federal, os profissionais de RH, mas vemos que a ignorância (no sentido da falta de conhecimento) ainda impera e na maioria das vezes, sem um movimento de minimização dessa condição. Hoje não se justifica que as pessoas permaneçam ignorantes, pois as diversas ferramentas que o mundo Globalizado nos oferece servem para retirá-las do marasmo da falta de conhecimento e de novas perspectivas.
Mas, basta querer! 
E vemos que poucos querem de verdade, pois quando o ser humano sai da ignorância ele se depara com uma realidade de conhecer suas limitações e o fato de ter de reconhecer que o mercado de trabalho o está engolindo, pois ele mesmo se negligenciou.

COMO ADQUIRIR?
A internet é a ferramenta mais democrática atualmente e o Google é um santo aliado na hora de pesquisarmos e obtermos boas informações, basta deixar a acomodação e a preguiça de lados e ir à luta:
- Leitura de bons livros que podem ser adquiridos até em bibliotecas municipais ou de faculdades e universidades;
- Hábito de leitura de sites e blog confiáveis, imparciais e de conteúdo sério;
- Portais e sites de notícias;
- Sites, portais e blogs que dissertem sobre o mercado de tralho e suas transformações ao longo das décadas;
- Sites sobre Recursos Humanos;
- Sites de associações de classes, que disponibilizam informações sobre palestras, congressos e workshops gratuitos. 

ISSO FAZ DIFERENÇA NO MERCADO DE TRABALHO?
Parece muito obvio que qualquer investimento em seu aprimoramento pessoal e intelectual, reflete positivamente no mercado de trabalho, pois o profissional mais antenado, com conhecimento global, que tem o costume de adquirir informações relevantes possuem mais condições de se destacarem.
No mercado de trabalho atual, não basta ser competente tecnicamente no que faz, é necessário que o profissional demonstre cultura abrangente, cabeça aberta a novas possibilidades de aprendizado, que saiba conversar de forma abrangente num almoço de negócios ou dentro de um processo de negociação.
Hoje o profissional deve fazer a diferença para não passar despercebido, ou seja, deve ser bom e competente em sua área de atuação, mas que tenha uma visão holística sobre o mundo como um todo, especialmente por que o Brasil uma realidade muito diferente no mercado externo.

FUTILIDADE
Para aqueles (as) que estão na batalha por recolocação mas só leêm os cadernos de esporte dos jornais ou dos portais de notícias e não tem paciência para os de economia, para aqueles (as) que estão mais interessados nas novelas do que nos telejornais, para aqueles (as) que estão mais interessados nos reality-shows, para os (as) que se interessam por Ratinho ou Luciana Gimenez... Ainda temos aqueles (as) que estão mais preocupados (as) com o corpo e a aparência e esquecem-se do restante. A estes (as), desejo boa sorte!

Pois precisarão de muita sorte para se recolocarem da forma que sonham, embora gosto não se discute, mas com este tipo de gosto...ficará difícil e depois não venham reclamar dos RH, dos selecionadores ou do mercado de trabalho, pois não há quem os salve dentro de um processo de seleção!

DIFERENCIAL
Conhecer como trabalha as áreas de RH, especialmente os processos de Recrutamento e Seleção, reconhecer as transformações do Mercado de Trabalho, saber como anda nossa economia local, conhecer o processo de mudança da economia mundial, saber qual é o papel de nosso país dentro do contexto mundial, aprimorar sua capacidade de comunicação, educação financeira, conceitos de empregabilidade, saber de comportar de forma adequada em qualquer ambiente são fatores essenciais para sobrevivência no mundo em que vivemos e que não exige investimentos altos. 

Somente boa vontade e coração aberto o levarão ao sucesso e se buscar conhecimento agregador pode ter certeza que o reflexo positivo virá no mercado de trabalho!

OBS.:
Não passei indicações de sites de propósito. Para os que pensaram em me mandar e-mail solicitando indicação de sites, instituições e outras informações; não se dêem ao trabalho. O Google está ai ao alcance de todos e qualquer um com um mínimo de boa vontade, pode fazer isso e conseguir excelentes informações!

Este texto é de propriedade intelectual de:
Simoni Aquino
Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas

Blog Widget by LinkWithin

17 comentários:

  1. Espetacular esta informação sobre processos de seleção, no mercado de trabalho. Bem explanada, estruturada, elaborada, bem definida e explicativa de todos os processos.
    Este trabalho merece ser louvado e agradecido, a uma grande profissional que
    é SIMONI AQUINO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ventoinhas!
      Fico muito lisonjeda com suas palavras de respeito em relação a meu artigo e à minha postura profissional.

      Digo que, esse tipo de comentário só faz aumentar a responsabilidade por continuar trazendo textos imparciais e de qualidade.

      Desejo-lhe muito sucesso!
      Abraço,
      Simoni Aquino

      Excluir
  2. Informação Sobre formas de seleção
    nos processos dos lugares de candidaturas
    de progressão em carreiras profissionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João Bento!
      Não compreendi seu comentário ou sua necessidade.
      Poderia me passar informações mais detalhadas para que eu possa atendê-lo de forma assertiva?

      De qualquer forma, fico muito agradecida pela confiança e por acompanhar o Blog.

      Abraço e Sucesso!
      Simoni Aquino

      Excluir
  3. Parabéns Simoni...
    Obrigado por compartilhar seu conhecimento

    Um grande abraço

    Eudes Lucio Bonavita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eudes!
      Fico muito agradecida pelas suas palavras e parabenização.
      Minha filosofia de vida é: quanto mais compartilhamos o que sabemos, mais estamos abertos a aprender, pois tudo na vida é uma troca constante.

      Grande abraço e muito sucesso a você!
      Simoni Aquino

      Excluir
  4. Agradeço o seu empenho como profissional que é! Como deve já ter conhecimento, a minha situação profissional neste momento: Empresário, na individual. Presentemente
    a minha atividade profissional está interrompida a nivel de Finanças, para não ter de pagar impostos ao Estado. Vivo na zona de Cascais. Gostaria de ter uma atividade
    a partir de casa (Net). Estou a receber uma indicação neste momento de ter uma informação da sua parte. Agradeço a sua compreenção. um abraço e sucesso também para si.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ventoinhas!
      Não me sinto competente para lhe passar alguma informação mais detalhada, pois estamos inseridos em culturas distintas e embora seja de descendência lusitana, não conheço o mercado de trabalho de Portugal.

      O que posso lhe oferecer é minha vivência pessoal, atuo com Consultora autônoma e também atuo home office, ou seja, no Brasil a carga tributária para autônomo é mais acessível e posso desenvolver parte de meu trabalho de RH no escritório montado em casa.

      Não tenho ideia de sua área de atuação, mas atuar como autônomo no Brasil, pelo menos para minha realidade e para a minha área, é a melhor opção.

      Abraço e ótimo final de semana!
      Simoni Aquino

      Excluir
  5. Simoni.
    Parabéns pelo lúcido artigo.Na minha opinião, permita-me complementar seu ótimo artigo, o conhecimento vai além da informação pois ele além de ter um significado forte tem uma aplicação na sua experiência de vida : é seu e você o retém ou repassa. Já a informação ela não tem dono , é repassada constantemente, viaja e tem prazo de validade (pois se atualiza) A associação de ambas , como você coloca, é um dos pré-requisitos para manter a empregabilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lopes!
      Obrigada pelas suas palavras respeitosas a respeito de meu artigo.
      Suas pertinentes colocações complementaram muito bem o texto e fico agradecida pela excelente contribuição ao Blog.

      Abraço e sucesso em sua nova empreitada!
      Simoni Aquino

      Excluir
  6. Simoni seu artigo foi objetivo e tiro certo na preguica. Se queremos conhecimento temos que busca-lo. O expertise somente vem com leitura,dedicacao,horas dedicadas e estudo mesmo. Nao adianta bypassar essas fases porque elas vao te afunilar no resto do caminho. Tudo tem seu preco e com isso vamos melhorando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Inicialmente quero agradecê-lo pelas palavras a respeito do artigo. Seus comentários são muito pertinentes e complementam muito bem com um ponto de vista lúcido e maduro.

      Obrigada por prestigiar o Blog e desejo-lhe muito sucesso!

      Abraço,
      Simoni Aquino

      Excluir
  7. Igualmente para si, os melhores sucessos na sua vida. siga o rumo que está tomando
    que irá concerteza ter muitas alegrias na sua vida. Obrigada pela sua amabilidade.
    Abraço
    Ventoinhas

    ResponderExcluir
  8. Simoni, estou "Por Hora Disponível" e achei muito interessante suas colocações no seu blog a respeito disto. Ficamos tão desesperados por uma recolocação que realmente não nos preparamos. Eu sinto que nossa única preocupação é enviar logo o currículo, como se a vaga fosse de quem chegasse primeiro, e não nos preocupamos com o momento tão crucial que é a entrevista. Estar bem informado não só sobre a empresa onde nos candidatamos, com também estar informado sobre o mercado de trabalho, fazem a diferença. Muito obrigada pelas dicas!
    Margarete Maiolga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Margarete!
      Inicialmente quero agradecê-la pelas palavras respeitosas em relação aos artigos do meu Blog.

      Também vale citar a sua maturidade de reconhecer que às vezes perde a mão durante o processo de Recrutamento e Seleção e demonstra sua vontade e abertura de receber informações e dicas sobre comportamento no mercado de trabalho e reconhecer falhas e limitações já é um passo para o sucesso na recolocação profissional.

      Muito pertinente quando cita que "sinto que nossa única preocupação é enviar logo o currículo, como se a vaga fosse de quem chegasse primeiro", esse é um erro cometido pela maioria, pois o que vale é a qualidade do currículo e forma de colocar ao enviá-lo, se será o primeiro ou o centésimo currículo pouco importa.

      Estar bem preparado numa entrevista, embasado com informações abtrangentes, segurança de sua postura são cruciais para o sucesso na recolocação profisional.

      Obrigada pelas pertinentes considerações, desejo-lhe muito sucesso em sua recolocação profissional!

      Grande abraço,
      Simoni Aquino

      Excluir
  9. Parabéns pelo artigo!
    Você foi clara e conseguiu relatar o porque existe bons profissionais que ainda não conseguiram um bom emprego por na maioria das vezes dar mais atenção para a parte técnica, fazendo cursos e mais cursos caros e não dedicar tempo suficiente aos conhecimentos do Brasil e do mundo, que podem ser adquiridos sem a necessidade de gastar dinheiro.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Inicialmente quero agradecer-lhe pela parabenização em relação ao artigo.

      Seu comentário foi extremamente lúcido e gostaria eu que todos tivessem o discernimento para analisar a questão de forma tão madura e consciente.

      Muitos buscam conhecimento através de cursos e mais cursos, quando muitas vezes se esquecem de buscar as informações do cotidiano e tão necessárias para compreendermos o contexto global de forma macro e não apenas olhando para nosso próprio umbigo, como se fôssemos o centro do universo.

      Obrigada pela excelente contribuição!
      Abraço e sucesso,
      Simoni Aquino

      Excluir

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...