sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Sua busca por recolocação é assertiva?

por Simoni Aquino
Fonte da imagem: Google Images

Você manda, manda, manda inúmeros currículos há meses e não tem obtido sucesso?

Talvez seja hora de você refletir se a sua busca por recolocação está sendo realmente assertiva. 

Fazer uma análise bem crítica sobre as estratégias adotadas por você na busca por recolocação, pois as vezes um detalhe pode ser capaz de dinamitar as suas chances de recolocação, afinal de contas, ainda mais em tempos de crise com os índices alarmantes de desemprego, a concorrência é extraordinariamente grande e pode ser o detalhe a fazer diferença entre manter-se desempregado ou conquistar uma oportunidade de se recolocar.

Hoje trarei algumas dicas que são sutis, mas fazem toda a diferença nesta fase:

Metralhadora giratória
Você estabeleceu um critério para enviar seu currículo às empresas? Você estabeleceu um objetivo para sua carreira profissional?
Pois se você não estabeleceu nem critérios e nem objetivos claros, você vai sair por ai feito um desesperado enviando currículos para qualquer vaga. Isso é ineficaz!
Já via analista financeiro mandando currículo para auxilar de marketing, já vi porteiro mandando currículo para diretor administrativo, já me deparei com vendedor mandando currículo para departamento pessoal. E detalhe: nenhum deles com experiência nas áreas que se candidatou. Ah, já vi currículo com inglês básico se candidatando a uma vaga com exigência mandatória em inglês avançado.
Fica a reflexão: É desespero pelo desemprego e considera que essa artimanha surtirá algum efeito? Ou aproveita-se a divulgação de uma vaga, para aproveitar que o e-mail do selecionador está sendo divulgado para encaminhar seu currículo para um Banco de Talentos?
Nada disso surte efeitos positivos. Seja criterioso, analise a vaga com cuidado, analise os requisitos exigidos, verifique se sua experiência ou qualificação acadêmica condizem com a vaga. Se sim, encaminhe seu currículo. Se não, não adianta mandar seu currículo, pois ele será descartado, simplesmente pois você não se enquadra à vaga e terão centenas de outros profissionais que se enquadrarão e por quê a empresa deveria oportunizar você, e não quem realmente tem o perfil condizente ao que empresa busca? 
Seria injusto, não acha? 
Fazer SPAM de currículo não adianta nada, já escrevi um texto sobre isso inclusive dizendo que spam de currículo é falta de educação, leia aqui! Fica a dica.

Mandar currículo ou se candidatar a uma vaga não é garantia de contato
Estamos vivendo uma das piores crises de desemprego na história do país, portanto, são milhares de profissionais em busca de recolocação e consequentemente, milhares de currículos são enviados diariamente às empresas. Assim senso, é muito fácil compreender que para o selecionador é humanamente impossível responder a todos, muitas vezes por contenção de despesas, muitas empresas não disponibilizam um e-mail só para recebimento de currículos e assim, é impossível manter aquela mensagem automática agradecendo o currículo.
Esteja ciente que, fatalmente somente os currículos dos profissionais que serão convidados para participar de entrevistas é que serão contatados, no momento mais oportuno para a empresa, ou seja, quando a empresa disponibilizar a vaga, Caso contrário, você não será contatado. 
Esse é o mercado! 
Você, candidato, conscientize-se que as empresas mantém seus quadros enxutos e as empresas não tem como manter um profissional no RH somente para agradar você enquanto candidato no mercado de trabalho, para lhe fazer um contato para dizer que seu currículo será analisado. Pés no chão, fica a dica!

Seja educado, no mínimo
Enviar currículo para a caixa postal de um selecionador ou de qualquer colaborador da empresa e nem ao menos colocar o assunto em questão, ou seja, o envio do seu currículo e não escrever nenhuma mensagem e nem ao menos dar um bom dia, ou um boa tarde, ou um boa noite... Sinto muito, seu currículo fatalmente irá diretamente para a LIXEIRA.
Se um candidato não demonstra toda a sua capacidade de ser respeitoso e educado num momento tão importante para si que é o envio de seus currículos, imagine depois de empregado? Vai passar pela pessoa da limpeza e não vai dar bom dia, né? (já vi muito disso acontecer). E quem não dá bom dia pros colaboradores de base, que tem sua fundamental importância dentro de uma empresa, pelo menos na minha análise não serve para estar no mercado de trabalho, pois mostra que não respeita os próprios colegas de trabalho, independente do nível hierárquico.

Seja estratégico
Leia as vagas com atenção, analise minuciosamente os critérios de exigência da vaga e somente se candidate se tiver a certeza absoluta que você apresenta os requisitos da vaga.
Ficou com dúvida sobre algum ponto em específico? Caso a vaga tenha o nome da empresa, ligue para o RH da empresa e tire a sua dúvida diretamente com o selecionador, demonstrar seu profissionalismo e sua educação nessa ocasião poderá ser determinante para que você seja convidado para participar da entrevista. 
Não existe vaga aberta com o seu perfil e você tem o interesse de atuar em determinada empresa, ligue para o RH da empresa e converse com o selecionador, ao encaminhar seu currículo, cite no corpo do e-mail que você conversaram ao telefone, isso reforçará o seu contato e demonstrará que você é profissional e não invasivo.
Ai você me pergunta: - Não consigo o telefone do RH da empresa, o que devo fazer? Muito simples, joga o nome da empresa no Google, entra no site da empresa, vá em contato e ao telefone solicite falar com o responsável pelas Seleções da empresa. 
Isso é fácil! 
Basta ter vontade e determinação.

Eu tive um amigo, que é um dois pioneiros das divulgações de vaga no Brasil através de grupos de internet, o João Honório sempre dizia: buscar trabalho já é pro si só um trabalho, você deve procurar o trabalho das 8 às 18 para conquistar uma posição no mercado de trabalho. 
Nada cai do céu e a responsabilidade pela recolocação do profissional não é do RH e sim do próprio profissional.

Bom, é isso!
Sucesso e até a próxima!

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...