sexta-feira, 6 de abril de 2012

Seu comportamento te leva ao sucesso?



por Simoni Aquino


11 comportamentos  que identificam que você não será um profissional que terá sucesso na busca por recolocação:


1.  Você não sabe se comportar: Vive falando mal dos antigos empregadores, dos ex-chefes e gestores, fala mal do mercado de trabalho, acredita em todas as histórias que lhe contam, falam mal dos profissionais de outras área sem a menor ética possível.

2. Você escreve mal: Apresentando um português sofrível, cometendo erros grosseiros de gramática, pontuação, concordância verbal e nominal, utiliza várias gírias, escreve abreviando tudo o que pode e o que não pode.
3. Você é preguiçoso: Como você não tem criatividade para criar ou elaborar materiais profissionais úteis e interessantes, quer tudo de bandeja e só quer copiar o material que os outros elaboram.
4. Você não tem nada a oferecer: Sua única contribuição é a reclamação ou a crítica vazia, pois não consegue debater com consistência, não tem habilidade para construir boas colocações sem que para isso tenha que particularizar as pessoas ou as situações. Ou o que é pior: não tem senso crítico.
5. Você acha que os outros lhe devem alguma coisa: Você gosta de chamar a atenção se fazendo de coitadinho injustiçado, que ninguém lhe dá atenção, que ninguém lhe ajuda, que os outros nunca reconhecem seu talento, competência e capacidade.
6. Você considera a Internet uma terra de ninguém: Você acha que, por que está atrás do monitor, pode teclar o que vier na sua cabeça e que não haverá consequências.  Que pode fazer o que bem entende, desrespeitar profissionais ou pessoas, extravasar sua frustração e ressentimento do mercado de trabalho, teclar e dizer coisas que não teria coragem de fazer ou dizer na cara da própria pessoa, acha que pode mentir, caluniar, dar vazão à sua inconveniência sem uma autoanálise. Hoje em dia, é uma realidade que as empresas consultam as redes sociais e profissionais para analisarem o perfil e o posicionamento dos candidatos a uma vaga de trabalho e isso não é uma caça às bruxas, nem é uma "lista negra".
7. Você é antiético: Adora falar mal dos outros profissionais, ofende quem tem posição contrária à sua, não faz o que diz que faz e fala o que não faz, mas faz!
8. Você é inconveniente: Adora reclamar de tudo e não gosta de olhar pro próprio umbigo para analisar que muitas vezes o problema está em você mesmo. Faz SPAM de seu currículo, manda emails invasivos, não lê ostextos até o final e promove interpretações fora do escopo do assunto.
9. Você é grosseiro: Sutileza e cordialidade não é seu forte. Adora disseminar sua soberba ao dizer que é competente, que é injustiçado e que a culpa de tudo é sempre dos outros, que não precisa de ninguém ou que não precisa aprender nada mais.
10. Faz SPAM de seu currículo: Se você manda seu currículo sem pedir autorização para tudo enquanto é email como se fosse uma metralhadora giratória ou se candidata a vagas fora de seu perfil, por gentileza, me responda: Você já está empregado? Adiantou alguma coisa?
11. Você é mal agradecido: Você adora pedir ajuda, mas na hora de agradecer...nem se lembra de enviar uma mensagem de agradecimento, no  mínimo para agradecer o tempo que a outra pessoa dedicou a lhe ajudar. Ingratidão é falha de caráter! 

Agora você deve estar se questionando: Mas qual é o comportamento correto?
Não existe uma fórmula de comportamento, o que existe é o comportamento adequado: postura.
Tanto na via profissional, quanto na vida pessoal é absolutamente necessário que as pessoas demonstrem uma postura cordial, respeitosa, de bom senso, coerente, verdadeira, de positivismo, de empatia.
Falar o que pensa e ser contundente, não são defeitos ao contrário, se bem utilizados podem ser aliados da pessoa, o que vemos é que os falam tudo o que pensam ou acham, algumas vezes não respeitam as pessoas e isso é negativo. Ser contundente pode ser confundido com  agressividade, portanto, o importante no comportamento no mercado de trabalho é o respeito ao outro, sem generalizações ou particularizações, apenas respeito ao outro.
Sem respeito, ninguém vai à lugar algum!
Quem apresenta alguns dos comportamentos enumerados, significa que é hora de rever conceitos e posicionamentos se quiser ter mais sucesso no mercado de trabalho, esteja disponível ou empregado!

Abraço e sucesso!

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...