terça-feira, 17 de abril de 2012

Entrevista à distância como parte da seleção

Fonte da imagem: internet
por Simoni Aquino

A comunicação à distância no mundo corporativo não é novidade, pois a tecnologia de videoconferências é utilizada há pelo menos duas décadas para reduzir os custos referentes a viagens de executivos para reuniões de negócios e evitar a sua ausência dentro da unidade onde atua.

Aliás, a comunicação à distância é utilizada desde os primórdios da humanidade, os pioneiros nesta modalidade são os povos africanos que se comunicavam através da batida de tambores e os ameríndios (indíos que habitavam a América do Norte antes do século XIV) que se comunicavam através de sinais de fumaça. 

Hoje, com a facilidade ao acesso de tecnologias para comunicação à distância aliada à grande quantidade de profissionais freelancers, nômades e a disseminação do homeoffice houve a necessidade de reduzir as distâncias dentro de um processo de seleção.

As empresas de recrutamento e as áreas de RH das empresas passaram a utilizar ferramentas como MSN, Skype, MSN e a mais antiga vídeo conferência como forma de reduzir o distanciamento e a modalidade de Entrevista à Distância passou a ser uma prática comum para entrevistar profissionais que encontram-se em cidades, estados e até mesmo de regiões distintas.

CUIDADOS
- Tanto o selecionador quanto o profissional, devem tomar cuidado com as diferenças culturais existentes num país de dimensões continentais como o nosso;

- Ocorrem limitações nas percepções do selecionador, o que exige extrema atenção, seriedade e cuidados para que haja sinergia na troca de informações;

- Ocorre uma perda considerável na percepção do olhar, da expressão facial e da parte gestual e que precisam ser analisadas por um selecionador no processo de seleção e a limitação nas imagens dificulta essa análise;

- Devem ser conduzidas por profissionais de RH com sólida formação e que conheçam as abordagens de comunicação existentes e os canais de percepção necessários de serem estimulados na avaliação de seleção como visual, auditivo e cinestésico, já que na modalidade à distância parte dessas abordagens são perdidas pela ausência do contato pessoal;

- O profissional entrevistado deve manter a calma, falar pausadamente, evitar desviar os olhos do monitor, deve aguardar o momento correto para falar, deve evitar fugir das perguntas, mostrar-se cordial e receptivo;

- O selecionador deve estar bem preparado para a entrevista, deve expor claramente a empresa, ser direto ao explicar o motivo da entrevista à distância, explicar a oportunidade e deve deixar o candidato à vontade para realizar perguntas para que ambos tenham plena consciência do que esperar desta conversa.

AVALIAÇÃO
Alguns aspectos são facilmente abordados e avaliados nesta modalidade e a distância não compromete essa avaliação:
- Boa comunicação;
- Coerência entre o que consta no currículo e o discurso expressado na entrevista;
- Experiência e trajetória profissionai;
- Formação e nível educacionais;
- Facilidade de acesso ao local de trabalho;
- Atuação em empresas concorrentes;
- Facilidade de acesso ao local de trabalho;
- Pretensões profissionais do candidato;
- Pretensão salarial e pacote de benefícios e
- Real interesse do candidato à oportunidade disponibilizada pela empresa.

OLHO NO OLHO
Logicamente que essa modalidade de entrevista dentro do processo de seleção não substitui o valor e a necessidade do contato de uma entrevista pessoal, mas permite com que não se perca um bom candidato para a distância ou pela impossibilidade, inclusive financeira, de um profissional disponível ou selecionador viajar para participar ou realizar um processo de seleção, ainda mais que não existe a garantia de retorno desse investimento, uma vez que não há a certeza do aproveitamento do candidato no processo seletivo.

Essa modalidade jamais deve substituir a entrevista presencial, ou seja não pode perder o olho no olho, mas ela passou a ser extremamente importante para obter informações necessárias e importantes acerca dos candidatos e este primeiro contato servirá de subsídios para ambas as partes, sobre a decisão de que a entrevista pessoal realmente compense de ser realizada.

PREPARAR-SE PARA AS NOVAS TECNOLOGIAS UTILIZADAS EM PROCESSOS DE SELEÇÃO, É UMA MANEIRA DE ESTAR ANTENADO E SE SOBRESSAIR DE SEUS CONCORRENTES! 

Este texto é de propriedade intelectual de:
Simoni Aquino
Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas




Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Concordo com este sistema de entrevista, evita que os candidatos se desloquem, nas várias distâncias em perdas de tempo e consequentemente gastos monetários.
    Ventoinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Realmente esta modalidade de entrevista é ótima para todas as partes envolvidas no processo de seleção, pois otimiza tempo e evita gastoss desnecessários, se houver reprovação do candidato.

      Obrigada pela pertinente consideração!

      Abraço,
      Simoni Aquino

      Excluir

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...