domingo, 29 de abril de 2012

O exemplo de profissionalismo e liderança de Pep Guardiola

Fonte da imagem: Agência Reuters/Fotógrafo Issei Kato
por Simoni Aquino

O artigo de hoje estava programado para ser outro, mas há dois dias o mundo esportivo recebeu uma notícia: o pedido de demissão de Pep Guardiola, até então técnico do invejável e quase imbatível Barcelona.
Logicamente que eu não podia perder a oportunidade de fazer um paralelo entre este Líder e o Mercado de Trabalho.

Este artigo não abordará sua atuação como jogador de futebol e também não analisará em detalhes seu cotidiano desde a primeira temporada como técnico do Barcelona, o enfoque deste artigo será sua atuação de forma geral e especialmente da conduta apresentada quando de sua decisão pelo desligamento do clube e os motivos que o levaram a tomar essa decisão.

Voltando a Pep Guardiola, foram 4 anos à frente do Barcelona, time que ao longo deste período ganhou aproximadamente 23 títulos importantes, uma marca considerada incrível no mundo do futebol.
Sua liderança contribuiu para que o Barcelona se tornasse um dos maiores times de todos os tempos e seu estilo tático passou a ser invejado e estudado por todo o mundo. O próprio presidente do Barcelona declarou que Guardiola é o melhor técnico que o clube teve até o momento, tanto que chegou a assinar um cheque em branco para renovar seu contrato por mais uma temporada, o que dignamente foi recusado e preferiu manter sua opção pelo desligamento do clube.

A filosofia de trabalho no Barcelona durante sua passagem foi baseada no coletivo, ou seja, um estilo de jogo que privilegiou a equipe como um todo que trocava passes e valorizava cada posição dentro do conjunto, que sempre foi baseada em valores de estima, de confiança, de disciplina e inteligência emocional ao conduzir excelentes atletas e uni-los em busca de um só objetivo: conquistas memoráveis. Uma equipe de verdade, sem individualismos, estrelismos ou egocentrismos!

Mas enfim, o que Pep Guardiola tem a ver com um Blog que aborda RH e Mercado de Trabalho?
Tudo, desde que façamos um paralelo entre liderança e comportamento.

Pep Guardiola no Barcelona foi um líder que conseguia extrair de sua equipe o melhor, que aliou estratégia com disciplina, que aliou criatividade com tática, que privilegiava o coletivo ao invés de se curvar ao estrelismo de apenas um, um líder que nos vestiários conseguia influenciar seus jogadores para o bem comum, que criticava para extrair o melhor de seus jogadores, que privilegiava o ser e não o ter do futebol e que "enxergava" seus jogadores. Um líder com postura criativa, corajosa e inovadora, enfim, alguém que inspirava sua equipe a buscar os melhores resultados, sempre.

Sua saída já vinha sendo estudada, mas foi culminada pelo fato do Barcelona ter sido eliminado da Liga dos Campeões e por ter sofrido uma derrota crucial no campeonato espanhol; e considerando-se desgastado e sem a mesma energia para contagiar seus jogadores, decidiu demitir-se.

Posicionamentos como esses são verdadeiros exemplos de dignidade, de liderança construtiva e positiva, de estímulo ao sucesso, de conquistas de vitórias e de reconhecimento de limitações.

No Brasil, seja no esporte ou em qualquer segmento, estamos carentes desse tipo de filosofia: de privilégio ao coletivo. Líderes que se preocupam com os resultados e que os conquistam influenciando positivamente suas equipes, profissionais que lideram sem amedrontar-se com o brilho dos componentes de sua equipe, de líderes que buscam reconhecimento e compreendem que este reconhecimento é fruto de suas conquistas naturais, que reconhecem suas limitações e desmotivações e sabem o momento certo para saírem de cena, profissionais que mantém-se honestos e com sua cabeça erguida até no momento de seu desligamento.

Um líder que reconheceu que não conseguia liderar sua equipe e que já não conseguia influenciá-los para os resultados positivos, que teve a humildade de saber a hora adequada de se retirar e dar lugar a alguém mais adequado para o momento que a equipe vive. Um exemplo!

Pep Guardiola não foi uma referência apenas para a história do Barcelona, mas também referência de liderança de equipes e de motivação voltada para resultados para o mercado de trabalho, inclusive.

Hoje, dia 06.05.2012 o Esporte Espetacular da TV Globo veiculou uma interessante matéria sobre a despedida de Guardiola do Barcelona este final de semana. 
A matéria traz depoimentos de vários profissionais do futebol a respeito da conduta e do profissionalismo que levaram Guardiola ao sucesso. Assista ao vídeo da reportagem


Este texto é de propriedade intelectual de:
Simoni Aquino
Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas

sábado, 28 de abril de 2012

10 razões para fracassar na busca por recolocação profissional


Fonte da imagem: internet
por Simoni Aquino
 
  1. Seu currículo está inadequado (telefone desatualizado, ausência de endereço completo, contém mentiras, fonte pequena ou grande demais, mais de 3 folhas etc). 
    Leia mais no artigo Seu currículo está atrativo?

  2. Indisposição para fazer você mesmo, o que você pede ajuda para os outros fazerem por você. 

  3. Você não se prepara adequadamente para participar dos processos de seleção. 
  1. Apresenta algumas falhas que comprometem a sua empregabilidade. 

  2. Você não sabe o que é CHA e muito menos a sua importância nos tempos atuais. 
    Leia mais no artigo Como está seu CHA?

  3. Você reclama das exigências do mercado de trabalho, das empresas e dos profissionais de RH. 

  4. Você não tem comportamento profissional e maduro em redes profissionais. 

  5. Você não se planeja para buscar recolocação e não é convidado para participações em processos de seleção. 

  6. Você não reconhece que o mercado de trabalho mudou e que precisa se adequar a ele e considera que o mercado de trabalho é que deve se adequar a você. 

  7. Você não reconhece que existe uma grande concorrência que pode estar mais bem preparada que você e não possui diferencial para enfrentá-los no mercado de trabalho atual. 
Lembre-se, parte do sucesso na busca por recolocação depende do próprio profissional. 
Então, faça a sua parte e busque minimizar suas falhas através do aprimoramento de seu comportamento, compreendendo o funcionamento do recrutamento e da seleção e principalmente, se comportando de maneira adequada em relação à seu currículo que é seu cartão de visita. 

Abra as portas do mercado de trabalho para você e tenha muito SUCESSO!

Este texto é de propriedade intelectual de:
Simoni Aquino
Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Você conhece a parábola do Sapo Fervido?

Fonte da imagem: internet
Autor Desconhecido

Conta a lenda que um sapo foi colocado em uma panela com a mesma água fria da sua lagoa e com o fogo aceso, a água aquecia gradativamente na panela e o sapo gostava daquela sensação e nem pensava em pular da panela, ficava ali paradinho, só curtindo. 

O sapo não reagia ao gradual aumento da temperatura da água e o final todos já sabem, a água ferveu e o sapo morreu ali mesmo, dentro da panela.

Entretanto, ao pegar outro sapo da mesma lagoa e escaldá-lo, ou seja, jogá-lo na panela já com a água da lagoa fervida, ele reagiu imediatamente saltando para fora da panela e dessa forma, preservando sua vida, apesar de algumas queimaduras causadas pelo breve contato com a água fervida.

CONSIDERAÇÕES DA BLOGUEIRA
Mas por que essa reação dos sapos?
Os sapos tiveram essa reação por que seu instinto faz com que eles se defendessem das ameaças e acontecimentos rápidos e repentinos e ignorassem ou não temessem os acontecimentos graduais.

Essa parábola ficou mundialmente conhecida através do livro A Quinta Disciplina de Peter M. Senge e nos faz refletir como os profissionais reagiram às mudanças ocorridas nas últimas décadas, especialmente no mercado de trabalho. Muita gente deve conhecer esta parábola, mas ela sempre serve de reflexão para avaliarmos como estamos conduzindo nossas vidas.

Reflita se você é como o sapo fervido! Será que você está tão acostumado com sua lagoa e não percebe as mudanças que acontecem ao seu redor? Será que as mudanças que ocorreram no mercado de trabalho interferem em sua empregabilidade? Como a sua acomodação está refletindo no seu processo de recolocação?

Existem vários sapos fervidos espalhados pelo mercado de trabalho, pois consideram o ambiente muito agradável e acabam por não perceber as mudanças que ocorrem ao seu redor. Ficam obsoletos, “morrendo” sem ter percebido as mudanças. São sapos fervidos prestes a morrer, porém boiando estáveis na água da lagoa que se aquece gradativamente, que não perceberam que o mercado de trabalho se transformou com a globalização e com o avanço das tecnologias e de comunicação.

Outros profissionais são como o segundo sapo, atentos ao ambiente ao seu redor e percebendo as transformações, pulam e saltam apresentando ações que significam a reação necessária às mudanças. Não podemos agir como o sapo fervido, que por não perceber as mudanças (no seu caso, o aumento da temperatura da água), avaliou que estava tudo certo e não percebeu que chegava o seu fim. 

No caso do mercado de trabalho, os profissionais devem ser como o segundo sapo, que logo que foi jogado na água fervido, pulou para fora da panela e permaneceu vivo. Ou seja, que percebem as mudanças que acontecem e que procuram, da melhor forma ajustar-se às novas situações, para não ficarem obsoletos.

Você é um sapo fervido? 


O texto com as considerações da blogueira é de propriedade intelectual de:
Simoni Aquino
Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas

Gostou? Não gostou? 
Registre seu comentário ou compartilhe.
Mas saiba que: mensagens com ataques pessoais e citação de nomes de empresas, não serão liberadas.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Oportunidades de Trabalho - Baixada Santista

A MQS Consultoria está recrutando para uma grande Clínica Odontológica de Santos:

- Dentista com experiência em prótese e prótese sobre implante (SIN);
- Técnica em Higiene Bucal com conhecimentos do software Easy Dental, controles de estoques, conhecimento de implantes, etc.;
- Auxiliar de Cirurgião Dentista com conhecimentos de lavagem de material, uso de auto clave, organização de armário de instrumentos, cotação e compra de materiais.

Os currículos dentro do perfil divulgado, deverão ser enviados para recruta@mqs.com.br . Coloque o título da vaga no Assunto.
_________________________________________________________________________________

Rede de farmácias de manipulação solidamente estabelecida na Baixada Santista, contrata para início imediato:

1. ASSISTENTE DE RECURSOS HUMANOS – 1 vaga para Santos
Este profissional será responsável por:
- Apoio à Consultoria de RH atuante na empresa;
- Condução dos assuntos relacionados aos treinamentos da empresa - internos e externos (cronograma anual, viabilização, infraestrutura e equipamentos, agenda, cotações, elaboração de material de apoio, bem como das avaliações diversas)  e
- Apoio às atividades de DP.
Requisitos Básicos: Atuação anterior na área de Recursos Humanos. Conhecimentos em DP será considerado diferencial; ensino superior completo em Psicologia ou Gestão de RH; conhecimento em informática.
Competências: Perfil de liderança, excelente relação interpessoal, simpatia, cordialidade e jogo de cintura.
Salário: R$ 1.245,00
Benefícios: VT + AM + AO + Seg. Vida + Aux. Creche + Desconto Farmácia
Profissionais dentro do perfil, enviar currículo com pretensão salarial para email: farmabaixada@gmail.com No assunto colocar RH.

2. AUXILIAR ADMINISTRATIVO – 1 vaga para Praia Grande/SP
Atuará no CPD organizando dados na memória do micro; importando e exportando dados, limpando a memória; realização de backup; cadastro de médicos; malas direta; auxiliará a Gerente no controle de estoque, solicitando reposição de produtos, contando o que falta, preenchendo requisições e obtendo aprovação da Gerente.
Requisitos Básicos: Atuação anterior em CPD; ensino médio completo; informática, ótima digitação, disponibilidade de horário (atuará aos sábados até às 13hs) e residir em Praia Grande.
Salário: R$ 823,00
Benefícios: VT + AM Unimed + AO + Seg. Vida + Aux. Creche + Desconto farmácia.
Profissionais no perfil exigido, enviar currículo com pretensão salarial  para o email: farmabaixada@gmail.com No Assunto colocar CPD.

3. ASSISTÊNCIA DE GERÊNCIA – 1 vaga para Guarujá/SP
Será suporte ao coordenador e encarregado pela abertura da loja; conhecimentos em caixa, NF, talonário e receituários; emissão de relatórios; conferência de produtos, fórmulas e romaneio; monitoração de motoboy; organização de pendências; atendimento a clientes na recepção e na dispensação. Disponibilidade para atuar com venda, bem como acompanhar o desempenho das vendas, incentivando vendedores e verificando empenho em promoções e vendas, atualizando dados diariamente (metas x realizado) e conversando com a equipe.
Requisitos Básicos: Atuação anterior em farmácia; ensino médio completo; conhecimento em informática, disponibilidade de horário (atuará aos sábados até às 13hs) e residir no Guarujá.
Salário: R$ 1.260,00
Benefícios: VT + AM Unimed + AO + Seg. Vida + Aux. Creche + Desconto farmácia.
Profissionais no perfil exigido, enviar currículo com pretensão salarial  para email: farmabaixada@gmail.com No Assunto colocar ASS. GERÊNCIA.

4. CAIXA DE FARMÁCIA – 2 vagas sendo 1 para Santos e 1 para Guarujá 
Atuará no caixa, movimentando numerário, cheques pré-datados, cartões de crédito e de convêniosa, receberá pagamentos, realizará trocos, mantendo os devidos registros e separando as requisições, emitindo nota fiscal. Executará fechamento e conferência do caixa. Atender o cliente no caixa realizando oferecimento de produtos e vendas, assegurando boa imagem da empresa.
Requisitos Básicos: Atuação anterior na função; ensino médio completo; conhecimento em informática; disponibilidade de horário (atuará aos sábados até às 14hs30m) e residir em Santos e no Guarujá.
Salário: R$ 823,00 + comissão sobre vendas
Benefícios: VT + AM Unimed + AO + Seg. Vida + Aux. Creche + Desconto farmácia.
Profissionais no perfil exigido, enviar currículo com pretensão salarial  para email: farmabaixada@gmail.com No Assunto colocar CAIXA.

5. CAIXA PIVÔ DE FARMÁCIA – 2 vagas 
Essa caixa terá como característica atuar de forma itinerante em todas as lojas da rede na Baixada Santista (cobertura de férias e licenças médicas). Atuará no caixa, movimentando numerário, cheques pré-datados, cartões de crédito e de convêniosa, receberá pagamentos, realizará trocos, mantendo os devidos registros e separando as requisições, emitindo nota fiscal. Executará fechamento e conferência do caixa. Atender o cliente no caixa realizando oferecimento de produtos e vendas, assegurando boa imagem da empresa.
Requisitos Básicos: Atuação anterior na função; ensino médio completo; conhecimento em informática; disponibilidade para atuar de forma itinerante; disponibilidade de horário (atuará aos sábados até às 14hs30m) e residir em Santos.
Salário: R$ 823,00 + comissão sobre vendas.
Benefícios: VT + AM Unimed + AO + Seg. Vida + Aux. Creche + Desconto farmácia.
Profissionais no perfil exigido, enviar currículo com pretensão salarial para email: farmabaixada@gmail.com No Assunto colocar CAIXA PIVÔ

6. CONTROLADOR DE ACESSO – 1 vaga para Santos 
Controlar entrada e saída de clientes e vagas de veículos da diretoria e dos clientes que acessam a loja, controle de horário de permanência No estacionamento, atenção ao movimento de pessoas.
Requisitos Básicos: Atuação anterior na função; ensino médio completo; disponibilidade de horário para atuar das 11hs às 20hs30m (atuará aos sábados das 16 às 20hs.) e residir em Santos.
Salário: R$ 823,00.
Benefícios: VT + AM Unimed + AO + Seg. Vida + Aux. Creche + Desconto farmácia.
Profissionais no perfil exigido, enviar currículo com pretensão salarial para email: farmabaixada@gmail.com No Assunto colocar ACESSO.

7. ASSISTENTE DE MARKETING – 1 vaga para Santos/SP
Atuar com foco em marketing de relacionamento, novos negócios, buscar e estabelecer parcerias. Responsável pela captação e organização de eventos externos. Fazer a prospecção, contatos e oferecimento de serviços em geral. Atuar com ações de merchandising, dar apoio ao endomarketing e eventos internos. Realizar a padronização da comunicação visual das lojas (implementação e manutenção), entre outras atividades correlatas a função.
Competências: Flexibilidade, boa comunicação, iniciativa e criatividade.
Salário: R$ 1.200,00 + Ajuda de Custo.
Benefícios: VT + AM Unimed + AO + Seg. Vida + Aux. Creche + Desconto farmácia.
Profissionais no perfil exigido, enviar currículo com pretensão salarial para email: farmabaixada@gmail.com No Assunto colocar MARKETING.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Spam ou panfletagem de currículo é falta de educação!

Fonte da imagem: internet
por Simoni Aquino

Você é do tipo que não pode descobrir o e-mail de um selecionador que, imediatamente já envia o seu currículo a ele? No LinkedIn, quando você descobre algum profissional de RH você já encaminha seu currículo a ele? Lhes faço uma pergunta: Você pediu autorização ao selecionador para encaminhar seu currículo?

Se você respondeu sim, meus parabéns! 
Isso significa que você tem bom senso e educação.

Se você respondeu não, sinto muito! 
Sua atitude é pífia e não lhe trará resultados positivos.

Vamos aos fatos: No mundo real, quando não conhecemos alguém, o que manda a boa educação é que nos apresentemos, estendemos nossa mão para um cumprimento cordial e somente depois de uma apresentação formal é que estamos aptos para interagir com esta pessoa sem nos tornarmos invasivos.

Agora pergunto-lhe: Por que no mundo virtual seria diferente? 
Antes de abordar qualquer profissional, independente de sua área de atuação, devemos nos apresentar e somente com a interação positiva da outra pessoa é que estamos aptos para solicitar-lhe ajuda. 
Com o selecionador não é diferente!

É falta de bom senso quando um profissional encaminha seu curriculo a um selecionador sem que haja uma apresentação e uma solicitação para tal. Inacreditável a quantidade de profissionais disponíveis que acham que o profissional de RH tem obrigação de avaliar seu currículo, que devem ajudar a arrumar emprego ou aceitar os currículos enviados de forma invasiva.

E quando você se depara com uma vaga para um determinado perfil e mesmo sendo de área totalmente distinta, mesmo assim você encaminha seu currículo só para chegar às mãos do selecionador para o banco de dados. Acha que adianta alguma coisa? Normalmente seu currículo vai para a lixeira, se o e-mail foi para receber currículos para um determinado cargo, por que você manda para outra vaga? Onde está a lógica desse SPAM, se o currículo vai para a lixeira?

São atitudes que beiram a falta de educação! Panfletar o currículo nunca trouxe resultados positivos e ao contrário, só queimará a sua imagem no mercado de trabalho, essas atitudes só o farão distanciar de seu objetivo, que é a recolocação, pois nenhum selecionador convida para seleções, alguém invasivo e mal educado.

Existem maneiras e maneiras de se colocar no mercado de trabalho, no artigo Será que estamos buscando trabalho da maneira correta? essa questão do comportamento eficaz no mercado de trabalho foi abordada.

Não que um selecionador não queira ou não deva receber seu currículo, não é essa a questão! 
A questão é a forma como os profissionais abordam os profissionais de RH...são abordagens invasivas e sem noção crítica. Eu mesma não aceito mensagens invasivas e currículos que não sejam solicitados, ainda mais no e-mail do Blog, vão imediatamente parar na lixeira, por melhor que seja o profissional.

Fiz inúmeros amigos com o Blog, profissionais sérios e educados, que apresentam postura madura nas quais tenho satisfação em trocar mensagens periódicas. Entretanto, centenas de profissionais disponíveis utilizam o e-mail do Blog e enviam seus currículos sem solicitação para vagas que nem mesmo estou trabalhando ou que consideram que eu tenha que ficar analisando seus currículos.
Gente, se for atender a todos, não faço mais nada de minha vida!
Bom senso nunca é demais!
Perder tempo em se apresentar e me perguntar se tenho disponibilidade para receber seu currículo, são poucos os que fazem! Os que fazem, eu ajudo na medida do alcance de minhas possibilidades.

O que quero dizer com tudo isso?
Que educação é essencial em qualquer circunstância, principalmente no mercado de trabalho, os profissionais disponíveis devem se atentar ao comportamento adequado ao abordarem um profissional de RH. Este é o momento de mostrar toda a sua maturidade, profissionalismo e educação: envie uma mensagem apresentando-se informando sua área de atuação, localidade e objetivos e peça autorização para enviar seu currículo. Isso é respeito por si mesmo e senso de educação!

Se o selecionador interessar-se em lhe conhecer, ele responderá de maneira positiva. Caso contrário, bola pra frente! A mesma coisa vale para análise de currículos, sempre peça autorização.

Sei que choverão críticas, mas ninguém gosta de ser invadido, não é mesmo? Por que o profissional de RH deve gostar? Quando você recebe SPAM em seu e-mail o que você faz? Joga na lixeira não é mesmo? O mesmo raciocínio vale vale para a panfletagem do currículo.

Seja ético, seja educado, seja maduro, seja profissional. Não panflete seu currículo, pois não resolverá seu problema de recolocação e a tendência é potencializar sua condição!

Este texto é de propriedade intelectual de:
Simoni Aquino
Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas


sábado, 21 de abril de 2012

Conhecimento e informação como diferenciais em seleções

Fonte da imagem: internet
por Simoni Aquino

Muitos se enganam quando pensam que conhecimento depende de investimentos altos, tempo e dedicação para retornarem aos bancos de estudante, sejam em cursos técnicos, graduação, pós graduação, cursos de idiomas etc.

Não!
Conhecimento e informação ao qual este artigo se refere é a busca por informações abrangentes tais como: aprimoramento profissional e pessoal, economia local e global, política local e mundial, o Brasil e as relações exteriores, mercado de trabalho local e global, investimentos externos no Brasil, informações sobre outras áreas de atuação dentro de um contexto organizacional, atualizações sobre nossas áreas de atuação, novas tecnologias, comportamento e comunicação eficazes.

No mundo atual em constante transformação, conhecimento e informação são fáceis de conseguir, basta que haja real interesse em se aprimorar. Vemos muitos profissionais reclamarem de dificuldades em sua recolocação, mas pouco vemos movimento de mudança dessa condição, já que muitos acreditam que conhecimento se consegue somente através de cursos pagos e logicamente que em momentos de desemprego, fica inviável este tipo de investimento.

Muitos criticam o mercado de trabalho, as empresas, o governo federal, os profissionais de RH, mas vemos que a ignorância (no sentido da falta de conhecimento) ainda impera e na maioria das vezes, sem um movimento de minimização dessa condição. Hoje não se justifica que as pessoas permaneçam ignorantes, pois as diversas ferramentas que o mundo Globalizado nos oferece servem para retirá-las do marasmo da falta de conhecimento e de novas perspectivas.
Mas, basta querer! 
E vemos que poucos querem de verdade, pois quando o ser humano sai da ignorância ele se depara com uma realidade de conhecer suas limitações e o fato de ter de reconhecer que o mercado de trabalho o está engolindo, pois ele mesmo se negligenciou.

COMO ADQUIRIR?
A internet é a ferramenta mais democrática atualmente e o Google é um santo aliado na hora de pesquisarmos e obtermos boas informações, basta deixar a acomodação e a preguiça de lados e ir à luta:
- Leitura de bons livros que podem ser adquiridos até em bibliotecas municipais ou de faculdades e universidades;
- Hábito de leitura de sites e blog confiáveis, imparciais e de conteúdo sério;
- Portais e sites de notícias;
- Sites, portais e blogs que dissertem sobre o mercado de tralho e suas transformações ao longo das décadas;
- Sites sobre Recursos Humanos;
- Sites de associações de classes, que disponibilizam informações sobre palestras, congressos e workshops gratuitos. 

ISSO FAZ DIFERENÇA NO MERCADO DE TRABALHO?
Parece muito obvio que qualquer investimento em seu aprimoramento pessoal e intelectual, reflete positivamente no mercado de trabalho, pois o profissional mais antenado, com conhecimento global, que tem o costume de adquirir informações relevantes possuem mais condições de se destacarem.
No mercado de trabalho atual, não basta ser competente tecnicamente no que faz, é necessário que o profissional demonstre cultura abrangente, cabeça aberta a novas possibilidades de aprendizado, que saiba conversar de forma abrangente num almoço de negócios ou dentro de um processo de negociação.
Hoje o profissional deve fazer a diferença para não passar despercebido, ou seja, deve ser bom e competente em sua área de atuação, mas que tenha uma visão holística sobre o mundo como um todo, especialmente por que o Brasil uma realidade muito diferente no mercado externo.

FUTILIDADE
Para aqueles (as) que estão na batalha por recolocação mas só leêm os cadernos de esporte dos jornais ou dos portais de notícias e não tem paciência para os de economia, para aqueles (as) que estão mais interessados nas novelas do que nos telejornais, para aqueles (as) que estão mais interessados nos reality-shows, para os (as) que se interessam por Ratinho ou Luciana Gimenez... Ainda temos aqueles (as) que estão mais preocupados (as) com o corpo e a aparência e esquecem-se do restante. A estes (as), desejo boa sorte!

Pois precisarão de muita sorte para se recolocarem da forma que sonham, embora gosto não se discute, mas com este tipo de gosto...ficará difícil e depois não venham reclamar dos RH, dos selecionadores ou do mercado de trabalho, pois não há quem os salve dentro de um processo de seleção!

DIFERENCIAL
Conhecer como trabalha as áreas de RH, especialmente os processos de Recrutamento e Seleção, reconhecer as transformações do Mercado de Trabalho, saber como anda nossa economia local, conhecer o processo de mudança da economia mundial, saber qual é o papel de nosso país dentro do contexto mundial, aprimorar sua capacidade de comunicação, educação financeira, conceitos de empregabilidade, saber de comportar de forma adequada em qualquer ambiente são fatores essenciais para sobrevivência no mundo em que vivemos e que não exige investimentos altos. 

Somente boa vontade e coração aberto o levarão ao sucesso e se buscar conhecimento agregador pode ter certeza que o reflexo positivo virá no mercado de trabalho!

OBS.:
Não passei indicações de sites de propósito. Para os que pensaram em me mandar e-mail solicitando indicação de sites, instituições e outras informações; não se dêem ao trabalho. O Google está ai ao alcance de todos e qualquer um com um mínimo de boa vontade, pode fazer isso e conseguir excelentes informações!

Este texto é de propriedade intelectual de:
Simoni Aquino
Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas

quinta-feira, 19 de abril de 2012

ABRH Seccional Baixada Santista: Case Sofitel - Accor

por Simoni Aquino

Fonte da imagem: Blog da ABRHSP
Ontem foi realizado o evento Temas em Debate da ABRH – Baixada Santista no ESAMC/Santos. Apresentado pela Glaucia Barcelos – Gerente de RH do Sofitel Guarujá, que nos apresentou um mundo de RH ideal através do case sobre a Sofitel – Accor: O papel da Gestão Estratégica das Pessoas em um Projeto e Estratégia Mundial.
Na verdade ela não nos apresentou, ela simplesmente nos brindou com uma apresentação primorosa e sua vivência prática, que nos parece tão longe de nossa realidade: RH “realmente estratégico”.
Fantástica a filosofia global da Sofitel e do Grupo Accor “Be Magnifique”, onde seus empregados não são vistos nem como colaboradores (como costumamos chamar no Brasil) e sim como Embaixadores, detentores de conhecimentos e de competências constantemente aprimoradas e desenvolvidas. O programa de acompanhamento ao colaborador ingressante à empresa com o trabalho de tutoria que visa a socialização do novo embaixador. Os gestores atuam como Empreendedores e além de facilitadores, são multiplicadores dessa filosofia de integração global de excelência.
A valorização da cultura francesa (o Grupo Accor é francês) e o alinhamento com a cultura local demonstra todo o respeito que a empresa apresenta , o atendimento personalizado a seus clientes e a disposição que seus embaixadores demonstram no cumprimento da personalização desse atendimento. Delicadeza do som da música e do aroma do perfume!
RH Estratégico!
Um termo utilizado amplamente no Brasil, mas praticado realmente por poucos, esse case me fez repensar como o Brasil engatinha quando o assunto é a Gestão de Pessoas. Infelizmente ainda encontramos a cultura do RH como um braço do DP e isso é retrógrado demais, especialmente quando temos um choque de realidade ao nos depararmos com uma empresa global, que pensa o RH de forma global e totalmente alinhado com os valores e estratégias da empresa.
Enquanto as empresas no Brasil não enxergarem o RH como ele precisa ser visto e reconhecido, ou seja, como estratégico e valorizando seus empregados como VERDADEIROS COLABORADORES (e não só denominá -los assim, apenas por que “pega bem”), vamos continuar com um mercado de trabalho injusto, com tanta desigualdade e com níveis assustadores de desmotivação organizacional.
O capital humano deve ser valorizado e estimulado, o RH deve fazer parte das mesas de reuniões nos assuntos estratégicos, o RH deve ter autonomia para ser o elo entre a Alta Direção e seus colaboradores, deve ser encarado como fonte de recursos intelectuais e não como fonte de despesas de pessoal.
O RH sofre muitos estigmas por que ele é comumente encarado como um criador de regras, um cobrador de desempenho e um pesquisador de climas para “entregar” os que não se mostram satisfeitos, mas por quê essa visão? Por que estes estão próximos da empresa e distantes dos colaboradores. Em contrapartida, quando o RH se aproxima dos colaboradores para os escutar e olhar para estes com ações mais humanas voltadas à valorização e desenvolvimento, são taxados pela Alta Direção de assistencialistas.
As empresas devem proporcionar aos RH´s um equilíbrio e harmonia para que possam atuar alinhados à empresa e em conjunto com os gestores e colaboradores, atuando como um elo entre todos de forma estratégica e humana.
Os líderes devem repensar posturas e deixar de ser apenas técnicos para serem gestores das pessoas de suas equipes, a fim de "facilitarem” a troca entre empresa e colaboradores.  Todos os envolvidos devem compreender que fazem parte de uma mesma estratégia e que devem atuar de forma integrada e não como inimigos uns dos outros em constante disputa organizacional.
Maravilhoso ter contato com um “universo” onde o RH  e os “embaixadores” recebem o devido valor que merecem. Vergonha alheia para os que se encontram “anos luz” atrás...
Se uma empresa global com o Sofitel consegue fazer uma integração filosófica e prática com profissionais dos hotéis do mundo todo envolvendo os níveis hierárquicos, por que nós no mercado brasileiro não podemos conseguir?
Basta boa vontade, visão holística e responsabilidade empresarial e social! Esse movimento de mudança também de depende de nós, profissionais de RH, que temos que nos preparar e pensar de forma estratégica para que nossa área seja mais valorizada!
Agradeço a todos da ABRH – Baixada Santista por nos brindar com essa oportunidade, em especial à Glaucia Barcelos que nos apresentou essa realidade possível. Excelente organização dos diretores da ABRH e agradável espaço disponibilizado pela ESAMC – Santos.
Cada evento da ABRH – Baixada Santista nos proporciona uma agradável surpresa e oportunidade de ampliação de nossos horizontes, enquanto profissionais de RH e seres humanos.

Este texto é de propriedade intelectual de:
Simoni Aquino
Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas

Cursos gratuitos de idiomas

Fonte da imagem: internet
por Simoni Aquino

Se você sofre de:
Falta de tempo, saúde financeira comprometida ou vive no trânsito caótico. E por conta desses fatores, nunca teve condições de aprender uma segunda língua, saiba que seu problema pode estar resolvido.
Com a facilidade e a comodidade da internet, nenhum dos fatores acima são impeditivos para se dedicar a aprender um novo idioma.

Existem sites gratuitos e pagos que oferecem cursos online, na realidade esses sites são cyber-salas de aula, com tutores virtuais e lições online e/ou através do e-mail, alguns possuem áudio e outros até disponibilizam vídeos no ensino do idioma.

Os sites entram com a ferramenta e a metodologia de ensino e o aluno entra com sua dedicação.
Segue relação de sites gratuitos: 

SITES COM ENSINO DE VÁRIOS IDIOMAS:

SITES COM ENSINO DE ESPANHOL:

SITES COM ENSINO DE INGLÊS:

Prós: Gratuidade de alguns sites, fazer o curso de onde considerar mais conveniente e no horário disponível.

Contras: Necessário absoluta dedicação, força de vontade e facilidade de aprendizado à distância.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Entrevista à distância como parte da seleção

Fonte da imagem: internet
por Simoni Aquino

A comunicação à distância no mundo corporativo não é novidade, pois a tecnologia de videoconferências é utilizada há pelo menos duas décadas para reduzir os custos referentes a viagens de executivos para reuniões de negócios e evitar a sua ausência dentro da unidade onde atua.

Aliás, a comunicação à distância é utilizada desde os primórdios da humanidade, os pioneiros nesta modalidade são os povos africanos que se comunicavam através da batida de tambores e os ameríndios (indíos que habitavam a América do Norte antes do século XIV) que se comunicavam através de sinais de fumaça. 

Hoje, com a facilidade ao acesso de tecnologias para comunicação à distância aliada à grande quantidade de profissionais freelancers, nômades e a disseminação do homeoffice houve a necessidade de reduzir as distâncias dentro de um processo de seleção.

As empresas de recrutamento e as áreas de RH das empresas passaram a utilizar ferramentas como MSN, Skype, MSN e a mais antiga vídeo conferência como forma de reduzir o distanciamento e a modalidade de Entrevista à Distância passou a ser uma prática comum para entrevistar profissionais que encontram-se em cidades, estados e até mesmo de regiões distintas.

CUIDADOS
- Tanto o selecionador quanto o profissional, devem tomar cuidado com as diferenças culturais existentes num país de dimensões continentais como o nosso;

- Ocorrem limitações nas percepções do selecionador, o que exige extrema atenção, seriedade e cuidados para que haja sinergia na troca de informações;

- Ocorre uma perda considerável na percepção do olhar, da expressão facial e da parte gestual e que precisam ser analisadas por um selecionador no processo de seleção e a limitação nas imagens dificulta essa análise;

- Devem ser conduzidas por profissionais de RH com sólida formação e que conheçam as abordagens de comunicação existentes e os canais de percepção necessários de serem estimulados na avaliação de seleção como visual, auditivo e cinestésico, já que na modalidade à distância parte dessas abordagens são perdidas pela ausência do contato pessoal;

- O profissional entrevistado deve manter a calma, falar pausadamente, evitar desviar os olhos do monitor, deve aguardar o momento correto para falar, deve evitar fugir das perguntas, mostrar-se cordial e receptivo;

- O selecionador deve estar bem preparado para a entrevista, deve expor claramente a empresa, ser direto ao explicar o motivo da entrevista à distância, explicar a oportunidade e deve deixar o candidato à vontade para realizar perguntas para que ambos tenham plena consciência do que esperar desta conversa.

AVALIAÇÃO
Alguns aspectos são facilmente abordados e avaliados nesta modalidade e a distância não compromete essa avaliação:
- Boa comunicação;
- Coerência entre o que consta no currículo e o discurso expressado na entrevista;
- Experiência e trajetória profissionai;
- Formação e nível educacionais;
- Facilidade de acesso ao local de trabalho;
- Atuação em empresas concorrentes;
- Facilidade de acesso ao local de trabalho;
- Pretensões profissionais do candidato;
- Pretensão salarial e pacote de benefícios e
- Real interesse do candidato à oportunidade disponibilizada pela empresa.

OLHO NO OLHO
Logicamente que essa modalidade de entrevista dentro do processo de seleção não substitui o valor e a necessidade do contato de uma entrevista pessoal, mas permite com que não se perca um bom candidato para a distância ou pela impossibilidade, inclusive financeira, de um profissional disponível ou selecionador viajar para participar ou realizar um processo de seleção, ainda mais que não existe a garantia de retorno desse investimento, uma vez que não há a certeza do aproveitamento do candidato no processo seletivo.

Essa modalidade jamais deve substituir a entrevista presencial, ou seja não pode perder o olho no olho, mas ela passou a ser extremamente importante para obter informações necessárias e importantes acerca dos candidatos e este primeiro contato servirá de subsídios para ambas as partes, sobre a decisão de que a entrevista pessoal realmente compense de ser realizada.

PREPARAR-SE PARA AS NOVAS TECNOLOGIAS UTILIZADAS EM PROCESSOS DE SELEÇÃO, É UMA MANEIRA DE ESTAR ANTENADO E SE SOBRESSAIR DE SEUS CONCORRENTES! 

Este texto é de propriedade intelectual de:
Simoni Aquino
Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas




sábado, 14 de abril de 2012

As redes sociais e profissionais e sua influência nas Seleções

Fonte da imagem: internet
por Simoni Aquino

A internet hoje é a ferramenta mais ágil, democrática e moderna em tempos de Era do Conhecimento.

Segundo pesquisa realizada pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em fevereiro de 2010, no Brasil cerca de 90% dos 73 milhões de pessoas que têm acesso à internet
usam redes sociais.

Da mesma forma que os meios de comunicação se atualizaram e se modernizaram, os processos de seleção vão em busca de atualização e; participar das redes profissionais é a mais atual forma de construir networking, buscar oportunidades de trabalho e obter informações acerca de profissionais postulantes a oportunidades de trabalho.

Um estudo realizado por uma das maiores empresas de recrutamento global, Robert Half, com 2.819 executivos de média e alta gerência aponta que 21% das empresas nacionais afirmaram que utilizam ferramentas de redes sociais para contratações. O Brasil lidera e está na frente de países como Espanha com 18%, Itália e a Holanda ambas com 13%.


Lembre-se que, as redes sociais ou profissionais tornaram-se vitrines! Para termos noção da dimensão do alcance das redes profissionais no Brasil, em 10 de fevereiro de 2012, o LinkedIn que é a maior rede profissional global, anunciou o impressionante número de 7 milhões de usuários brasileiros. Aproveitando o sucesso e pegando carona nesta rede, as empresas de recrutamento e as áreas de RH perceberam a excelente possibilidade de aumentar o alcance da busca por profissionais e otimizar a fase do recrutamento.

Tornou-se uma excelente estratégia que permite aos selecionadores, recrutadores, gestores e empresários obter informações sempre atualizadas dos profissionais, permite alcance de grande número de potenciais candidatos, apresenta rápida divulgação de vagas, permite um rápido contato com os profissionais e especialmente, oferece subsídios para trabalhar no mapeamento dos profissionais sem que seja necessário lançar mão de banco de dados mas sim, no perfil mais adequado do profissional no LinkedIn, seja através da atualização das informações no perfil ou na análise das participações dos profissionais em grupos de discussão, que são inúmeros.

Tudo isso traz ganho e otimização de tempo e assertividade nas informações obtidas, pois normalmente o movimento em bancos de currículos gira em torno de 6 a 8 meses o que gera grande desatualização, ao passo que, em redes profissionais as informações se dão em tempo real, em grande parte dos profissionais.

Como já abordado no artigo Comportamento Eficaz em Redes Profissionais, os candidatos precisam fazer o uso de forma muito criteriosa. Já que os comportamentos serão avaliados, especialmente para aqueles profissionais que participam dos grupos de discussão (principalmente grupos de empresas de divulgação de vagas).

O cuidado com a postura deve ser a principal preocupação dos profissionais, uma vez que os exageros nunca são bem vistos:
- Excesso de informação de caráter pessoal e informal;
- Fotos pouco profissionais (com poses que remetam à sensualidade e à informalidade);
- Confusão entre redes sociais (como Orkut e Facebook) e sites de relacionamento profissional (como Linkedin, Via6 ou Plaxo);
- Falta de educação e arrogância;
- Disseminação de preconceitos e generalizações;
- Falar mal de antigos empregadores e do mercado de trabalho;
- Ser agressivo, julgar ou falar mal de profissionais de outras áreas, bem como de selecionadores e recrutadores. 

DESCRÉDITO
Embora esses sejam erros primários e imaturos, são atitudes extremamente comuns, já que os profissionais não acreditam ou não percebem que estão se colocando numa vitrine negativa e isso faz com que as oportunidades desapareçam.
Dessa forma, encontramos muitos participantes de redes profissionais que dão o contra em tudo os que os outros colocam (aqueles que por que não possuem determinadas atitudes, acham que ninguém devem ter), os que gostam de perseguir outros profissionais, os que vivem reclamando do mercado de trabalho e da existência de “listas negras. Aliás, o que alguns chamam de “lista negra” na minha humilde opinião trata-se do próprio comportamento inadequado (vitimização, falta de educação, desrespeito e falta de ética) de alguns profissionais, disponíveis ou não.

Afinal de contas, as empresas não querem funcionários que apresentem posturas inadequadas para compor sua equipe - "os corvos" como diz o Prof. Marins, e se os profissionais não se preocupam em cuidar de sua imagem e de seu marketing pessoal numa rede profissional, que é uma vitrine para sua recolocação, imagine como será sua postura, após sua contratação! 

x MATURIDADE
Na contramão desses profissionais, encontramos os que apresentam postura exemplar, que tratam os demais participantes de maneira cordial, respeitando as diferenças existentes nas diversidades das áreas de atuação, na diversidade de raças, credos, culturas regionais e valores.
Aqueles profissionais que se preocupam em participar de debates com consistência, oferecendo posições maduras e não particularizadas, que apresentam algo a contribuir com os demais participantes, que criticam com abordagem abrangente e não pessoal.
Esses com certeza, construirão uma rede sólida, que irá agregar positivamente à sua carreira e crescimento pessoal, que dessa forma, se tornarão alvos das empresas e dos selecionadores, que quando tiverem uma posição com o seu perfil, com toda a certeza colherão excelentes oportunidades no mercado de trabalho, já que sabem se colocar de forma madura e profissional. 

ANÁLISES
Em redes sociais como Orkut e Facebook, o selecionador busca conhecer como é a vida privada do candidato, ou seja, se frequenta baladas, se faz uso abusivo de álcool e outras substâncias que possam vir a comprometer suas responsabilidades na empresa, especialmente em vagas que necessitem plantões ou escalas aos finais de semana.

Lógico que não há mal nenhum em assumir uma vida social, relações sociais e seus hábitos de consumo, mas sempre se atentar quanto ao cuidado com o excesso, já que os exageros influenciam negativamente, uma vez que o ideal em tudo na vida é o equilíbrio. 

REALIDADE 
Vemos muitas opiniões contrárias à essas pesquisas e avaliações, mas os participantes da rede não devem esquecer que a internet é um território livre e democrático e o que tudo o que é feito na rede facilmente torna-se alvo de pesquisas.
Portanto, todo o cuidado com o que se tecla para que o profissional possa causar uma excelente impressão. Cuidar da própria imagem com equilíbrio e sem artificialismos, não faz mal a ninguém, nem na vida pessoal ou profissional, seja no mundo real ou no mundo virtual.

Como diz o ditado antigo: 
“Cautela e canja de galinha não faz mal a ninguém”!

OBS.:
Este Blog tem excelentes leitores, mas também tem uns preguiçosos que não lêem os artigos até o final ou que tem dificuldade em compreensão de textos; e me agridem de forma pessoal, como se eu fosse culpada pelas condutas do mercado de trabalho, só por que exponho as situações aqui, de forma imparcial. Se liga!!! Falar sobre algo não quer dizer que a inventamos ou concordamos com o que é escrito...

Este texto é de propriedade intelectual de:
Simoni Aquino
Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...