Fonte da imagem: Internet |
Meu Blog nasceu da observação de que os profissionais disponíveis, necessitam de informações de qualidade e vindas de uma profissional que já esteve no mercado; e que portanto está apta a analisar as situações do ponto de vista de um desempregado e de um profissional de RH, ou seja, apresentando empatia.
Meu objetivo é colocar minhas vivências pessoais e profissionais em RH à serviço dos profissionais disponíveis, realizando análises, dicas e orientações que buscam direcionar os profissionais que buscam recolocação. Não ganho um centavo com isto, mas tenho a grata satisfação de poder compartilhar meus conhecimentos e pontos de vista com os leitores que confiam e prestigiam meu Blog.
Justamente por não privilegiar nenhum dos lados, ou seja, nem RH e nem os desempregados, as análises deste Blog são isentas e realizadas de maneira madura e profissional, sem particularizar situações ou fatos e buscando proporcionar informações de qualidade.
Sempre há os que, ao invés de se autoavaliar para buscar aprimoramento, vestem a carapuça de maneira pessoal e sentem-se ofendidos ou atacados de alguma forma, sem levar em consideração a nova configuração do mercado de trabalho e especialmente, a gestão por competências.
Nunca me coloquei como dona da verdade, mas também tenho grandes restrições aos ditos “Gurus de RH ou Gestão” que disseminam verdades absolutas a respeito do mercado de trabalho, bem como dos processos de Recrutamento e Seleção, pois não levam em conta inúmeros fatores que variam de empresa para empresa:
Cultura organizacional;
Concorrência empresarial;
Estratégia organizacional
Estratégia concorrencial;
Localidade da empresa;
Dentre outros.
Fico abismada com o posicionamento infantil e melindroso alguns profissionais disponíveis apresentam no mercado de trabalho. Invariavelmente são os mesmos que disseminam certa frustração em relação ao mercado de trabalho e aos profissionais de RH, ou seja, utilizando um chulo ditado popular: “Alguns sentam no próprio rabo para falar mal do rabo do outro” e não percebem que sua postura influencia negativamente seu marketing pessoal e acaba justificando por que permanecem tanto tempo disponíveis no mercado de trabalho.
Repense posturas pessoais e profissionais, analise se seu posicionamento no mercado de trabalho demonstra maturidade e lucidez. Não se esqueça o comportamento no mercado de trabalho prediz a postura pessoal e profissional dentro da organização que vier a contratar o profissional disponívelm, especialmente os que frequentam redes profissionais.
Alguns chamam isso de "caças às bruxas", eu acredito muito mais em seleção natural do comportamento humano, pois somos o que deixamos que os outro consideram de nós, especialmente porque no mundo corporativo as empresas buscam soluções, não problemas!
Portanto, não seja um problema para as empresas, pois se passar a imagem de um profissional imaturo e problemático, não conseguirá recolocação!
Este texto é de propriedade intelectual de:
Simoni Aquino
Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas
Interessante este assunto.
ResponderExcluirOlá João Bento!
ExcluirAgradecida por mais uma visita e por ter considerado este tema interessante.
Seja sempre muito bem-vindo ao Blog!
Grande abraço e sucesso!
Simoni Aquino
Simoni,otimo artigo! Gostei bastante das comparacoes.
ResponderExcluirAbraco
Cezar Marques
Olá Cezar!
ExcluirMais uma vez, agradeço-lhe por suas palavras de respeito e por ter apreciado mais este artigo.
Abraço e desejo-lhe uma ótima semana!
Simoni Aquino