sexta-feira, 13 de julho de 2012

Piada sobre entrevista de trabalho e o planejamento da

Uma pérola da série: Pérolas e Piadas sobre RH...


Se alguém souber o autor da charge, por gentileza me encaminhe nos comentários, para que eu conceda os devidos créditos.

CONSIDERAÇÕES DA BLOGUEIRA:
Que perguntinha mais bem formulada, hein selecionador? 

A entrevista deve ser planejada pelo selecionador, o currículo deve ser apreciado previamente, a vaga em questão deve ser analisada do ponto de vista de competências a serem avaliadas e requisitadas.

O selecionador que pergunta só por perguntar, sem compreender o que deve ser constatado e sem planejar a entrevista de acordo com a importância estratégica de uma seleção profissional e assertiva, acaba ouvindo o que não quer!

Agora, cadê o bom senso do candidato?

Lembrei de uma determinada ocasião, entrevistei um candidato que se candidatou espontaneamente a uma vaga de "Motorista" que havia divulgado amplamente, seu currículo mostrava ampla experiência na função, cuja carreira profissional foi toda construída como motorista de caminhão. 

Ao entrevistá-lo, me contou que, como desejava mudar de área e buscar novas oportunidades, iniciou o curso superior em Administração de Empresas, mas apesar de no currículo ter informado que o curso estava concluído, ele me confidenciou que teve dificuldade de elaborar o TCC (por ser muito complicado de fazer) e que por isso, seu diploma estava pendente. 
Ou seja, ele não concluiu o curso superior!

Fui dando corda e ao questioná-lo sobre seu futuro, ele informou que seu objetivo era "ser gestor administrativo" e ao questioná-lo sobre a vaga de motorista, ele disse que se candidatou, pois não tinha "vaga melhor", mas que ele desejava mesmo era uma vaga de gestor.

Nem preciso dizer que, foi reprovado para a vaga de motorista e jamais seria aprovado por mim para uma "vaga de gestor", enquanto não mudasse sua forma de pensar.

Alguém que por limitação intelectual de elaborar o TCC para concluir o tão almejado nível superior, querer ser gestor sem experiência de liderança mínima que seja já é difícil, começar por uma vaga mais simples no escritório ele não queria, queria ser chefe sem construir uma carreira que justificasse seu objetivo...
Pura soberba não dá, né?
Até para sonhar é preciso ter bom senso, planejamento e os pés no chão.

Enfim, o selecionador deve planejar sua entrevista e o candidato deve ter a humildade de compreender sua posição atual no mercado de trabalho.

Bom, é isso! 
Até a próxima!

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.

Conto com a sua compreensão,

Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...