por Simoni Aquino
Desde quando iniciei o blog, venho abordando a necessidade de buscar diferenciais no mercado de trabalho, da importância da humildade em reconhecer que nem sempre somos a última bolachinha do pacote como por vezes nos consideramos e que não reconhecemos que existe uma concorrência igualmente ou melhor preparada que nós.
Embora a maioria dos profissionais não compreenda ou não tenha interesse em compreender como é o processo de seleção por competências, quem é profissional de RH sabe que as reprovações ocorrem justamente por falhas na comprovação ou no desenvolvimento das competências, especialmente as sociais e comportamentais.
Muitos profissionais reclamam do mercado de trabalho e não buscam autoavaliar-se e olhar com senso crítico para reconhecer que são reprovados por que apesar de excelentes técnicos, são por vezes falhos em competências básicas e absolutamente essenciais, tais como: iniciativa, criatividade, visão sistêmica, maturidade, compreensão de textos, cumprimento de orientações ou ordens dentre outras.
Muitos profissionais reclamam do mercado de trabalho e não buscam autoavaliar-se e olhar com senso crítico para reconhecer que são reprovados por que apesar de excelentes técnicos, são por vezes falhos em competências básicas e absolutamente essenciais, tais como: iniciativa, criatividade, visão sistêmica, maturidade, compreensão de textos, cumprimento de orientações ou ordens dentre outras.
Mas hoje, especificamente abordarei a importância do talento como competência determinante para conquistar sucesso na busca por recolocação. E ao abordar "talento", logo lembrei do Renato Russo: cantor, compositor e líder da Legião Urbana.
Mas por quê?
Fonte da imagem: Internet |
Ele é a maior prova de que talento, faz toda a diferença na vida profissional!
Não entrarei no mérito de sua vida pessoal, tampouco de suas opções na vida privada. Não é esta a minha intenção e nem me considero "alguém" que tenha qualquer direito a promover algum julgamento de valor a respeito de sua conduta pessoal, amorosa ou social.
Quero abordar unicamente sua trajetória profissional, seu talento para a música era e continua sendo impressionante. Seu ofício era ser compositor e cantor, igual a tantos outros profissionais que vemos por ai...mas ele simplesmente faz diferença (até depois de seu falecimento) e influenciou toda uma geração de jovens nas décadas de 80 e 90.
Sua música é atemporal e ainda hoje quando ouvimos suas canções nos parece que elas acabaram de ser compostas, fato que nem todos os profissionais de seu segmento e época fizeram, enfim seu diferencial é o talento!
Temos outros bons exemplos, talvez os mais interessantes sejam os esportistas. Esportistas existem milhares, mas poucos são os realmente talentosos e que conquistaram marcar seu nome na história do esporte: Garincha, Pelé, Guga, Oscar Schimidt, Magic Paula, Hortência, Ayrton Senna, Cesar Cielo, Vanderlei Cordeiro de Lima, Clodoaldo Silva e Terezinha de Jesus.
Devemos ter cuidado para não cair na armadilha de nos sentirmos mais do que realmente somos, o equilíbrio em nossa autoavaliação é justamente conhecermos nossas limitações e trabalharmos de forma que nossas qualidades minimizem os efeitos de nossas limitações...quanto mais nos colocamos à prova, mais buscaremos excelência e nosso talento ficará evidenciado.
Na era em que nos encontramos, a Era da Informação ou do Conhecimento, o talento é cada vez mais valorizado nas organizações e a tendência é que cada vez mais, os talentosos tenham mais sucesso no mercado de trabalho
O que quero dizer com isso?
Quero dizer que não basta sermos profissionais, sabermos bem nosso ofício com suas técnicas e normatizações, não basta termos formação acadêmica...se não tivermos talento, não nos destacaremos de nossa concorrência e nossas chances vão sendo diminuídas ao longo do tempo, se não buscarmos excelência em tudo o que nos dispusermos a fazer.
Talento + Dedicação = Excelência.
Excelência = SUCESSO.
Este texto é de propriedade intelectual de:
Simoni Aquino
Consultora em Gestão Estratégica de Pessoas
Oi Simoni,
ResponderExcluirÓtimo seu artigo lendo ele agora vi que realmente o talento faz a diferença, percebi que ainda tenho que trabalhar muita coisa pra melhorar meu crescimento profissional obrigado por dividir sua visão sobre assuntos de grande importância com as pessoas que frequentam o seu blog continue assim sempre agradeço abraços.
Olá Thiago!
ExcluirInicialmente quero agradecer-lhe pela confiança a respeito de meu trabalho no Blog. A ideia com os artigos é essa mesmo: trazer uma opinião isenta e imparcial a respeito de alguns assuntos ou fatores que nem sempre nos damos conta a respeito de sucesso profissional e mercado de trabalho atual.
A partir do momento que nos autoavaliamos e temos humildade suficiente para encarar que sempre temos algo a aprimorar, nos damos conta do quanto ainda podemos crescer e podemos nos tornar seres humanos e profissionais ainda melhores.
O reconhecimento de suas limitações só o farão um alguém ainda melhor e a caminho do sonhado sucesso profissional. Que virá, é questão de tempo, você merece!
Grande abraço e sucesso!
Simoni Aquino
www.alemdorh.blogspot.com