Ontem no jornal Edição das Dez do canal GloboNews, foi apresentada uma matéria interessante e extremamente elucidativa sobre ofertas de estágios.
Foram citados aspectos importantes que reprovam candidatos/estudantes e o requisito considerado básico foi: Língua Portuguesa. O Coordenador de RH, Erick Sperduti, que é especialista em Recrutamento e Seleção foi entrevistado e citou que um dos pontos primordiais de avaliação em um processo seletivo é a questão da fluência na língua portuguesa e o fato de que muitos candidatos apresentam erros ortográficos básicos, que inviabilizam que o candidato prossiga no processo.
Semana passada, fui criticada por uma leitora do Blog Além do RH sob a alegação de que erros de língua portuguesa não devem servir como parâmetro para mensurar a competência de um profissional (para ler o texto, clique aqui), e que na sua concepção, isso não deveria ser motivo para reprovação em processos seletivos.
Não crio regras no mercado de trabalho e das que existem algumas concordo e outras não, mas em relação à questão da Língua Portuguesa, essa matéria da GloboNews mostra que não estou tão errada assim, em defender que os candidatos devem se preocupar com a fluência em nossa língua nativa e que considero justas as reprovações por esse motivo.
Dependendo do nível hierárquico, considero justas as reprovações se o candidato não souber ler e escrever de forma correta, sim!
Sabemos que para algumas vagas (as que exigem ensino fundamental) essa fluência não é tão primordial, mas para as vagas que exigem ensino médio completo, saber ler e escrever bem e de forma correta é básico, isso também faz parte da empregabilidade de um profissional e portanto, indica sim a competência de um profissional.
Na minha opinião, qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio tem a obrigação de ler e escrever direito, portanto, não cometer erros básicos de ortografia.
Segue matéria na íntegra, que não serve só para quem busca um estágio, mas em alguns aspectos serve para qualquer profissional que irá participar de processos seletivos.
Para assistir a reportagem, clique no link abaixo:
http://g1.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/videos/t/videos/v/primeira-temporada-de-estagios-de-2017-oferece-32-mil-novas-vagas/5630719/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Por gentileza, antes de comentar leia nossos Termos de Uso, pois dependendo do conteúdo de sua mensagem ela poderá não ser respondida ou liberada.
Conto com a sua compreensão,
Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH