Consolidando a parceria entre o Blog Além do RH e o Blog Agape do Brasil, hoje será publicado mais um excelente artigo do nosso parceiro. Uma excelente oportunidade que promove ótimas reflexões sobre nosso comportamento no mercado de trabalho quanto empregados; e que afeta nossa empregabilidade enquanto desempregados:
Fonte da imagem: Agape do Brasil |
Você já deve ter se perguntado, porque sua produtividade é baixa,
seu dia no trabalho não rende e você tem que passar horas depois do
horário trabalhando sem previsão de término. Separamos alguns hábitos
que jogam contra um profissional na hora de cumprir os cronogramas,
veja:
1 – Retrabalho
A falta de planejamento na hora de executar um trabalho, pode fazer
com que ele tenha de ser refeito, e então, a conta fica muito simples, o
profissional gasta no mínimo o dobro do tempo. É preferível gastar um
pouco do tempo pensando em como fazer a tarefa de forma prática e
eficiente, do que começar automaticamente e deixar que o erro aconteça
(o que começa errado, termina ???).
2 – Dificuldade em Delegar
Steve Jobs foi muito feliz na frase: “Concentre-se naquilo em que é
bom, delegue todo o resto”, no intuito de impressionar os superiores,
alguns profissionais assumem mais responsabilidades do que podem e
prejudicam a qualidade e o tempo dos trabalhos. Seu talento bem aplicado
vale mais pra empresa do que várias “sub-habilidades” que nunca
alcançam um padrão desejável.
3 – Perfeccionismo Exagerado
Leia que escrevemos “Exagerado”, todos sabemos da importância do
capricho e atenção aos detalhes, mas o apego excessivo torna a
produtividade da empresa baixa, é bastante comum ver pessoas demorarem
um dia inteiro para entregar um trabalho de 1 hora, isso devido ao
hábito de tentar encontrar defeitos ou dificuldades em todas as
tarefas. “Feito é melhor que perfeito” é a frase que está pintada nas
paredes da sede do Facebook nos E.U.A. Os funcionários do Facebook não
prestam atenção em detalhes? Sim, prestam, mas não perdem tempo com
inseguranças e coisas desnecessárias.
4 – Planejamento de Agenda
Existe um momento certo para tudo no trabalho, organizar um
cronograma e enumerar tarefas, faz com que se perca menos tempo com
pequenas atividades que se prolongam, é preciso dividir o trabalho em
partes e estabelecer tempos plausíveis para o processo.
5 – Discussões e Reuniões intermináveis
Reuniões devem ter pautas claras e bem definidas, com alguém que as
conduza de forma que os participantes não escapem do assunto, ideias
dispersas podem fazer uma reunião com 5 temas resolver apenas 1. Outro
fator problemático são as “quedas-de-braço”, por vezes o ego fala
alto e profissionais não cedem em seus pensamentos, chegando a perder
horas do dia discutindo sobre coisas inúteis como: “a cor da cortina da
janela dos fundos da garagem”.
6 – Posicionamento
Trabalhar em equipe é algo necessário, indispensável, mas atender as
demandas de outros repetidamente gera uma dependência perigosa para sua
produtividade. Dizer não aquele colega que o solicita SEM NECESSIDADE o
tempo todo, faz parte do processo de administração do tempo.
FONTE DA MATÉRIA: http://agapedobrasil.com.br/blog/2013/07/02/6-habitos-que-diminuem-a-produtividade/
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Simoni Aquino
Idealizadora e escritora do Blog Além do RH