quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Comunicação Interna

Não deixe de conhecer as soluções da SIMONI AQUINO ǀ Gestão de Pessoas, Treinamentos, Palestras e Carreira.

Acesse o site www.simoniaquino.com.br e conheça essa e outras soluções para sua empresa.



domingo, 25 de setembro de 2016

Piadas sobre Mentiras no Currículo

Mais uma da série: Piadas do RH


CONSIDERAÇÕES DA BLOGUEIRA:
A charge acima tem uma carga carregada de ironia e bom humor, mas encontrar mentiras no currículo é mais comum na vida de um selecionador do que se pode imaginar.
Encontramos mentiras de tudo em quanto tipo e nível, abaixo segue algumas que me recordei:
  • Idade;
  • Fotos extremamente editadas (que nem parece que a pessoa da foto é a mesma da entrevista!);
  • Escolaridade incompleta;
  • Cursos universitários que estão trancados e os candidatos informam estar "em andamento";
  • Currículos de profissionais somente com o segundo grau completo que informar estar com o superior em andamento;
  • Cursos extracurriculares realizados em instituições de renome e quando vai pesquisar não existe determinado curso;
  • Informar ter proficiência em algum outro idioma e o candidato mal conseguir pronunciar e compreender as saudações mais básicas (e aprendidas no ensino fundamental do colégio);
  • Informar empresas inexistentes;
  • Datas equivocadas de entrada e saída de empresas;
  • Residência no exterior;
  • Intercâmbio e outros.

Candidatos disponíveis no mercado de trabalho, nunca mintam no currículo!

Se mesmo assim o fizer, faça-o bem feito para não ser pego na sua própria mentira, pois se descoberto poderá vir a ser eliminado do processo seletivo, não pela mentira constante no currículo, mas por falta de ética e de compromisso com a verdade sobre a sua carreira profissional.

Você quer se dar bem nos processos seletivos? Vá em busca da sua qualificação.

Essa é a dica de hoje!
Abraço e até a próxima!

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Plano de Carreira, Cargos e Salários

Não deixe de conhecer as soluções da SIMONI AQUINO ǀ Gestão de Pessoas, Treinamentos, Palestras e Carreira.

Acesse o site www.simoniaquino.com.br e conheça essa e outras soluções para sua empresa.



quarta-feira, 14 de setembro de 2016

O que a paratleta Verônica Hipólito nos ensina sobre superar adversidades?

por Simoni Aquino
Fonte da Imagem: Ministério do Esporte

Se tem eventos que eu adoro acompanhar, são as Olimpíadas e as Paralimpíadas, eles nos ensinam muito - aliás, o esporte de forma geral nos ensina grandes lições. A cada ciclo sempre que tenho oportunidade, tento acompanhar tudo que posso, esse ano foi assim com as Olimpíadas e infelizmente, por conta de compromissos profissionais não tenho conseguido acompanhar as Paralimpíadas. Mas estou por dentro de tudo o que vem acontecendo com os paratletas brasileiros através dos telejornais.

Os temas superação, resiliência e determinação me encantam por motivos estritamente particulares, que não vem ao caso aqui no Blog Além do RH; e como realizo trabalhos que envolvem motivação de profissionais, esses temas fazem parte também de meu cotidiano profissional.

Hoje vou falar um pouco de Verônica Hipólito e por que cargas d´água ela virou tema aqui no Blog Além do RH, que fala sobre gestão de pessoas e mercado de trabalho.

Quem acompanha o Além do RH sabe que adoro bons exemplos e como podemos tirar ótimas lições desses exemplos positivos. E para começar, gostaria de deixar registrado que não conhecia a Verônica Hipólito e tampouco sua história, pelo menos até ganhar sua primeira medalha - de prata, na Paralimpíada do Rio há cerca de uma semana atrás. Fiquei tão emocionada ao ver uma entrevista sua no canal Sportv no quadro Tapete Vermelho, que resolvi conhecer um pouco mais de sua história e me tornei fã de carteirinha dessa paratleta.

Bem, feitas essas considerações, gostaria de dizer da emoção de conhecer sua trajetória de vida: ela tem 20 anos, pratica esportes desde a infância e aos 12 anos ela descobriu um tumor no cérebro, fez uma cirurgia e retirou o tumor; aos 14 anos teve um AVC - algo incomum para uma adolescente, ainda mais atleta, mas de acordo com o médico que a acompanha, ela apresenta uma doença rara no sangue, que aumenta o risco de derrames e justifica essa isquemia precoce. Ela teve o lado direito comprometido e como é destra, teve que se adaptar a uma nova realidade e reaprender a escrever utilizando a mão esquerda, hoje ainda convive com algumas sequelas, e além disso, convive com o risco de um novo AVC.

Aos 17 anos, mais uma rasteira do destino: foi descoberto um novo tumor no cérebro, ela optou por não operar e o tratamento foi à base de remédios extremamente fortes para evitar que os tumores crescessem ou afetassem sua visão ou seus hormônios. E mesmo após a descoberta desse novo tumor, participou do Mundial Paralímpico em Lyon na França e conquistou ouro nos 200 metros rasos e prata nos 100m.

Ainda conquistou ouro nos 200 metros, 100 metros e salto em distância nos Jogos Parasul-Americanos de 2014 realizados no Chile.

No ano passado, ela descobriu que tinha Polipose Adenomatosa Familiar e estava com centenas de pólipos no intestino grosso. Ela decidiu adiar a cirurgia para retirada de parte do órgão para depois das provas no Parapan de Toronto, no Canadá - e mesmo sem as condições clínicas ideais, ela levou três ouros, sendo nos 100m, nos 200m e nos 400m de sua classe, a T38 e ainda uma medalha de prata no salto em distância na classe T20/37/38.

Ao retornar, se submeteu à cirurgia e retirou grande parte do intestino (90% do orgão), mas a cirurgia era apenas o início de uma fase difícil que passaria, pois com dificuldades em absorver nutrientes, ela teve anemia, perdeu muito peso e sentia muitas dores e além de tudo isso, o tumor no cérebro cresceu onde ela optou por aumentar a dose dos medicamentos para não ter de encarar uma nova cirurgia.

A recuperação da cirurgia do intestino e suas sérias consequências e o aumento na dose dos medicamentos para o tumor no cérebro, fizeram com que ela passasse por um período de 9 meses extremamente sofridos, o que a impediu de competir no Mundial de Doha no ano passado. 

Fonte da Imagem: Marcio Rodrigues/MPIX/CPB
A preparação para a Paralimpíada iniciou esse ano e teve mais um episódio dramático, devido ao longo tempo parada, ela rompeu o músculo da coxa e teve de enfrentar mais um período em sua recuperação para retornar aos treinos para as Paralimpíadas do Rio. 
Resultado de todo esse esforço e dedicação: conquistou   2 (duas) medalhas: prata e bronze nas Paralimpíadas do Rio. 

Se vocês buscarem entrevistas da Verônica Hipólito pela internet, poderão constatar por que essa paratleta é encantadora! Com toda essa trajetória de vida sofrida: sofrendo com problemas sérios de saúde que envolveram cirurgias, medicamentos, recuperação, fisioterapia, dores, medos e tantos outros sentimentos que somente ela e sua família sentiram e possivelmente ainda sentem - ela transpira simpatia, positividade, força, garra, determinação e uma vontade imensa de ser melhor hoje do que foi ontem.
Essa força interior é admirável e para mim particularmente, contagiante!

E por qual motivo resolvi contar um breve resumo dessa trajetória de vida aqui no Blog Além do RH? 

Lidando com consultoria de carreira, com recrutamento e seleção e analisando o mercado de trabalho, encontramos muitos profissionais, especialmente os que estão em busca de recolocação reclamando da vida, da sorte, do mercado de trabalho, das empresas, dos selecionadores - feitos a hiena Hardy do desenho Lippy & Hardy, lembram desse desenho?
Oh vida! Oh céus! Oh Azar!

Eu já estive desempregada por algumas vezes e tenho um desempregado em minha casa, portanto sei muito bem o quanto esse momento é delicado e extremamente desanimador. Mas o que faz a diferença na forma como lidamos com os reveses da vida? A forma como encaramos a nossa realidade, os acontecimentos que vão ocorrendo ao longo de nossa caminhada.

Podemos agir com a Hardy ou podemos agir como a Verônica...

E como encontramos pessoas que agem como a Hardy por esse mercado de trabalho! 
Também temos as pessoas que agem como a Verônica... 

Fonte da Imagem: www.eurekaoutofthebox4.blogspot.com
Mas tenho a impressão que é sempre muito mais cômodo agir como a hiena Hardy, reclamando de tudo: se a pessoa é branca é por que é branca e a selecionadora não gosta de brancos, se a pessoa é negra é por que é negra e há racismo no mercado de trabalho, se a pessoa é amarela é por que as empresas não gostam de descendentes de orientais, se a pessoa tem faculdade é por que tem excesso de qualificação, se a pessoa não tem é por que falta qualificação, se a pessoa tem apoio da família ou se a pessoa não tem apoio dentro de casa, se a pessoa precisa de aprovação, se a pessoa é alta, se é baixa, se tem curso disso ou daquilo...

Tudo é motivo pra reclamar!!! Tudo vira um discurso vazio para justificar a má fase.
É preciso que se compreenda que na vida, fases difíceis todo mundo passa, umas demoram mais outras menos, mas toda fase boa ou má passa, e que dificuldades todos passam ou vão passar. Basta olhar ao lado e querer enxergar, sim por que precisa vontade! para querer enxergar que, sempre existirão pessoas que estão passando por momentos ainda mais difíceis que os nossos, que não há perseguição, que não é nada pessoal contra a nossa pessoa. 

E alimentar excessivas expectativas também motiva a reclamar de tudo, pois nada será suficientemente bom para a pessoa e só se vê o lado negativo das coisas e é bom que se conscientize, nada e nem ninguém nunca será perfeito, portanto, nunca será capaz de atender as todas as nossas expectativas.

E ainda tem os místicos que culpam o azar, a falta de sorte, as estrelas...
Tudo vira uma tremenda muleta para se encostar e só reclamar... sem se dar conta que o agente de mudança, somos nós mesmos.

Ao passo que se agirmos feito a Verônica, com astral lá em cima, com positividade, encarando os problemas como algo existente e pertencente à vida, que os problemas são feitos para serem superados, que a fase está difícil mas toda fase passa - nos tornamos responsáveis por nosso estado mental, pois tudo flui de forma mais leve, os problemas ocorrerão... mas poderão ser superados com menos sofrimento e desgaste.

Imaginem só se a Verônica Hipólito ficasse só reclamando da vida, desde o primeiro tumor aos 12 anos? Alguém ai acha que ela realmente iria ganhar duas medalhas nas Paralimpíadas do Rio?

Ela talvez nem estivesse mais aqui, para viver tudo isso e nos dar esse exemplo de força, determinação e superação, pois a sua vida seria consumida pelo pessimismo e pelo negativismo... 

Fonte da Imagem: Comitê Paralímpico Brasileiro
E por que ela tem esse poder de superação e realização?

Muito provavelmente por que ela é determinada, por que ela não se deixa abater, por que ela não perde tempo reclamando da vida, por que ela não perde energia responsabilizando o destino, a família, a vida... 
Ela luta!
Ela batalha!
Ela cai, levanta e se recupera!

Não vou falar de religião, pois nunca entro nesse mérito, mas vou falar de espiritualidade e energia. A determinação em se recuperar de cada problema de saúde, faz com o que ela gere energias e tenha méritos para ser recompensada com vitórias e com o alcance de seus objetivos, por mérito em ser resignada, em ir à luta e perseverar. Tudo é energia e atraímos a energia que emanamos, se só pensarmos em coisas ruins, só teremos motivos para atrair as coisas negativas.

E você? Vai continuar agindo como o Hardy? 
Ou vai passar a perseverar como a Verônica Hipólito? Afinal, ela está ai nos presenteando com seu exemplo de positividade e garra, fazendo bonito em cada competição e deixando o seu legado dentro da história do esporte!

Vale a reflexão!

Bom, é isso!
Tudo de bom e até a próxima!

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Gestão de Programa de Benefícios

Não deixe de conhecer as soluções da SIMONI AQUINO ǀ Gestão de Pessoas, Treinamentos, Palestras e Carreira.

Acesse o site www.simoniaquino.com.br e conheça essa e outras soluções para sua empresa.




domingo, 4 de setembro de 2016

Dicas valiosas para enviar seu currículo a vagas divulgadas

por Simoni Aquino

  1. Básico: leia o anúncio na íntegra, ou seja até o final;
  2. Analise criteriosamente as exigências e os pré-requisitos constantes no anúncio da vaga para verificar se você os possui de verdade, tais como: faixa etária, formação acadêmica, experiência, conhecimentos, localização de residência, nível de idioma e etc.;
  3. Analise friamente as responsabilidades da vaga e avalie em sua carreira e/ou trajetória se você realmente apresenta as competências necessárias para assumi-las, para não correr o risco de ser demitido ainda na experiência;
  4. Nunca encaminhe seu currículo sem nenhuma mensagem no corpo do e-mail e sem dar um bom dia, boa tarde ou boa noite. Isso demonstra que você é educado;
  5. Formule um texto sucinto e profissional para induzir o selecionador a interessar-se por seu currículo. Tenha a certeza que, se você não o fizer outros candidatos farão;
  6. Se o anúncio exigir a pretensão salarial, não encaminhe seu currículo sem informar um valor mínimo;
  7. Se o anúncio exigir a pretensão salarial, não substitua um valor pelos  velhos clichês: “compatível com o mercado” ou “aberto a negociação” ou “de acordo com o mercado” OU “de acordo com o que a empresa oferecer”, afinal de contas você não vai querer que seu currículo seja deletado sem ao menos ser aberto, vai?
  8. Entenda que pretensão salarial significa informar valores (pelo menos o mínimo);
  9. Valorize-se enquanto profissional  e demonstre maturidade e lucidez em mensurar o seu valor no mercado de trabalho;
  10. Não tente forçar uma amizade ou aproximação artificial com o selecionador, achando que será mais bem avaliado por isto - pedir amizade no Facebook não adianta de nada;
  11. Não faça o trabalho do selecionador tentando convencê-lo ou persuadi-lo de que você é o melhor candidato, especialmente se não possui os requisitos divulgados no anúncio. O selecionador é o mais habilitado a isso;
  12. Não implore chances expondo problemas ou necessidades pessoais, o selecionador não é contratado para fazer filantropia;
  13. Não fique citando suas preferências religiosas, o selecionador não vai aprovar um candidato só porque ele é religioso ou porque pertence a essa ou aquela corrente religiosa. Esse não é um critério a ser considerado num processo seletivo realmente sério, ético e profissional, pois o enfoque é puramente de competências profissionais.
  14. Não faça spam de seu currículo, só se candidate a vagas com o seu perfil.

Com essas dicas vocês perceberão que, existe uma etiqueta para envio de currículos, que nada mais é do que ter bom senso para encaminhar seu currículo. 

As empresas são soberanas na determinação do perfil do profissional e das competências necessárias para ocupar a vaga divulgada, cabe ao candidato compreender que a empresa contratará aquele profissional que apresentar o perfil condizente às "suas" necessidades organizacionais.

Bom, é isso!
Sucesso e até a próxima!

sábado, 3 de setembro de 2016

Clima Organizacional - Gestão e Pesquisa

Não deixe de conhecer as soluções da SIMONI AQUINO ǀ Gestão de Pessoas, Treinamentos, Palestras e Carreira.

Acesse o site www.simoniaquino.com.br e conheça essa e outras soluções para sua empresa.



sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Sua busca por recolocação é assertiva?

por Simoni Aquino
Fonte da imagem: Google Images

Você manda, manda, manda inúmeros currículos há meses e não tem obtido sucesso?

Talvez seja hora de você refletir se a sua busca por recolocação está sendo realmente assertiva. 

Fazer uma análise bem crítica sobre as estratégias adotadas por você na busca por recolocação, pois as vezes um detalhe pode ser capaz de dinamitar as suas chances de recolocação, afinal de contas, ainda mais em tempos de crise com os índices alarmantes de desemprego, a concorrência é extraordinariamente grande e pode ser o detalhe a fazer diferença entre manter-se desempregado ou conquistar uma oportunidade de se recolocar.

Hoje trarei algumas dicas que são sutis, mas fazem toda a diferença nesta fase:

Metralhadora giratória
Você estabeleceu um critério para enviar seu currículo às empresas? Você estabeleceu um objetivo para sua carreira profissional?
Pois se você não estabeleceu nem critérios e nem objetivos claros, você vai sair por ai feito um desesperado enviando currículos para qualquer vaga. Isso é ineficaz!
Já via analista financeiro mandando currículo para auxilar de marketing, já vi porteiro mandando currículo para diretor administrativo, já me deparei com vendedor mandando currículo para departamento pessoal. E detalhe: nenhum deles com experiência nas áreas que se candidatou. Ah, já vi currículo com inglês básico se candidatando a uma vaga com exigência mandatória em inglês avançado.
Fica a reflexão: É desespero pelo desemprego e considera que essa artimanha surtirá algum efeito? Ou aproveita-se a divulgação de uma vaga, para aproveitar que o e-mail do selecionador está sendo divulgado para encaminhar seu currículo para um Banco de Talentos?
Nada disso surte efeitos positivos. Seja criterioso, analise a vaga com cuidado, analise os requisitos exigidos, verifique se sua experiência ou qualificação acadêmica condizem com a vaga. Se sim, encaminhe seu currículo. Se não, não adianta mandar seu currículo, pois ele será descartado, simplesmente pois você não se enquadra à vaga e terão centenas de outros profissionais que se enquadrarão e por quê a empresa deveria oportunizar você, e não quem realmente tem o perfil condizente ao que empresa busca? 
Seria injusto, não acha? 
Fazer SPAM de currículo não adianta nada, já escrevi um texto sobre isso inclusive dizendo que spam de currículo é falta de educação, leia aqui! Fica a dica.

Mandar currículo ou se candidatar a uma vaga não é garantia de contato
Estamos vivendo uma das piores crises de desemprego na história do país, portanto, são milhares de profissionais em busca de recolocação e consequentemente, milhares de currículos são enviados diariamente às empresas. Assim senso, é muito fácil compreender que para o selecionador é humanamente impossível responder a todos, muitas vezes por contenção de despesas, muitas empresas não disponibilizam um e-mail só para recebimento de currículos e assim, é impossível manter aquela mensagem automática agradecendo o currículo.
Esteja ciente que, fatalmente somente os currículos dos profissionais que serão convidados para participar de entrevistas é que serão contatados, no momento mais oportuno para a empresa, ou seja, quando a empresa disponibilizar a vaga, Caso contrário, você não será contatado. 
Esse é o mercado! 
Você, candidato, conscientize-se que as empresas mantém seus quadros enxutos e as empresas não tem como manter um profissional no RH somente para agradar você enquanto candidato no mercado de trabalho, para lhe fazer um contato para dizer que seu currículo será analisado. Pés no chão, fica a dica!

Seja educado, no mínimo
Enviar currículo para a caixa postal de um selecionador ou de qualquer colaborador da empresa e nem ao menos colocar o assunto em questão, ou seja, o envio do seu currículo e não escrever nenhuma mensagem e nem ao menos dar um bom dia, ou um boa tarde, ou um boa noite... Sinto muito, seu currículo fatalmente irá diretamente para a LIXEIRA.
Se um candidato não demonstra toda a sua capacidade de ser respeitoso e educado num momento tão importante para si que é o envio de seus currículos, imagine depois de empregado? Vai passar pela pessoa da limpeza e não vai dar bom dia, né? (já vi muito disso acontecer). E quem não dá bom dia pros colaboradores de base, que tem sua fundamental importância dentro de uma empresa, pelo menos na minha análise não serve para estar no mercado de trabalho, pois mostra que não respeita os próprios colegas de trabalho, independente do nível hierárquico.

Seja estratégico
Leia as vagas com atenção, analise minuciosamente os critérios de exigência da vaga e somente se candidate se tiver a certeza absoluta que você apresenta os requisitos da vaga.
Ficou com dúvida sobre algum ponto em específico? Caso a vaga tenha o nome da empresa, ligue para o RH da empresa e tire a sua dúvida diretamente com o selecionador, demonstrar seu profissionalismo e sua educação nessa ocasião poderá ser determinante para que você seja convidado para participar da entrevista. 
Não existe vaga aberta com o seu perfil e você tem o interesse de atuar em determinada empresa, ligue para o RH da empresa e converse com o selecionador, ao encaminhar seu currículo, cite no corpo do e-mail que você conversaram ao telefone, isso reforçará o seu contato e demonstrará que você é profissional e não invasivo.
Ai você me pergunta: - Não consigo o telefone do RH da empresa, o que devo fazer? Muito simples, joga o nome da empresa no Google, entra no site da empresa, vá em contato e ao telefone solicite falar com o responsável pelas Seleções da empresa. 
Isso é fácil! 
Basta ter vontade e determinação.

Eu tive um amigo, que é um dois pioneiros das divulgações de vaga no Brasil através de grupos de internet, o João Honório sempre dizia: buscar trabalho já é pro si só um trabalho, você deve procurar o trabalho das 8 às 18 para conquistar uma posição no mercado de trabalho. 
Nada cai do céu e a responsabilidade pela recolocação do profissional não é do RH e sim do próprio profissional.

Bom, é isso!
Sucesso e até a próxima!

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Identidade Corporativa: Missão, Visão e Valores

Não deixe de conhecer as soluções da SIMONI AQUINO ǀ Gestão de Pessoas, Treinamentos, Palestras e Carreira.

Acesse o site www.simoniaquino.com.br e conheça essa e outras soluções para sua empresa.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...